segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Todo conhecimento tem utilidade...

Há dias o Pedro Henrique vem ensaiando dormir sozinho. Insiste em dizer que vai dormir no seu quarto e não mais na minha cama, sempre protelando seu intento.
 
Ontem, ao chegarmos de Londrina, corajosamente ele pediu que eu arrumasse a cama que ele iria dormir sozinho e foi o que fiz, recebendo a recomendação de que não fechasse a porta do quarto. Segundos depois ele adentra meu quarto, deita na minha cama, e percebo que está chorando muito.
 
Pergunto o que aconteceu e ele responde:
 
- Porque não consigo dormir sozinho, já sou grande para dormir com você, tenho dez anos!
 
- Não esquenta a cabeça, vai ver que ainda não é hora!
 
- Eu tenho pesadelos quando fecho os olhos.
 
- Que tipo de pesadelo, amor?
 
- SANGUE! MORTE!
 
- Acho que ainda não é hora de você dormir sozinho, quando for você não terá problema algum! Você era pequeno e eu te coloquei na escola, você chorava muito, tirei você da escola e quando você estava pronto retornou para a escola e nunca mais chorou.
 
E ele continua chorando e ponderando que já é grande e isso não deveria acontecer.
 
Lembrei do tarô. Tentei muitos tipos de tarô, mas optei pelo tarô mitológico nessa época em que estava bastante esotérica e o tarô trazia muitas respostas para as situações diárias, entreameadas as explicações com histórias da mitologia grega.
 
- Filho, a mãe já falou para você do tarô?
 
- Não, não falou!
 
- Um dia a mãe te mostra as cartas. É o seguinte, no tarô tem um arcano maior com o desenho da morte, uma espécie de caveira com um cajado na mão, mas isso não significa morte física e sim mudança de vida. Então, penso que seus "pesadelos"  querem dizer que você ao mudar para seu quarto, dormindo sozinho, demonstrará que deixou de ser criança e passou a ser pré-adolescente, ou seja, uma fase terminará e outra está começando. Não é morte física, nem desgraça alguma, apenas mudanças na sua vida, fique tranquilo! Quando você estiver pronto tudo vai acontecer e você vai conseguir sua independência, vai dormir sozinho.
 
Ele fica com aquela carinha pensativa e pergunto:
 
- Você não quer mais que eu comente para as pessoas que você dorme comigo?
 
- Não quero mais que você fale!
 
- Então combinado! E quando você estiver pronto vai conseguir dormir sozinho no seu quarto, pode ter certeza!
 
Rezamos um Santo Anjo e um Pai Nosso, logo ele caiu no sono que somente as crianças conseguem tão rapidamente.

6 comentários:

  1. Minha sobrinha tem uns 5 meses e dorme sozinha. Eu morro de pena, se fosse comigo certamente mal acostumaria. Porém ela sofrerá menos depois que tiver idade para entender os medos de dormir só. Aliás muito provavelmente nem saberá o que é isso.

    Eu nunca senti essa diferença de sair do quarto dos pais pois meu irmão tem 2 anos a menos só e dai não ficava sozinha. Ainda teve uma prima que morou um período conosco quando os pais dela se separaram então era muito bom. Meus pais que iam lá desligar o ar condicionado (que nós tínhamos mania de ligar até no inverno), desligar luz, falar para dormirmos, etc. Daquela época eu ainda trago o abajur obrigatório e o ar condicionado no verão, no inverno eu consegui me desabituar agora que sei o que é pagar conta..rs Mas o teu tem uma diferença de idade muito grande com os irmãos né... dai fica mais complicado e também não tem nada demais ele dormir contigo! Ainda é muito pequeno, tem que aproveitar, porque depois os anos não passam, eles voam.

    Agora em que pese meus esforços, eu sou muito fraquinha perto de ti. Justificar o negócio com as cartas foi acima da minha capacidade..rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu consigo ser criativa quando é preciso... rs...

      Quanto a dormir junto comigo, penso que não há problema, mas já ouvi de uma psicóloga em conversa informal e também de outras pessoas que a dependente é a mãe... rs... por isso estou tentando ser forte!!!!

      Excluir
    2. Bota criativa nisso!!! rs

      Mas então a psicóloga tinha razão..... :-)

      Excluir
    3. E ele não voltou mais... nem nas noites seguintes... e eu com dificuldade para dormir... rs... as psicólogas sempre tem razão... rs

      Excluir
  2. Achei fantástica sua atitude como mãe, de apoiar e respeitar a limitação dele...vc tbm está respeitando seu tempo no processo de minimalismo....e eu tbm estou nessa!!! rsrsrsrsrs
    Estou devagar e sempre, respeitando meus limites,porém muito mais consciente!!!!

    Bjssssss

    Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, há duas noites ele está tentando... ontem não durou meia hora no quarto dele e já estava aqui... hoje já está há uma hora e meia e penso que até dormiu.. então, acho que vai conseguir vencer seus medos...

      E vamos rumo ao minimalismo e trabalhando com as limitações dos filhos...

      Beijos

      Excluir