segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

10% - Reserva Técnica

Terminei minha organização até onde eu suportei ver tudo no lugar, entretanto reservei 10% para as crises de abstinência.

Acaso tudo estivesse exatamente em seus lugares, o vazio me assolaria de tal forma que realmente não quero descobrir como seria. 

Estou consciente e contente de que tenho transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ou distúrbio obsessivo-compulsivo (DOC) e minhas idéias sobre organização tomavam quase todo meu tempo. Na realidade, eu ficava sempre pensando em algum cantinho que precisava ser arrumado e pensava, pensava, uma hora arrumava um pouquinho e não terminava ou arrumava pouco.

Depois que iniciei o "ano sem compras" tomei uma peça da casa por vez e escandalizei, tirei todas as tralhas, organizei outras, coloquei as coisas de cada pessoa em seu cômodo respectivo, deixando sobrar um pequeno lugar, na realidade dois, para aquelas horas em que minha compulsão se manifestar de maneira quase incontrolável.

Entendo que esse transtorno, apesar de presente, não interfere em outras atividades, nem mais incomoda as pessoas próximas. Será? Penso que sim, porque não tenho ouvido reclamações. Pudera! Já coloquei quase tudo que me incomodava para doação ou no lixo.

Associada à organização, certo que tenho um tanto de "fobia social" e este blog está me ajudando bastante, porque eu morro de vergonha das pessoas (trabalho o dia todo com pessoas e ninguém percebe!), de falar em público (dei aulas, fiz palestras e também ninguém percebeu!) e tenho uma preocupação até exagerada pensando que estou sendo julgada, sendo que aqui tudo isso desaparece, facilitando a vida fora daqui.

Não, não preciso de terapia, ou melhor, não preciso de mais terapia do que já fiz a vida inteira. 

Pode parecer exagerado o que estou dizendo, mas é assim que acontece comigo e sempre que estamos conscientes de algum comportamento, o caminho inevitável é a cura e a superação do problema, e eu estou caminhando para esse lugar.

Tudo isso que escrevi se aplica também às pessoas que compram compulsivamente e estava lendo o último post da Marina, chamado Oniomania / Compulsão por compras, onde ela sugere que a pessoa procure a ajuda. 

Penso que para a pessoa procurar ajuda é necessário tomar consciência das próprias limitações e problemas, sem isso fica-se andando em círculos e posso afirmar de camarote que é necessário o caminho em espiral sempre ascendente.

Ninguém tem noção da quantidade de "organizadores" - caixas com divisórias, cestinhos, caixas sem divisórias, cestas, etc - que sobrou após tirar toda a tranqueira. É aquela coisa, você anda em sites de organização e eles falam que se deve ter em casa uma caixa para isto, um cesto para aquilo e as pessoas como eu acabam comprando todas estas tralhas, quando o principal seria tirar as coisas desnecessárias e supérfluas para depois providenciar esses outros itens que acaso se façam necessários.

Portanto, parar de comprar para mim foi um dos passos necessários ao autoconhecimento. Ainda hoje ouvi de uma amiga que não devo radicalizar e devo comprar alguma coisa. Sinceramente? Prefiro passar algumas vontades e continuar nesse projeto, completamente curiosa para saber onde mais ele vai me levar.

Assim caminho eu, ainda sem compras, e cada vez mais consciente! Será?

2 comentários:

  1. Ziula, sei que só agora estou lendo seus posts antigos. Mas não pude deixar de comentar este, apesar de taaaanto tempo depois. Comecei a acompanhar o blog este ano, mas resolvi intercalar com a leitura dos posts antigos, já que tenho me identificado com muitas coisas. Só queria dizer que esta parte da organização tem me consumido muito. O pior é que eu passo o dia pensando em tantas coisas que tenho para organizar e às vezes falta ânimo. Já deixei de sair ou já preferi que não me chamassem para sair para ficar em casa organizando coisas. Até quando vou dormir fico com isso na cabeça, pensando onde tenho que arrumar, onde tenho que organizar. E eu cheguei a conclusão que talvez só consiga tirar isso da cabeça quando conseguir me livrar de toda a tralha que tenho em casa e organizar o que sobrar. Ultimamente tenho me sentido muito cansada e sem pique para isso, o que só faz piorar as coisas. Quero arrumar, organizar e fico desanimada ... enquanto isso, a cabeça só faz pensar e pensar, que quero destralhar tudo, depois organizar para depois curtir. Parece que eu não posso fazer tudo, parece que só posso me dar ao direito de curtir (leia-se assistir um filme, ler uma revista, ir a um parque, brincar com minha filha) depois que tirar toda a tralha e organizar tudinho. Me pego às vezes em um sábado rodando a casa toda e tentando organizar, mas nada fica organizado, pois futuco uma coisa dali, depois vou em outro cômodo, remexo mais um pouco ...Parece uma paranóia, às vezes sento no sofá ou deito na cama e fico olhando para os armários, para as cômodas, prateleiras, imaginando o que posso doar, o que posso reorganizar, o que posso fazer para melhorar a organização .. não queria que fosse assim, isso causa angústia às vezes. De qualquer forma, sinto que tenho melhorado depois que comecei a comprar bem menos e a destralhar.
    Dá para me entender?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, fiz um post para você depois que li esse comentário no e-mail.
      Quanto à estar constantemente cansada, no início do ano me sentia assim e procurei uma médica... é preciso fazer exames e talvez alguma vitamina ajude... por vezes nem é a cabeça... é o físico...
      Entendo perfeitamente o que você quer dizer. Já me senti paralisada e a única forma de combater isso é fazer pequenas tarefas de cada vez, por exemplo, uma gaveta, uma prateleira.
      Tenho certeza que você vai conseguir!!! Força, foco e fé...

      Excluir