sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Seguir o caminho traçado...

Tenho lutado incessantemente com o que considero "meus defeitos". Ás vezes ganho, outras sofro um tanto pela derrota, mas de qualquer forma não deixo de achar que sou uma vencedora e esse fato me foi trazido à luz pela Maria, leitora do blog.

Ficava eu dizendo que não tinha persistência, que fazia pouco, enfim, dando pouco valor para minhas conquistas, até que ela enumerou em um comentário minhas vitórias e passei a analisar todos os meus atos com um olhar diferente, um olhar de quem vence, mesmo que possa demorar um certo tempo e esse tempo é sempre o "tempo certo".
 
À medida em que vou empenhando nos objetivos que traço tenho observado mais êxito do que antigamente, também constatei que a persistência, apesar de existente antes, está a cada dia maior.
 
Quando a disposição de mudar é forte tudo vai se ajeitando e nossos atos tendem a se modificar, isso porque depois que tomamos consciência de nossas falhas a tendência é evitarmos praticá-las novamente.
 
Nunca me endividei exageradamente, entretanto o fato é que não economizava e não via onde ia o dinheiro resultante do meu trabalho, não tinha conquistas palpáveis, apenas ia passando de mês em mês, pagando contas, sem construir nada de concreto e sem alimentar sonhos a médio e longo prazo.
 
Hoje tudo isso mudou.
 
Jamais pode uma pessoa pretender mudar se não tomar atitudes imediatas de mudança.
 
Você tem problemas com compras, dívidas, juros? Pare de comprar agora, tome um sorvete, coma uma barra de chocolate, saia caminhar, só não pode é sair comprar.
 
No dia do meu aniversário eu estava tão "ruim" que com certeza, acaso estivesse sozinha no shopping, teria feito um estrago no segundo ano sem compras. Então, companhia saudável ou que estimule o alcance de objetivos sempre é recomendável.
 
As pessoas com quem você se relaciona tem grande influência na pessoa em que você se torna. Alguns servem de exemplo e é preciso ter ciência de quando esse exemplo é negativo, para tanto você deve estar completamente consciente do tipo de vida que quer levar e se for preciso é necessário o afastamento daquelas pessoas que podem prejudicar.
 
Tem pessoas que não conseguem mudar de imediato determinadas atitudes, dizendo que precisam se preparar. Certo, você  precisa de uma preparação prévia a exemplo daquela que fiz quando iniciei o ano sem compras? Marque uma data e obedeça a data marcada para começar a mudança, pois se você continuar vivendo da mesma forma nada vai mudar, esse é o óbvio ululante, não é mesmo?
 
Mudar, afastar de pessoas negativas, começar a reorganizar toda a vida, isso não é fácil e pode até mesmo ser assustador. Entretanto, saiba que depois do primeiro passo tudo se torna mais claro, mais desafiador e mais gratificamente. À medida em que avança você se torna mais poderoso, mais ciente de seu poder e de sua capacidade na eliminação daqueles comportamentos que incomodam e ocupam um espaço desnecessário na sua mente.
 
Salutar lembrar que essas mudanças não se acabam em um único ato, são processos constantes que dependerão de suas atitudes pelo resto da vida. Posso citar por exemplo o destralhe no meu guarda roupa, muitas vezes pensei que havia terminado. Ledo engano! A organização e a retirada de itens que não agradam mais é constante e exigem esforço diário.
 
Logo, persista, muda, caminhe e saiba que isso será um exercício para toda a vida!!! Você irá falhar algumas vezes, com certeza! Agora é inevitável que você falhe cada vez menos! Então, tome uma atitude agora!!!

8 comentários:

  1. Acho que é mesmo por aí.
    Tentar melhorar a cada dia, mas sempre fazer uma pausa para comemorar suas vitórias.
    E quando cair, levantar de novo e continuar caminhando.
    Desistir jamais!
    Evoluir sempre.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Ana! É por aí mesmo, devemos persistir e persistir, ficando a cada dia mais leves e conscientes.

      Estou lendo um livro ótimo, está certo que faz mais de ano e ainda não terminei, mas cada página que leio de forma eventual traz uma energia imensa, chama O Poder do Agora... e é agora que podemos fazer algo.

      Beijos

      Excluir
    2. Eu já li esse livro a um tempo atrás, é bem legal mesmo...Este é o caminho!Começar já!bjs

      Excluir
  2. Tirando o cigarro e o mau gosto pelo teu time futebolístico (que, aliás, ficou fora da disputa de taça novamente, tsc), não vejo defeitos, quais seriam? Eu vejo só normalidades e também qualidades.

