quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Mais uma tentativa de controle de contas...

No dia 10 de novembro resolvi pagar a maioria das contas com dinheiro e não com clips... piadinha infame. O que queria contar mesmo é que estou pagando com dinheiro vivo, em notas coloridas. Para tanto, coloco o dinheiro na bolsa, uma caneta e uma caderneta. Vou anotando cada pequeno gasto para ter uma noção mais clara deles. 

Observei que com o cartão de crédito, e tudo era pago com cartão para acumular milhas, eu não tinha uma noção exata do que gastava, considerando que somente fazia as anotações, somas e divisões em itens (alimentação, gasolina, crianças, etc) uma vez por mês.

Agora a visualização dos gastos é diária e vai assustando, confesso!

Tenho a intenção de continuar nesse passo até o início do ano, pelo menos, e  já retirei meu cartão de crédito do débito automático. A funcionária do banco  ficou preocupada e perguntou se eu tinha certeza, pois poderia esquecer a data do pagamento. Tenho certeza que não esquecerei e espero que as despesas diminuam nesse novo método, sendo que diminuir não seria o termo adequado, espero que aquelas ainda desnecessárias deixem de ser feitas.

Como você controla suas despesas e diminui seus gastos?


13 comentários:

  1. Sabe o que eu fiz? Eu tenho uma cadernetinha que étoda colorida, e ela tem dois jogos de páginas diferentes: na primeira metade é de um jeito e na segunda é de outro. Então eu dedicava uma folha em cada metade para o mês, sendo que na primeira metade da caderneta iam os gastos com cartão e na segunda os gastos sem ser no cartão.
    Foi quando eu percebi que meus gastos eram abusivos e realmente congelei o cartão de crédito!

    Assusta né? É uma sensação horrível, mas dá pra melhorar sim! Boa sorte nessa nova tentativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiana, estou "brigando" com mercado e lanches fora de casa... realmente não consegui controlar no cartão e a desculpa era que compras de um mês caíam em outro... rs...

      Vai dar certo!!!

      Excluir
  2. Dinheiro "vivo" dá pena de gastar, já no cartão nem tanto né...rs. Porém tem coisas sem explicação e ontem fui no cinema que pagando com cartão de crédito tinha 50% de desconto e se pagasse em dinheiro pagaria o preço integral.

    Eu tenho controlado mais pelo cartão de crédito mesmo para a maioria das coisas e nas que não aceitam cartão pelas notas fiscais.

    Esse cartão uso mais pelas milhas mesmo e porque o limite dele é inferior ao que eu ganho, além de que tenho gastado no máximo a metade do que ele tem de limite, dai quando vem a fatura pago pelo banco na internet mesmo ou na agência, mas não uso o débito automático, essa preocupação da funcionária que tu pudesse esquecer foi muito engraçado. Quando lançam débito indevido ou quando por algum motivo mesmo tendo dinheiro na conta não efetuam o débito automático e temos que reclamar e resolver eles não se preocupam muito...

    Já anotei quando queria saber quanto gastava de estacionamento, foi ótimo para resolver esse problema, tive noção do quanto era e que conseguiria estacionamento com manobrista no prédio onde trabalho e ainda por um pouco menos do que todo aquele stress. Era a típica coisa das aparências enganam pois usava um lugar atrás do prédio onde deveria ser mais barato e no prédio em si com toda polpa que tem eu tinha até medo de saber quanto custava.

    Só que para ser melhor ainda comentando com minha chefe ela liberou uma das vagas dela na parte dos proprietários assim que hoje não gasto mais nenhum real com isso. Antes era de 12 à 15 por dia para ter até o carro amassado na porta.

    Tu não sofre críticas ao usar a caderneta? Eu só de pedir nota fiscal no almoço sou muito criticada. Imagino que se me vissem anotar gastos iam me jogar no rio Guaíba..rs

    Eu tenho uma amiga do tempo do colégio que nesse feriado ia para Curitiba. Da nossa cidade natal até poa tem três tipos de ônibus. Eu nas últimas vezes que fui lá testei a opção mais barata e ele acabou sendo "meu".

    Essa amiga ligou antes de comprar a passagem perguntando como era o "meu" ônibus e morria de rir. Disse que ela ia ver e perguntei o motivo dela aderir ao "meu" tão debochado ônibus. Ela respondia que "é pra ver se tu tem bom gosto". Daí ontem mandava mensagem do ônibus dizendo que estava achando bom e hoje mandou dizendo que adorou o ônibus..rs, ele como os outros também deixa no aeroporto de graça, só não tem regalias. A diferença de preço numa ida e volta desse é uma ida na do médio e nem sai do lugar no bom. Questão de se adequar né. Mas quem dá esse primeiro passo para se adequar sofre muitas críticas e apelidos. Deve ser um problema para quem se ofende fácil, eu morro de rir então pra mim é tranquilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, ainda penso nas milhas... rs... mas tenho certeza de que essa tentativa dará certo e está chamando a atenção das crianças que querem ver o quanto foi gasto nesse curto período.

      Desde que troquei de carro adotei o estacionamento, porque temos prédio onde somente funciona a Vara e é MUITO ruim estacionar carro grande. Pago R$ 90,00 por mês desde o dia 10 porque agora estou em vaga coberta, antes pagava R$ 70,00 em vaga descoberta e ganhei de presente uma portada no para choque do carro... que raiva!!!

      Em Londrina o estacionamento é bem melhor!!!

      Dia desses fui anotar um gasto e o dono da loja olhou espantado, fingi que não vi...rs

      Excluir
    2. É, juntar milhas é um diferencial. O cartão se bem usado não é nenhum vilão. Mas certamente é mais fácil perder o controle do que se está gastando com ele.

