segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O que não tem solução...

Encontro uma pessoa na Vicente Machado, aqui em Curitiba.

- Oi, Ziula, tudo bem?
- Tudo ótimo! Estava fazendo o treinamento do PJ-E e adorei, tem muitas funcionalidades que o sistema atual não tem e é muito fácil de acessar e trabalhar.
- Está todo mundo reclamando, você ainda vai mudar de idéia!

Um sorriso amarelo de minha parte e a despedida. Resposta errada, Ziula. Quando todo mundo reclama, você não pode elogiar. Será que você perdeu alguma coisa, caríssima? 

Só se eu não entendi nada do que foi explicado e isso seria engraçado, considerando que sou uma aluna aplicada e normalmente presto uma atenção exagerada, além de ter boa vontade para aprender.

Não, não é nada disso! Estou apenas conformada com a vida e suas mudanças. Já disse o instrutor:

- Sou apenas uma mensageiro e nada pode ser mudado no programa. Qualquer mudança deve ser feita em Brasília, pois ele será usado em todo o território nacional.

Logo, o que não tem solução, solucionado está.

Ano passado, mais ou menos nessa época, foi anunciado que teríamos que incluir todos os processos em execução da Vara no BNDT (Banco Nacional dos Devedores Trabalhistas). A Vara é antiga e tem muitos processos em execução. Surtei na reunião e me foi dito que somente cabia cumprir a missão, posto que a ordem não comportava reclamações ou recusa. Passei a noite em claro. Surtei no e-mail. Qual o resultado? Toda a tarefa cumprida no prazo determinado e sem erros.

Então, resolvi não sofrer mais e fui para o treinamento totalmente despida de qualquer preconceito em relação ao PJ-E. Dizem que nosso sistema é melhor, mais funcional, já estamos acostumados, etc, etc, etc. E daí? Não poderá mais ser usado por mais que alguns tentem espernear, pois a partir de 03 de dezembro somente haverá PJ-E. 

Adiantaria eu reclamar, me insurgir ou argumentar que qualquer outro sistema é melhor ou mais funcional? Claro que não!

Na minha vida está implantado para sempre o minimalismo e se determinada situação não pode ser alterada certamente devo procurar a melhor solução para lidar com ela, além do fato de que, sinceramente, gostei do programa!

E vamos encarando as mudanças de forma positiva, sem estresse e sem surtar! Muito melhor viver assim!

8 comentários:

  1. Não entendo essa mania das pessoas de reclamar de tudo. E o pior é que se não prestamos atenção acabamos ficando igual!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabamos ficando igual! É isso mesmo!

      E devemos procurar as pessoas iguais para sermos diferentes, não para seguirmos o exemplo.

      Excluir
  2. Nesse post na parte de baixo apareceu o link da compra das minhocas, como elas estão? Sou meio curiosa... rs

    Eu sou bastante nerd e adapta à tecnologia mas no trabalho preferiria a forma antiga, só que não adianta preferir né, aliás, depois todo mundo acostuma, como foi a transição da máquina de escrever e o computador.

    Ano passado estava eu numa salinha da oab tentando elaborar quesitos para uma perícia. Lá tinha vários computadores, além disso estávamos com netbook, iPad, e celulares passando a conexão deles para o netbook e iPad, nisso entra um senhor, bem idoso, vai para uma máquina de escrever que nem tínhamos reparado e começa a fazer sei lá o quê, mas não parava um minuto. E nós lá, um olhando para o outro não sabendo mais o que fazer de quesitos, que seria para o outro dia. Brinquei que ia perguntar para o senhor aquele que devia saber mais que nós, meu colega largando todos aparatos diz: "bah, pior que é".

    No fim eu fiquei com vergonha e não fui. Mas a máquina nunca vou esquecer. A última vez que tinha visto uma em operação foi lá por 97 onde mesmo já o computador ficando popular fiz um curso de datilografia e quase fiquei sem dedos por causa da máquina.

    Não sei se para o tal senhor o computador seria muito tecnológico, devia ser pois tinha vários vagos e ele foi na máquina.

    Agora o jeito é aceitar a modernidade. Semana passada estava desenterrando um inventário do meu chefe, folhas que provocavam minha rinite e disse: da última petição desse inventário eu tinha 15 anos. Ele me olhou meio sério, não sei se estava pensando que eu o chamava de antigo e disse, "é pra ver como fica se não fazem direito quando tem que fazer", depois riu. Deve ter me achado uma desaforada mas é que não tive como não fazer a relação da data e com aqueles papéis tri velhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As minhocas são nojentas! E alguma coisa deve estar errada porque a Emilia falou que apareceram alguns bigatos e moscas, sendo que nas instruções é dito que não aparece qualquer inseto se o processo estiver certo. Tenho que verificar!

      Quanto à tecnologia, não adianta espernear, não é mesmo???

      Excluir
  3. Ziula, não posso concordar mais contigo: quando não podemos mesmo fazer nada, é ir em frente, ver só o copo meio cheio e, de preferência, com um sorriso.
    Bjs, Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora alguns surtos sejam inevitáveis, é preciso relaxar na medida do possível. Beijos

      Excluir
  4. Vc disse tdo: qdo o povo reclama, se vc elogia, vc é maluco! É deprimente! Mas vc tem tda razão. Se não dá pra alterar, então vc tem q aceitar e fazer o melhor. Beijos da Taís.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor termina por ser mostrado, disso tenho certeza, só não aprendi totalmente a eliminar o sofrimento e a ansiedade até que isso aconteça :-)

      Excluir