terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Samanta! Marina e Lu???

Samanta,

Você não deixou endereço, então respondo por aqui, talvez seja mais fácil você encontrar!

Estou preocupada com a Marina e com a Lu também, as duas sumiram e estavam tão empenhadas no desafio, mas não só por isso, na realidade a gente acaba fazendo amizade e tendo um carinho muito grande por essas pessoas tão parecidas e com as mesmas dificuldades!

Marina, Lu... se passarem por aqui deixem sinal de vida. Tenho o e-mail da Lu, entretanto sei que ela não acessa muito e a distância se fez.

Em relação ao seu pedido de ajuda, leia os posts do blog e de repente você se acha em algum deles ou mesmo tenha alguma inspiração.

O fato é que estou achando minhas postagens meio depressivas! Verdade!

Tenho acompanhado alguns blogs de moda, coloridos, cheios de inspiração, alto astral e até agora não consegui chegar nesse fantástico mundo que as blogueiras de moda vivem. Certo que esse não é um blog de moda, muito pelo contrário, tem muita introspecção, muita reflexão e muito puxão de orelha em mim mesma.

Vou tentar parecer mais "feliz", dar mais risada, não que eu seja triste, mas consumo é uma coisa muito séria e as pessoas não estão dando a devida atenção, deixam de ficar preocupadas com pequenos atos do cotidiano que no final das contas levam à algumas consequências ruins.

Deves ter acompanhado, por exemplo, quanto custa manter um animal de estimação! É muito dinheiro e esse dinheiro fica perdido nas contas diárias, dormindo inconsciente e algumas pessoas tendo mais a mais animais, adotados ou comprados, tanto faz. Não prego o abandono de animais, e sim a consciência, posto que ao trazermos esse ser para casa temos todos os deveres do mundo em relação aos cuidados a serem dedicados.

Voltando ao seu pedido, o maior passo você já deu. Qual é? A consciência de estar comprando compulsivamente!

No momento em que identificamos essa doença tendência já estamos no caminho para dominá-la e fazê-la trabalhar a nosso favor. O importante é empregar a energia gasta no consumo em outras atividades.

Eu, por exemplo, infelizmente me voltei para a comida, nada sério, mas ganhei pelo menos três quilos e agora estou empenhada em perder esse excesso que para muitos pode parecer pouco, só que não posso brincar com minha coluna. Logo, primeiro aviso: não substitua o consumo de supérfluos por comida!

Considerando que você entende estar gastando compulsivamente, tenho por certo que já houve reflexos em sua vida financeira. Se isso efetivamente aconteceu, comece quitando as dívidas com juros mais altos - débitos com cartões de crédito ou cheque especial podem e devem ser substituídos por prestações de empréstimo bancário com juros mais baixos, lembrando que basta procurar seu gerente.

Relativamente ao período sem comprar, na realidade não importa se um mês, seis meses, um ano, dois anos. Basta você frear o consumo, mais ou menos como parar de fumar, não adianta diminuir o número de cigarros, você efetivamente tem que bloquear todo e qualquer consumo que não seja absolutamente necessário.

Sem essa parada brusca penso que não conseguimos enxergar o que estamos consumindo e a forma como fazemos isso. Além do freio no consumo precisamos nos sentir desafiada a alcançar alguma coisa. Pergunte-se: porque quero parar de consumir? o que farei com a energia gasta em consumo? o que mudará em minha vida quando parar de consumir? quais os outros tipos de satisfação posso me proporcionar?

Podes começar com os seis meses! Sem problemas! Depois que passar o primeiro mês - veja os primeiros posts desse blog - já não vai fazer diferença alguma, pois a gente vai acostumando a dominar, controlar, deixar de gastar e, o mais importante, vai descobrindo coisas incríveis no guarda-roupa que podem ser usadas de maneira diferente, com combinações inusitadas, enfim torna-se um divertimento e um desafio diário, além de uma viagem muito pessoal que leva a caminhos antes desconhecidos.

Tenho acompanhado o blog da Jojo - Um Ano Sem Zara - e ela está quase no final do desafio de um ano. Concordo que ela tem roupas, sapatos, óculos, acessórios, todos maravilhosos! Eu não tenho tanta coisa assim e confesso que estou me saindo muito bem, exceto pelos sapatos que uso mais e já estão acabando, entretanto, termino por combinar aqueles que não usava tanto com roupas diferentes e o mundo continua girando, sem traumas, sem consumo, sem necessidades exageradas.

Achei um outro blog, de uma advogada, Ouse Ser Quem Você É, muito bom para fashionistas de plantão, desde que você consiga segurar a vontade de sair comprando roupas e acessórios, pois o guarda-roupa dela é um arraso de elegância. Ainda não é para mim e muito menos nesses tempos do "ano sem compras", mas é uma delícia para passar o tempo e ficar por dentro das tendências, achando formas de usar o que você já tem.

Há muito tempo deixei de ficar ansiosa para terminar o desafio e nem sei se vou contar os dias para sair comprando como algumas outras blogueiras que já estão terminando o propósito. Agora, hoje, nesse momento, consumir coisas desnecessárias e supérfluas sequer passa pela minha vontade.

Por outro lado, descobri coisas que eram extremamente necessárias e passavam despercebidas no dia a dia por conta da falta de foco, uma delas é o aparelho de ar condicionado. Senhor! Que delícia não acordar toda molhada de suor, ter uma noite tranquila ou mesmo aquele soninho repousante depois do almoço em um local fresco!

É isso Samanta! Essencial admitir nossas limitações, tomar providências e, principalmente, ter compromisso com um objetivo. Ter um blog e contar sua experiência ajuda muito no "ano sem compras", pois as pessoas cobram e se sentem orgulhosas de ver alguém perseverar!

Muitos iniciam projetos, mas poucos terminam! Tenho certeza de que você será uma vencedora naquilo em que realmente colocar sua energia e lembre-se de dar notícias!

A vida é muito mais que consumo, a vida é muito mais que comprar e merecemos tudo de melhor que possamos nos proporcionar. Não merecemos é a preocupação com contas a pagar, com excesso de consumo e com coisas inúmeras para arrumar/organizar muitas vezes sem ter espaço.

Dê uma olhada nos textos sobre organização que escrevi, divirta-se, organize-se e seu tempo de compras pode ser usado de forma muito mais prazerosa, sem substituir por comida!

Um comentário:

  1. Olá, Ziula!
    Que honra receber uma resposta em forma de post!
    Querida, este post já foi de grande ajuda, assim como todos os outros estão sendo. Vou anotar todas as suas dicas e voltar com calma, para irmos conversando. Vou te contar de como está o meu processo e iniciar as minhas postagens no meu blogue. Depois te passo o endereço!
    Abraços e até a próxima!
    Samanta

    ResponderExcluir