      Eu junto milhas mas tenho que cuidar para não cometer o mesmo erro que já cometi.

      Uma vez tinha pontos para qualquer lugar do brasil, e usei para ir em Florianópolis. Nada contra a capital catarinense, porém uma passagem de avião pra lá custa 80 reais. E eu me matei juntando pontos podia ter ido pelos mesmos pontos para outro lugar mais longe que custa muito mais que isso.

      Bah dá uma raiva mesmo quando amassam, arranham e dão portadas nos nossos carros!! Eu ganhei uma portada numa cidade da região metropolitana. Lá não tinha estacionamento e me recomendaram usar ali do lado, um descampado. Como a secretaria abria só às 10, resolvi esperar no carro. Dai do lado estaciona uma mulher e dá a portada mesmo eu estando ali dentro. A sorte dela é que eu era mais educada e não fiz um revide.

      Essa do espanto do dono da loja deve ter sido engraçado. Dívidas, gasto a maior , são normais, agora controle causa espanto, é de outro planeta. Cômico isso.

      Tem uma secretária no escritório, a que mais se revolta com o fato de eu pedir nota e etc, dai ela tinha pedido dinheiro emprestado. Eu disse que não e era para ela economizar. Ela disse "ai como tu é chata, certinha, parece minha filha nicole, vocês duas são iguais, que horror."

      E toda essa revolta foi que perguntei o porquê da necessidade daquele dinheiro.

      Dai esses não sei quem falou pra ela sobre o carro veloster, pois foi o assunto da manhã que ela queria! E disse que queria um "velostre". Eu disse que não era velostre e sim veloster. Ela disse: "esse aí mesmo, eu quero".

      Daí avisei que tinha um posto que sortearia tal carro na promoção e que se eu ganhasse iria vender sem nem sentar no veloster. Ela disse "ai que horror, que mania de pobre, eu vou andar e abanar para as pessoas olharem meu velostre."

      Perguntei, pra não perder a oportunidade, se ela sabia quanto era um IPVA e seguro do veloster e recebi um "pra que isso? ai como tu é chata!!" rs

      Detalhe maior é que ela sequer tem carteira de habilitação e alguém falou que era um carrão e ela caiu na "necessidade".

      Eu me divirto com o povo à minha volta mas acho que elas se irritam comigo..rs

      Excluir
    3. Pior que gastar mal as milhas é perder o total dessas milhas... quando fui para Buenos Aires comprei a passagem errada e para retificar perderia todas as milhas e ainda teria que pagar as taxas de embarque para depois receber de volta... resultado... apenas desisti das milhas...

      Essa coisa de necessidade criada por comentários de outros é problema... e sério! Já tive essa fase há muitos anos e não é nada agradável quando nos damos conta desse defeito, o ponto positivo é que conseguimos mudar!

      Tenho que mandar arrumar o carro, mas parece que depois do primeiro impacto o estrago foi bem menor do que enxerguei... rs

      Excluir
    4. Bem, realmente, perder as milhas é pior que gastar 10 mil milhas para viajar para uma cidade onde a passagem custa 80 reais..kkkkkk

      Com o tempo vamos aprendendo a lidar melhor com esse negócio de pontos!! :)

      O meu carro está com o amassado e a previsão de arrumar é só quando iniciar o recesso. Pobre carro!! Sorte que no teu o impacto foi menor!! No meu é bem nítido..rs

      Excluir
  3. As pessoas acham que só porque alguém ganha "bem" pode deixar de controlar os gastos e pode fazer concessões. Muitos já me disseram: por que você se preocupa em pagar x por tal coisa, mês que vem entra dinheiro de novo.....(?????) Pois é até o dia em que não entrar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho isso, não é mesmo? As pessoas pensam que quanto mais o outro ganha menos precisa se preocupar e não é bem assim, consumo consciente e pesquisa de preços e também caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

      Excluir
  4. Anoto todos meus gastos em uma agenda. Agora realmente os gastos do cartão de crédito não costumo dividir, apenas coloco o total da fatura. Ultimamente estou no controle de compras, mesmo saindo e querendo comprar algo, me pergunto se realmente preciso daquilo e deixo passar. Um vitótia para quem saia e tinha que trazer pelo menos um esmalte, mas tinha que trazer algo. Também estou tentando comprar tudo em dinheiro vivo, não me preocupo em pagar depois.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, costumo dividir para ver o que gasto com cada item e com cada pessoa da casa, até para concluir onde posso "cortar" um pouco mais ou quem devo "frear" um tantinho mais... rs

      Estou curiosa para ver a fatura do cartão esse mês, depois conto por aqui, mas deve ser um prazer não ter um grande valor para pagar no vencimento.

      Abraço!

      Excluir
  5. Eu mantenho uma planilha a parte para o cartão (que é do marido e eu sou dependente) e ali vou lançando os gastos e o provisionamento de vencimento. Cada vencimento tem um "teto", se chegar neste teto não compramos mais usando o cartão, exceto em casos extraordinários: estávamos ao lado da loja de componentes eletrônicos onde meu marido precisava comprar itens para a faculdade, e ele havia se comprometido a comprar para a turma toda, porém ele percebeu que havia esquecido o cartão de débito em casa, entre voltarmos para casa, pegar o cartão e voltar para a loja, que é um pouco longe, optamos por extrapolar o teto do cartão e destinar todo o dinheiro recebido dos colegas para o pagamento da fatura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso controle, caso contrário nossos projetos não se realizam e escolhas corretas também, não é mesmo!

      Obrigada pela visita e vamos trocando experiências!

      Excluir