quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Livros sobre dinheiro!


Como prometi ontem, apesar de não estar descansada como imaginei, vou listar os livros que tenho em casa sobre educação financeira para você e para toda a família, inclusive crianças.

Depois de rir muito da quantidade e de não lembrar especificamente do que li, consegui juntar todos os livros. A única coisa que sei é que os ensinamentos que eles contém ficaram, muita coisa aprendi e coloquei em prática. 

Concluo que foram bons investimentos feitos antes do "ano sem compras" e foram valores cuja aplicação foi mais proveitosa que aquele monte de revistas que eu comprava e sequer lia porque tinham basicamente propagandas.

Vamos lá!

- DINHEIRO NÃO DÁ EM ÁRVORE

Dinheiro Não Dá em Árvore ajuda os pais a ensinar administração financeira aos filhos, com exercícios e exemplos que podem ser seguidos, trazendo meios para diferenciar "querer"e "precisar".

Falta também sobre: o poder da internet, a tática dos anunciantes de TV e ebay (site de comércio eletrônico)

- OS SEGREDOS DA MENTE MILIONÁRIA

Autor: T. Harv Eker
Editora: Sextante

Indicado para aqueles que andam no "vermelho", ajudando a pensar sobre as razões pelas quais a pessoa desenvolveu "o seu modelo de dinheiro" que, segundo o autor, é um conjunto de crenças que cada um de nós alimenta desde a infância e que molda o nosso destino financeiro, quase sempre nos levando para uma situação difícil. 

Traz indicações para que possamos substituir uma mentalidade destrutiva pelos "arquivos de riqueza" e indica princípios fundamentais, tais como, você deve controlar o seu dinheiro ou seu dinheiro controlará você; a administração das finanças é mais importante do que o tanto de dinheiro que você tem; a motivação para enriquecer é importante, pois se possuir raiz negativa (medo, raiva ou necessidade de provar algo a si mesmo), o dinheiro nunca lhe trará felicidade; gastos excessivos decorrem da insatisfação com a vida.

Este livro contém também ensinamentos sobre um método eficaz de administrar o dinheiro, permitindo estabelecer a remuneração pelos resultados e não pelas horas trabalhadadas.

Traz a noção de que é necessário poupas e investir ao invés de gastar, porque assim o dinheiro trabalha para você tanto quanto você trabalha para ele.


- FIQUE RICO, MESMO COMEÇANDO TARDE

Autor: David Bach
Editora: Cultrix

Em Fique Rico, mesmo Começando Tarde, David Bach dirige suas palavras para aqueles que esqueceram de economizar, protelaram ou foram desviadas desse objetivo pelos percalços da vida, inclusive trazendo exemplos brasileiros.

Não importa sua idade, o livro mostra que você S pode ficar rico mesmo começando tarde, utilizando princípios como Gastar Menos, Economizar Mais, Fazer Mais e, principalmente, VIVER MAIS. Para alcançar esse objetivo o livro traz plano testado e aprovado.

 

- A CIÊNCIA DE FICAR RICO

Autor: Wallace D. Wattles
Editora: Best Seller

Esse livro ensina transformar pensamento em atitudes e foi citado no filme O Segredo, como uma referência.

- PAI RICO, PAI POBRE
Autores: Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter 
Editora: Campus

O livro explica como o investimento, imóveis, ter o próprioO li negócio e usar táticas de proteção do patrimônio podem levar à independência financeira. 



- VOCÊ PODE REALIZAR SEU SONHO
Autor: John C. Maxwell
Editora: Thomas Nelson Brasil

O autor ensina que dez perguntas são o suficiente para você mudar a sua vida, sendo necessário fazer as perguntas certas e encontrando as respostas corretas você realizará seu sonho.


_______________________

Acrescentei este último livro "Você pode realizar seu sonho" porque não resisto a um livro de autoajuda e sempre é mais fácil reorganizar as finanças quando se tem um objetivo.

Certo que você não precisa sair por aí, insanamente, comprando todos estes livros, pois existem sites na rede que possuem resumos e até permitem baixar o livro gratuitamente. Ainda existe a opção de ler artigos na internet, o que importa no momento é que você se informe, estude e descubra qual o melhor caminho para melhorar sua relação com o dinheiro.

Promessa feita, promessa cumprida!!!

6 comentários:

  1. Que legal,cou adquirir os livros e por em açao..afinal é uma boa época "inicio de ano" para se colocar planos em pratica!!!Te Admiro mto!!Feliz Natal e Um Maravilhoso 2012!!bjao yumi

    ResponderExcluir
  2. Yumi,
    Dá uma olhada na internet antes, penso que vi alguma coisa sobre livros grátis para baixar... só não lembro onde. Se eu achar, te mando!
    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Olá, muito interessante o teu artigo! O interessante desses livros é criar o hábito bom da educação financeira. Eu tenho pelo menos uns 4 sobre isso só que pra mim nunca resolveu, até que mês passado teve a ExpoMoney 2011 em Porto Alegre e na palestra do Gustavo Cerbasi, autor de livros de muito sucesso, que descobri o quão interessante é lidarmos bem com o dinheiro, do planejamento e, acima de tudo, nunca lamentar.Se comprar algo fora do orçamento, revenda e reestabeleça as finanças e volte a comprar certo, nunca dando o passo maior que a perna e também não aderindo aos modismos só pq é moda. Eu estou colocando isso em prática e tem me dado mais satisfação que sair cheia de sacolas do shopping!

    ResponderExcluir
  4. Aqui em casa aplico o que acho de mais interessante, inclusive com meu filho que hoje tem nove anos... e isto acho que desde que ele tinha cinco ou seis anos!
    Muitíssimo mais prazeroso!
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Tava buscando na internet sobre o livro "Fique Rico, mesmo começando tarde", e encontrei seu blog. Achei legal aqui, pois você comenta sobre esse e outros livros. E seu resumo é simples, fácil de entender!
    Não tenho muito tempo pra ler, principalmente livros de alta ajuda... mas ultimamente comecei a me preocupar com meu bolso, aposentadoria, etc...
    Estou vendo suas postagens... muito legal!

    ResponderExcluir
  6. Otávio,

    Espero que as postagens possam te ajudar e não esqueça... a primeira providência é o controle de gastos através de planilhas.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir