terça-feira, 28 de abril de 2015

Punção... utilidade pública...

E semana passada o médico, após analisar o ultrassom, pediu uma punção da tireoide em razão de um nódulo.

A partir daí a pessoa passou a fantasiar e não comentou com a família.

Uma agulha transfixando o pescoço quase chegando na coluna cervical. Gritos na mesa de exame. Crises de pânico. Ficaria de cama após tal exame invasivo. Fantasias. Fantasias. Fantasias.

Conversa com um e diz que é tranquilo. Conversa com o outro e a mãe ficou dois dias com dor no pescoço. Cheguei a ser aconselhada a apelar para meus mentores espirituais na hora do exame. E por aí foi a neura...

Quase não marquei, mas alguém atravessou meu caminho e praticamente me obrigou a marcar o exame e a desmarcar os compromissos profissionais.

Lá fui eu para o laboratório... de táxi, claro!... será que poderia dirigir após tamanha intervenção?

Sala de espera e taquicardia, mãos suando, vontade de sair correndo e tentando respirar pelo nariz e soltar pela boca com aprendi no yoga...

De repente ouço "Ziula..." e uma moça sorridente me leva até a sala do exame. Bem, não tinha aquela luz imensa de sala de cirurgia. Era apenas a sala onde eu já havia feito o ultrassom. Sou ajeitada na mesa de exame e deixada sozinha. E dá-lhe respirar para tentar acalmar. Houve também tentativa de dormir e de transporte para outra dimensão... tudo em vão...

Poucos minutos depois entra a médica e o médico, ambos sorridentes. "Todos sentem o pânico que estou sentindo? Sim, porque estou em pânico há uma semana!!!". E a médica afirma calmamente e com o mesmo sorriso no rosto "Demora segundos. É superficial. Mais ou menos como tirar sangue, mas tirar sangue demora mais!". 

E eu imaginando que a tal tireoide ficava lá perto das amígdalas... rsrsrsrs... e lá continuou o exame. "Não fale nem engula a saliva durante o exame". Uma pequena picada e pronto ACABOU!!! Dói menos que exame de sangue... e eu sofri à toa mais uma vez... tenho que aprender a ter mais calma!!!

Saí de lá e fui procurar um táxi para voltar ao trabalho, afinal não precisaria ficar de cama... rs...

No caminho encontro um senhor vendendo sorvetes e picolé... olho a propaganda e vejo um lindo picolé de melão... "Senhor, tem picolé cremoso de melão". "Aqui está. R$ 2,25". Retirei a embalagem e exclamei "Que cor linda!". "Parece de abacate, né?"... E saí eu e meu picolé... ambos felizes... eu por ter terminado o tormento e ele por sair do carrinho e fazer alguém feliz...

FIM!!!

Ainda ouço as gargalhadas do meu filho mais velho quando contei como imaginei ser o exame...

2 comentários:

  1. Que bom que foi tranquilo seu exame, e incrível como sofremos por antecipação kkkkkk e mais incrivel ainda é que sempre tem gente que coloca mais pilha ainda..... tenha um lindo dia!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Entendo sua expectativa, ficaria igualzinha. Já tive que tomar calmante para fazer aqueles exames de tomografia que a gente entra inteiro na máquina. Mas que bom que foi tranquilo. Eu iria querer picolé mega de chocolate, melão não segura meu nervoso.

    ResponderExcluir