quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Odisséia dos panos de prato ou quando pensamos que estamos pensando...

Há mais de 480 dias não comprava panos de prato e olhando o varal tive essa visão horrível


Pensei que estava na hora de tomar providências. Fui até o mercadinho da esquina comprar pão integral e uma senhora ofereceu panos de prato, era a conexão com o destino que eu estava esperando. Comprei quatro panos, lindos!




Lindos! E muito mais caros que qualquer outro que eu já havia comprado, mas a história da vendedora era emocionante: a senhora que produzia os panos tem um filha especial e ela está fazendo os panos para juntar dinheiro e comprar uma cadeira de rodas motorizada.

Resolvi meu problema e também pratiquei uma boa ação. Assim concluí no momento da compra.

Ocorre que eu já havia pedido para um colega trazer os panos que sua tia faz e lá veio ele com panos pela metade do preço que eu havia pago. Comprei mais seis.

Emília, que trabalha comigo, adorou os primeiros e terminei por dar um de presente para ela. O problema todo é que ela achou os panos tão lindos que não os colocou no uso diário, além de ter trazido outros quatro que custaram 10% do valor dos primeiros.

Somado a tudo isso, misteriosamente após as compras surgiram alguns panos que não estavam rasgados, logo, nenhuma compra era necessária.

Fico intrigada com a forma pela qual enxergamos as coisas. Parecia o caos os panos rasgados, parecia descaso e depois das compras pareceu tudo um grande engano.

Quantas coisas compramos sem necessidade. Pense nisso para não correr o risco de comprar de uma vez só panos de prato para o resto de sua existência!!!

10 comentários:

  1. NOssa!!! Isso já aconteceu comigo com tantas coisas...às vezes eu me pego usando algo velho, esquecendo e deixando de lado o mais novo...
    O segredo talvez seja manter tudo o que temos sempre ao alcance dos nosso olhos...
    Esses dias tenho colocado em prática o uso de todas as roupas q tenho guardadas (roupas novas, que comprei e nunca usei, sabe-se lá porque...rsrsrs)Ah...e todos os cosméticos tbm!!!! Tenho procurado usar todos!!!rsrsrs

    Bjsssss

    Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, fiquei rindo sozinha, pois fico no alto do meu consumo consciente e dou uma pisada na bola dessas... Como a nossa mente nos engana nisso e em muitas outras coisas, é preciso muito cuidado!

      Uso praticamente tudo que tenho, exceto acessórios... então, aproveitando o feriado para tentar organizar o que está organizado e retirar algumas coisas, às vezes cansa por parecer um processo muito lento...

      Beijos

      Excluir
  2. Que bom que pano de prato a gente usa toda hora né? Imagina se fosse outra coisa, daquelas que só usamos uma vez por semana, por mês...

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiana, nesse caso foram somente panos de prato... agora se mexermos nas nossas coisas e organizarmos tudo com certeza acharemos outros itens que compramos embora já tivéssemos o suficiente... É para pensar!!! :-)

      Excluir
  3. Claro que é para pensar, mas também para sorrir: as tantas e tantas coisas que temos escapam-nos ao controle. Dantes eu costumava brincar com isso mesmo e dizia aos meus amigos que as minhas coisas tinham todas imensa personalidade e por isso iam para onde lhes apetecia. Hoje sei que não é assim e o meu objetivo é mesmo reduzir os meus pertences ao mínimo, ao essencial. O que também me permitirá poder selecionar e escolher objectos de melhor qualidade.

    Quero ser, tanto quanto possível, dona da minha vida e do meu destino. Para isso, este ano sem compras é muito mais do que não comprar nada, é também organizar-me e organizar a minha casa de modo a poder concentrar-me no essencial: viver todos os dias uma vida boa!

    Bjs, qrda Ziula!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, o "ano sem compras" com certeza te levará a muito mais do que organização e fico feliz que estejas persistindo.

      Beijos

      Excluir
  4. Bah mas que TRAPO que estavam os panos!!!!!!!! :-)

    Isso de comprar e depois aparecer outros acontece! É bem comum antes de procurarmos em casa já irmos logo comprando outros.

    Mas a compra foi bem boa né? Compraste de uma senhora que está honestamente tentando auferir valores para um problema da filha, que não está culpando isso e aquilo e sim indo atrás e isso por si só já vale, além é claro de ter panos bem bonitos que deram até pena de usar! :)

    Se teve um pequeno excesso foi nos 6 posteriores, mas veja pelo lado bom, não terá mais trapos por um bom tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, nem ia postar a foto, fiquei até com uma certa vergonha :-) só que eles estavam ali pedindo para vir até aqui...

      A intenção foi muito boa e são panos que vou usar mais dia menos dia, então não foi desperdício, mas poderia ter comprado menos... rs

      Excluir
  5. Ziula, eu tinha essa mania: quando uma coisa acabava eu comprava UM MONTE pra repor. Se eu visse os meus panos de prato rasgados como você viu os seus, eu teria comprado (antigamente) uns 8 panos de pratos novos de uma vez só e substituiria todos. Hoje em dia eu faço assim: tenho sempre uns 12 a 16 panos de pratos. Parece muito, mas pano de prato pra mim é trocado pelo menos uma vez por dia, porque precisa estar seco de verdade. Enfim, tenho essa quantidade de panos de prato que ficam numa gaveta no balcão da pia da cozinha. A cada dois meses eu compro um pano de prato novo e transformo em pano de chão o que está mais velho dentre os que "moram" na gaveta do balcão da pia. Dessa forma sempre tenho panos de prato em bom estado e panos de chão adequados. Funciona bem pra mim e me impede de agir como antes.

    Bjo

    PS - os seus panos de prato novos são mesmo liiiiindos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, estou meio corrida e por isso não passei para te visitar nos blogs, mas essa semana dou um jeito...

      Agora também tenho panos guardados, embora em número bem menor.

      Uma boa idéia essa de transformar panos de prato em panos de chão... vou dar uma olhada na área de serviço!

      Beijos

      Excluir