sábado, 17 de novembro de 2012

O que necessita uma casa minimalista?

A resposta para a pergunta título é inexistente, isso porque uma casa minimalista vai depender de cada pessoa e seu grau de necessidade.

Para os minimalistas mais extremos, como um que conheci em uma viagem, basta uma cama de solteiro, um jogo de lençol, um cobertor, uma cadeira de plástico, poucas peças de roupas e nem cozinha havia na pequena casa, porque ele cuidava de uma casa de idosos e fazia as refeições junto com o pessoal de lá.

Mesmo que eu tente destralhar ao extremo, percebo que preciso de muitas coisas que poderiam ser irrelevantes para outras pessoas: liquidificador, batedeira, máquina de pão, torradeira e sanduicheira, para dizer o mínimo, mas são itens muito usados na minha casa e que poderiam ser totalmente dispensáveis em outras residências.

O importante no processo todo, porque o minimalismo é um processo que não se exaure em uma decisão ou em um destralhe extermo, é verificar os itens realmente importantes, os relacionamentos que trazem alegria, os pensamentos que devem ser mantidos.
Retirar tudo de casa que não seja pertinente ao seu momento atual, doar, vender, trocar ou até mesmo colocar no lixo quando não mais houver jeito.
Manter um consumo consciente, verificando preços, necessidade, origem dos produtos e forma como fabricados.
Buscar mudanças no seu círculo de amizades, se necessário. Deixando à sua volta somente aquelas pessoas com quem se tem o prazer de conviver e mantendo distanciamento suficiente daquelas que trazem sentimentos negativos. Aqui concordo que às vezes no trabalho ou na família temos essas pessoas, mas podemos neutralizá-las e manter apenas o contato necessário.
Cada item da sua casa deve ter lugar próprio para guardar e devem ser guardados assim que utilizados. Não deixar coisas atiradas. Usou, guardou. E tudo fica mais fácil e com mais tempo para dedicação ao que realmente importa: ser feliz com menos preocupações com as coisas que possuímos.

É difícil, mas é possível! O que você poderia fazer nesse exato momento para simplicar sua vida? Então, faça!!! Inicie seu caminho no minimalismo e seja feliz!

10 comentários:

  1. Que barbaridade, por isso que as pessoas criticam quem consome pouco!! Tinham que criticar os extremistas!!!

    Já ouvi (e no meu pensamento imaginava que horror devia ser) uma contar que tem um amigo que alugou uma peça para ser seu escritório, resolveu morar lá, dormindo numa rede e tendo poucas coisas, acho que só um computador (nem me interessei em saber mais detalhes).

    Pra mim, o mínimo aceitável é:

    - ar condicionado. Desde criança sou viciada nesse negócio e não sou feliz sem ele, pra mim depois de uma geladeira é o primeiro item de uma casa.

    - geladeira/microondas/forno elétrico/ sanduicheira

    - chuveiro à gás de preferência, cama confortável, sofá confortável

    - notebook/impressora/roteador wifi/ apple tv e uma tv.

    - máquina de lavar e máquina se secar.



    Pra mim assim é uma casa minimalista do mínimo conforto que aceito.

    Carro minimalista: ar condicionado, direção hidráulica e som.


    Menos que isso eu seria infeliz!!!

    Agora aquela coisa, um amigo que está de férias nos EUA disse que uma Kia Soul 0km lá custa 12 mil dólares. Lá deve ser muito difícil ser minimalista. Aqui com esse dinheiro não sai nem um carro usado, sem nada.

    Sou bem consciente no consumo mas não fico observando detalhes, também não dou trela para quem quer me convencer que a vida eco-saúde é a melhor. Querem ir trabalhar de bicicleta, que fiquem à vontade!!!!!! Mas não tentem me sugerir o mesmo que vão ouvir...rs.

    A minha tia que mora em brasília é minimalista quase ao extremo. Eu quando era criança tinha dois medos/pavor:

    1- da cuca, que do meu tempo (anos 80) era realmente assustadora.

    2- dessa tia.

    Sério, até dos meus brinquedos ela queria dar pitaco. Tudo bem que faz tempo mas eu lembro!! Ficou marcada.

    Atitudes assim traumatizam crianças, essas coisas exageradas devem ser evitadas, ela é assim desde sempre. Hoje sei que não tem ar condicionado na casa, tem um carro sem ar, deu o notebook para só usar o computador lá do ministério que ela trabalha, ou seja, não sei como somos da mesma família. Deve ter algum erro aí..rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, uma vez em um local que morei o quarto era tão imenso que instalei uma rede, sinto saudades de dormir na rede, não há nada melhor.

      Todo extremo é perigoso... já dizia minha avó que a virtude está no meio... estou à caminho desse local, mas falta muito para chegar... rs

      Excluir
    2. Me lembre de não falar sobre cortina de banheiro e rede contigo! kkkkkkkk :)

      Tá, dormir ESPORADICAMENTE em uma rede é legal, agora no caso em tela o cara não tinha cama, sei lá, achei mesmo estranho..rs

      Tua vó tinha razão mesmo ;-)

