sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Crianças e compensações...


Lembrei hoje de uma situação e da forma como a compensação em presentes está arraigada nas pessoas, cabendo àqueles que se predispõem à quebra de paradigmas alterar o rumo dos condicionamentos.

Certa vez fui ao salão de beleza fazer luzes nos cabelos e levei meu filho de nove anos. Não tinha me dado conta que o procedimento era bastante demorado, exigindo aproximadamente três horas. E, desta forma, lá ficou o menino durante todo este tempo sem nada para fazer, sequer televisão ou revistas havia no local.

Por ser uma pessoa completamente diferente, lá se deixou ficar, sem reclamar, sem resmungar, somente sentado no sofá, talvez pensando no tempo que estava perdendo.

Quando terminei, a moça que me atendeu elogiou o comportamento dele, observando que as crianças normalmente não tem tanta tolerância. Sugeriu a mesma moça que ele merecia um presente, referindo-se a um brinquedo e por pouco não aceitei a sugestão, mas lembrando do ano sem compras e da compulsão que em mim deve ter sido desenvolvida na infância, disse a ela que ele teria sim um presente: quando chegássemos em casa eu o beijaria todinho desde a cabeça até a ponta do dedão do pé!

Passamos em uma loja onde tomo café e novamente a mesma sugestão de presente para ele e a mesma resposta quanto à compensação.

Chegamos em casa e cumpri o que prometi! Muitos beijos e muitas risadas, nos divertimos muito, porque teve direito a cócegas e gargalhadas.

Precisamos compensar, se é esta a palavra, nossos filhos pelas boas atitudes, com certeza. Entretanto, esta compensação deve vir na forma de carinho, amor e ternura, jamais em brinquedos ou outras coisas compradas, porque somente a atenção é que não tem preço e deixa marcas para toda a vida!

2 comentários:

  1. Ziula, adorei o post! eu estou em processo de emagrecer e elaborei uma lista cpom diferentes prêmios para cada quilo eliminado. No início foi difícil não colocar nada como roupas novas, cremes, livros, etc, mesmo porque quando pensamos em emagrecer logo visualizamos as roupas novas que iremos comprar... bem, acabei estabelecendo que a cada quilo eliminado ganharei uma "experiência", um passeio, alguma atividade bacana que eu goste ou que tenho vontade de experimentar e está sendo ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Marina...

    Vc viu o post da viagem? EU CONSEGUI FICAR DENTRO DA META!!! E estou muito feliz por isto.

    Adorei seus premios... mas hoje em dia tenho me premiado com comidas diferentes, sempre lembrando de comer pouco... kkk

    Boa sorte!

    ResponderExcluir