segunda-feira, 11 de maio de 2015

Hora de mudar... quase completando quatro anos

Pois é... quatro anos estão quase terminando e esse blog acabou virando um diário, um confessionário e há algum tempo com poucas dicas de limpeza, organização e consumo consciente.

Quem acompanha desde o início sabe como foi difícil desautomatizar o consumo, viu as crises de abstinência ao entrar no shopping sem poder comprar, percebeu algumas escorregadelas e, finalmente, chegamos ao ponto em que percebemos um consumo do que efetivamente se quer e não aquele guiado pelo marketing ou pelo que espera a sociedade no sentido de "ostentar" ou seguir o rebanho.

O destralhe deu muito, muito trabalho. Ainda há coisas pendentes, mas elas não estão incomodando a ponto de gastar energia nisso no momento atual. Posso dizer que foram "caçambas" de lixo acumulado no decorrer de décadas... nada disso me faz falta, ou melhor, aquela placa de carro que não incomodava ninguém e foi descartada ainda acompanha meus pesadelos e pensamentos... rs... 

Em relação à limpeza consegui ficar sem empregada doméstica todos os dias. Comecei treinando com um dia por semana quando vim para Londrina e no primeiro ano cheguei a passar para dois dias por semana concluindo em seguida que não precisava de dois dias, assim a partir do início de 2014 somente um dia por semana. Fiquei doente, voltei para os dois dias com diarista, reforço da percepção de que não há necessidade. Assim, outros testes não são necessários, uma vez por semana está louco de bom.

Rotina criada: acordar às 06h00 colocar a roupa para lavar, preparar o café das crianças, lavar a louça e limpar a pia, colocar cada coisa em seu lugar, arrumar as camas, recolher e guardar a roupa seca... e por aí vai... quando estou mais animada faço algumas coisas à noite para diminuir o trabalho matinal... e a vida vai caminhando em passos organizados...

Por falar em cada coisa em seu lugar, é ótimo quando tiramos os excessos e deixamos somente o que efetivamente é usado porque assim é fácil guardar, não há necessidade de entular e cada vez mais achar lugar para guardar esses entulhos. Organizadores não resolvem a vida de ninguém e foi assim que comecei: com caixas e mais caixas etiquetadas... depois percebi que essas coisas não tinham utilidade e acabei com as tralhas etiquetadas, doei os organizadores... e a vida ficou mais fácil...

Quem acompanha o blog há algum tempo percebeu alguma mudança no próprio comportamento em relação a consumo, organização e limpeza?

3 comentários:

  1. Ziula, basta eu te dizer que quem deu o ponta pé inicial para eu consumir menos e a destralhar e organizar a casa e a mente foi você! Eu acompanho outros blogs também mas tudo teve início no seu. Infelizmente eu peguei o bonde andando e só conheci o blog no início do ano passado, quando pesquisava na Internet sobre organização. Até então nunca tinha me interessado por consumo consciente e nunca tinha ouvido falar em destralhe. Comecei a ler as postagens antigas do blog, em ordem cronológica, mas sempre atenta a novas publicações. De repente me veio uma vontade de destralhar e parar de comprar besteiras. Vontade também de parar de me preocupar com coisas sem importância, de não me importar com o que os outros pensam, de me organizar e vontade de aprender a dizer não! Vi o valor da fatura do meu cartão de crédito diminuir e os valores a serem poupados aumentarem! Claro que ainda falta muita coisa para eu chegar em um estágio satisfatório mas, com certeza, várias coisas estão melhorando para mim neste sentido.
    Me vi em situações parecidas com as suas. Gostava da sua sinceridade, expondo suas fraquezas em relação ao consumo, a quantidade de coisas que você possuia e isso me animou a continuar.
    O assunto me interessou tanto que comecei a pesquisar outros blogs (The Busy Woman, Vida Organizada, Vida Minimalista, Minimalizo, Destralhar, e tantos outros), os quais também leio bastante.

    Hoje tenho várias metas que quero atingir no que diz respeito ao ideal de vida que quero chegar, é uma longa jornada, difícil, mas me sinto feliz porque mesmo não conseguindo colocar a maioria das coisas em prática ainda, hoje tenho algumas coisas mais definidas na minha cabeça, tipo as coisas que realmente gosto, o que quero para minha vida, as coisas que me interessam e as que não me interessam, digamos, hoje tenho gostos mais definidos.

    ResponderExcluir
  2. Olá. Conheço seu blog a pouco tempo mas mesmo assim não posso deixar de parabenizá-la pelo quatro anos de existência. Seus relatos servem de inspiração e incentivo para muita gente.

    ResponderExcluir
  3. rs, essa tua rotina nem com 8 anos eu pego...rs, não consigo ter esse pique de manhã, isso que tenho que acordar até mais cedo que tu acorda, mas me arrastando... e o arrastar é tão natural que não adiantava acordar mais tarde, então essa disposição não consigo, minha mãe que é assim, eu nunca fui..rs

    Porém, outros hábitos eu criei, como parar de juntar tralhas, coisa que antes resolvia da seguinte forma: tudo para o chão, um período dormindo na sala para não encarar meu quarto, mais da metade colocava de alguma forma no quarto do meu irmão que ele nem percebia, outro pouco voltava e apenas 10% realmente me desfazia, hoje não tenho mais esse problema e só não achei foto disso, se não podia até mostrar..rs, e o de consumo perdi o hábito das parcelas, isso diminuiu as compras sem dúvida, mas diminuiram faturas quase como contas fixas de coisas que geralmente nem duravam até a última parcela e já tinham virado trapo ou me desfeito ou me arrependido e pensado no que poderia ter feito, enfim, isso nunca mais ocorreu, por mais que de vez em quando me dê uma insatisfação do preço ser a mesma coisa se pagar em 1 ou 10x, e não gosto de ficar pedindo desconto, se for necessário faço, mas que não gosto, não gosto.

    Mas 4 anos é tempo hein, eu lembro que comecei a acompanhar por acaso pra ler antes de dormir que outro site tinha o link desse e como aquele era muito comprido ficava com preguiça de ler e pulava pra cá, mas podia apostar que não ia durar 1 ano quando comecei a acompanhar... e se apostasse teria perdido..rs

    ResponderExcluir