quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Trabalho escravo e matéria prima advinda de matança...

Depois do post que menciona a mensagem em pleno domingo de Carnaval, fiquei em dúvida se era referente ao "ano sem compras" ou ao trabalho escravo, talvez esteja mais no contexto daquela reportagem sobre a Zara - Roupas da Zara são fabricadas com mão de obra escrava.

Quando cheguei à conclusão acima, terminei meio perdida nesse mundão onde roupas são fabricadas com trabalho escravo; alimentos estão repletos de transgênicos e, apesar da exigência legal, não há a devida fiscalização; a Adidas está usando pele de cangurus para fabricar sapatos; animais são assassinados cruelmente para que possamos nos alimentar; cortadores de cana são submetidos a situações degradantes para que possamos abastecer nossos carros e ter açúcar para adoçar nossa vida;  Azaléia e seus mutilados no nordeste para produção de belos sapatos. 

Casas Pernambucanas, Riachuelo, Renner e C&A, todas foram flagradas vendendo produtos que foram confeccionados com mão de obra escrava utilizada por seus fornecedores.

Carrefour já foi penalizado por manter abusos contra os direitos humanos em seis países.

Multinacional que fornece produtos para Avon, L'Oréal, Max Love e Natura, já foi acusada de assédio moral, não dar folgas às empregadas, além de submetê-las à jornadas de doze horas.

E a lista não terminaria mais, uma verdadeira loucura! Isso que só pesquisei no site do Repórter Brasil e Observatório de Opiniões, podendo ser encontrado no google "n" matérias, inclusive decisões judiciais.

De qualquer forma, são somente exemplos e, sinceramente, não vejo como possamos nos defender.

Nem todos os casos chegam ao nosso conhecimento! E, mesmo se evitássemos o consumo das empresas em relação às quais não concordamos com a forma de produção, o trabalho seria imenso para procurar outros produtos, verificar suas referências e talvez não encontremos outros que possam substituir as marcas que evitamos. E, mesmo substituindo, jamais teremos a certeza de que as condições de trabalho e/ou formas de conseguir a matéria prima seja a correta.

Houve época em que eu andava com a cartilha do Greenpeace na bolsa e consultava cada produto para verificar se estava na lista como contendo transgênico. Meu trabalho ficou mais fácil quando da exigência de identificação dos produtos, entretanto, como já contei por aqui, um amigo falou que a fiscalização é precária.

Se alguém tiver alguma idéia, estou aceitando sugestões!

Um comentário:

  1. Ziula, eu tinha entendido que tinha a ver com o ano sem compras, mas agora ficou mais claro o contexto. Olha, se eu fosse você continuaria agindo com tem feito até agora: você é uma pessoa correta e muito ética, mas não é onisciente e não tem obrigação de saber tudo de antemão. Acho que a reportagem no caso presta um serviço: informa sobre uma situação que antes você desconhecia a respeito de uma loja que você frequentava. O que a gente faz quando recebe nova informação é digerir a informação e resolver o que vai fazer com ela. Abraço!

    ResponderExcluir