    Essa das pessoas influenciarem é uma verdade.Muito melhor se afastar de pessoas que influenciam negativamente e principalmente de pessoas negativas. Essas eu conheço algumas e por sorte estão longe. Seja distância mesmo ou de convivência. Esse tipo de pessoa eu não conseguiria conviver mais. Não tolero, deixo falando sozinha, mas não entro na roda.

    Quanto à não economizar eu também era assim. Mudei e muito se deve ao teu blog. Mas não aceito com isso compensar o débito do bolo e café!! Eles estão sob pena do 475-J, que daí deve sair mais um docinho, ou dois, ou doces enormes. ;) Sou má né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, vc ouviu falar do jogo contra os Milionários pela Sul- Americana??? Deve ser praga de colorada!!! Que coisa!!! rs

      Passei recentemente por uma experiência traumática em questões energéticas. Uma pessoa bastante complicada que terminou por contaminar muitos à minha volta infelizmente. O pior na situação é que eu não estava forte o suficiente para neutralizar essas energias. Enfim... passou!!!

      Economizar não quer dizer que a pessoa é sovina e sim que dá valor ao suor que gasta diariamente para ganhar seu salário.

      Quanto ao 475-J sou quase doutora nele... rs... tem até um artigo meu publicado no Suplemento da LTr... rs... se tiver interesse eu posso procurar e mandar, alertando que essa multa é muita pequena para tanta dívida com você... rs

      Excluir
    2. O Jogo contra o Milionários foi muito engraçado, o grêmio saindo na frente e podendo até perder!!! precisava levar 3 para não se classificar e LEVOU os 3, sendo dois gols do ex-colorado renteria!! inclusive o gol do último minuto...kkk... Foi engraçado, vai!! :)

      Sério que tens um artigo sobre o 475-J? Eu adoraria ver sim!! Tinha incluído ele de brincadeirinha para não tardar muito essa ida lá ao café!!! rs

      Excluir
  3. Qrda Ziula:

    Nem imaginas quanta alegria este teu post de hoje me deu... Na verdade, penso que fomos educadas com muito pouca consciência de nós mesmas enquanto pessoas. Não fomos treinadas a vermo-nos através de um olhar imparcial, como que exterior a nós, que nos pudesse dar uma imagem mais real de quem na verdade somos. O que é mais do que natural dada a sociedade em que vivemos. Também muito provavelmente não poderia ser de outro modo a «transmissão» do nosso efetivo valor enquanto pessos, pelo simples fato de que somos mulheres. Não me considero feminista, mas deste-me uma excelente ideia para um dos meus próximos posts, até porque, enquanto historiadora de formação de base, até me dediquei ao estudo deste tema.

    O que afirmaste acerca da mudança é muitíssimo importante. Ninguém pode dizer que quer mudar, sem passar à ação de mudança. E, quando, como neste caso, a mudança é muito grande, a ação exige uma preparação, um tempo de reflexão, por vezes até um período de recolhimento interior.

    Contudo, se a consciência da necessidade de mudança se torna inequívoca, a verdade é que o que é difícil mesmo, por vezes até aterrador, é iniciar o caminho de mudança. Porque, a partir de então, cada passo fortalece o seguinte e, se em períodos de fragilidade, conseguirmos resistir o suficiente, até para nos perdoarmos a nós próprios sem por isso desistirmos, começamos aí mesmo a conquistar o controle das nossas próprias vidas.

    É então que começa a melhor parte de todo este caminho. Porque, da consciência de que os nossos objetos de desejo não passam disso mesmo no mundo em que vivemos, passamos à consciência da diferença do ter face ao ser. Ou seja, percebemos que, entre tudo o que é superfluo embora socialmente considerado uma necessidade, não estão apenas objetos. Estão também pessoas, compromissos, obrigações, deveres! E quando atingimos esta perceção clarividente da vida,libertamo-nos desta «canga» que nos amarrava a uma vida pequena e infeliz- Tornamo-nos pessoas «maiores», melhores, de bem com o mundo e com a vida e muito mais felizes. Obrigada, Ziula, por viveres connosco este caminho!

    Bjs, Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, muito bom ter encontrado você nesse caminho! E vamos andando juntas e mudando juntas... beijos

      Excluir