      Excluir
  2. Olá Ziula,desejo que esteja bem. Inspirada em seu blog e nas suas dicas (sempre inspiradas) semana passada fiz uma limpeza em casa. Conversei com o meu marido, que sempre me apoia, decidimos que iremos comprar sempre o que é necessário. Já somos econômicos, mas agora é a hora de desentulhar a casa. Doei para uma intituição aqui de Londrina um sofá de dois lugares (já temos um de três e poltronas e o danado do sofá servia de lugar para meu marido largar seus livros e pesquisas (ele é professor da UEL), então já viu, cheio de teses e bagunça geral), uma grelha que foi usada no máximo três vezes (chata de limpar e presente de um parente que além de falso não faz mais parte da nossa vida), uma batedeira de 10 anos que funciona e eu não uso a mais de dois anos, um espremedor elétrico que não é usado a tanto tempo, utensílios de cozinha que não tinha mais utilidade e outras coisas que vamos guardando sabe-se lá o porque. Nossa, depois que retiraram as doações o apartamento ficou mais claro, maior e uma sensação de alívio. Agora vamos revisar a parte mais complicada, que é a dos materiais de alunos e aulas passadas e meus materiais da graduação. Os únicos objetos que não serão nem avaliados são os livros (mais de 800) porque amamos e são sempre usados. Nossa, é uma terapia.... ao pegar cada objeto eu pensei no que me significava, a utilidade e o sentimento que sentia por ele. Na realidade juntamos coisas e mais coisas, compramos no piloto automático. A sensação de poder decidir o que realmente importa é maravilhosa.
    Abraços
    Érica

    PS. Você recebeu meu email com as receitas sem gluten e sem lactose?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érica,

      Pensei que tinha respondido seu e-mail, desculpe! Vou publicar nos sabores imperdíveis as receitas que você mandou. Muito obrigada!

      Fiquei feliz pela utilidade dos meus escritos... rs... é tão bom dividir experiências e ver que essas podem inspirar e tornar a vida das pessoas mais leve.

      Também tinha um grill que terminei por vender, a dificuldade na limpeza não compensava o sabor do alimento! E muitas outras coisas, como panela elétrica de arroz e tenho mais um aparelho de fazer suco que deve ir embora logo.

      Estive ontem no quarto dos livros e nem lembrava ter tantos livros, sinal de que já foram lidos e não voltarei a ler, então também preciso tomar providências nesse sentido... pensei em fazer um blog para colocar esses itens de desapego e vender.

      A melhor terapia para mim tem sido o destralhe, pois há muito tempo deixei a terapia tradicional e olha que os resultados estão sendo ótimos!

      Gosto muito de olhar prateleiras vazias, contrariamente ao que acontecia antigamente em que qualquer local vazio era desculpa para um compra que o preenchesse...

      Beijos

      Excluir
    2. Olá!
      Livros podem ser vendidos pelo site da estantevirtual ou livronauta.
      Abraço!
      Bia.

      Excluir
  3. Oi Ziula tdo blza?

    Tenho lido sempre seus posts, hj cheguei bem cansada mas venho deixar este comentário p agradecer, como já comentei mas vou reforçar, cheguei ao blog para encontrar dicas de como organizar a casa, e tem me sido mto útil, já organizei várias coisas, e não só na casa, nos pensamentos, mto obrigada
    Estou me sentindo mto mais leve e estou apenas no começo da organização.
    Na real eu não tenho mto a destralhar em coisas materias no sentido de doar, vender, mas penso que organizar tbém é um modo de minimalizar, pela paz que provoca e pelo tempo que deixo de perder sendo mais organizada, inclusive com relação a relacionamentos/ pensamentos desgastantes ( tralha emocional) e falta de organização financeira.
    Fiquei bem sem dinheiro um tempo e ainda estou me recuperando, por isso não tenho mtas coisas como roupas, objetos, que estejam em excesso,algumas aliás estão faltando, mas sei que agora tudo vai melhorar pq tbem minha disposição melhorou e como seu blog faz parte disso, venho dizer obrigada! :)
    Depois de mto pensar, e ler mtas coisas, inclusive este seu blog, vi que os problemas financeiros que tive foram por descontrole e falta de cuidado com o dinheiro, de minimalizar mesmo. Sabe, eu aprendi na marra a viver com pouco em termos materias, depois de um periodo de mto desperdicio (de $, de prioridades, de oportunidades) e agora percebo que esses conceitos do minimalismo se conectam com tudo.
    Penso que agora que comecei a me reorganizar financeiramente, vou ter um consumo consciente pois já experimentei duramente na pele a experiencia horrivel de nao ter dinheiro.
    E o minimalismo emocional, definir as prioridades, os momentos que valem a pena, isso tudo faz parte de uma vida melhor. Até a preguiça de acordar mais cedo para ir ao mercado comprar coisas saudaveis, me fazia pedir delivery, mais cara, pior para meu corpo, enfim, tudo interligado.

    Obrigada por dividir suas experiencias

    Beijos e linda semana pra vc e sua familia!

    Deus te abençoe, obrigada pela partilha! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, sempre lembro de seu primeiro comentário e sempre tenho acredito que você já conseguir reorganizar tudo na sua vida. Você é forte, tomou consciência e está tomanda providências. Por favor, não deixe de contar como está indo nesse caminho.

      Beijos

      Excluir
  4. Ola Ziula
    Acabei de conhecer o seu blog e ja estou adorando. Há bem pouco tempo tomei conhecimento do estilo de vida minimalista, esse que diz para percebermos o que e essencial, cada pessoa sabe o que e essencial para ela viver e cada familia tem suas necessidade, e eu estou adorando ler sobre isso e aplicar tambem, porque tem feito muito sentido para mim. Andei num ano de descontrole total mas as comprar nao tinham mais sentido, nada me agradava mais e eu estava me sentindo sufocada. Acho que o minimalismo e um caminho para buscarmos o melhor dentro de nos e tambem de convivencia com a familia. Obrigada por compartilhar suas experiencias, nos da forca para seguir em frente. bjs
    Yara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yara, o importante nesse primeiro passo é observar e controlar o consumo... o resto acontece naturalmente... beijos

      Excluir