quarta-feira, 26 de março de 2014

1.000 dias ... quem diria!!!

Nem eu estou acreditando que estou firme no consumo consciente há 1.000 dias!

Também é uma façanha que esse blog tenha durado tanto tempo!

É muito felicidade ter vocês por aqui durante todo esse caminho! Parabéns para nós!

Aprendi muito esse tempo todo. Aprendi pelo erro e acerto nas atitudes que tomava. Aprendi com todos os comentários deixados por aqui e que também me fizeram pensar na continuidade de certos atos e na interrupção de outros.
Devo ter destralhado um caminhão e ainda tenho muitas coisas que devem ser retiradas de Cornélio. Também aprendi a ir mantendo destralhe constante, pois guardar coisas desnecessárias não é um hábito que se cure de uma hora para outra e exige exercício diário, afinal são décadas dedicadas a guardar coisas.

Consumo consciente: outro hábito a ser praticado todos os dias e todas as horas, embora por vezes façamos alguma aquisição errada ou que nos traga dissabor, mesmo assim traz resultados porque passamos a ser mais seletivos e começamos a comprar o que realmente necessitamos errando cada vez menos.

Não parcelar aquisições. Quando comecei o primeiro "ano sem compras" ainda estava pagando um tênis que comprei (pasmem!!!)  em doze prestações movida pela falsa premissa de que se o preço à vista é o mesmo à prazo então vale a pena comprar a prazo. Errado!!! Prestações pequenas vão se somando e fazem com que a gente perca a noção do que pode ou não gastar, atrapalham o orçamento, estimulam compras desnecessárias.

Tentar controlar as despesas. Faço o controle de tudo, anoto todas as despesas, tenho planilhas, confiro conta corrente, verifico as despesas de cartão de crédito com os comprovantes que tenho. Mas... às vezes me perco e fico com um mês atrasado nas planilhas. Já estou bem melhor nesse aspecto e quero chegar ao ponto de não acumular esse trabalho, fazendo tudo na medida em que vou gastando.

Aprendi a utilizar, após muita relutância, o cartão de débito. Esse mês, por exemplo, somente utilizei cartão de crédito para algumas compras que precisava fazer pela internet e o restante foi gasto todinho no débito. Vantagens? Visão correta da sua capacidade mensal, conferência diária é possível sem ter que esperar a chegada da fatura, maior controle ainda dos gastos porque o saldo vai sendo cruel e real com você. Cheguei no dia do pagamento com R$ 74,00 na conta e isso após me pagar primeiro sempre.

Fiz uma poupança programada para o dia de recebimento de salário, assim o dinheiro vai direto para a poupança e antes mesmo do pagamento das despesas mensais. As crianças agora contam com poupança programada também, sendo que a Izabel me entrega a parte dela assim que recebe os valores do estágio e o Pedro assim que recebe a mesada.

Não comprei uniforme escolar para o Pedro esse ano, pelo menos não comprei até agora e as aulas já começaram há aproximadamente sessenta dias. Quando tinha mensalista em Cornélio precisava comprar uniforme no início e meio do ano porque as camisetas e calças "acabavam". Agora em Londrina há um ano e pouco, sem mensalista e cuidando das roupas - pasmem novamente!!! - as camisetas e calças usadas o ano passado todinho continuam brancas e lindas. O segredo? Sei lá! Coloco na máquina, não uso escova para retirar a sujeira, de vez em quando uso Vanish ou vinagre ou bicarbonato e lá estão novinhas.

Deixei de depender de empregada após a mudança e estou menos incomodada quando há uma pequena bagunça ou sujeira aqui e ali. Já fiquei sem diarista por quinze dias e agora quero manter uma vez por semana apenas para o serviço pesado que não posso fazer.

Pensando mais na saúde financeira os gastos estão bastante controlados e não estou fazendo nenhum investimento administrado por terceiros ou que cobre taxas. Quando comecei o projeto em julho de 2011 tinha dois investimentos iniciados, administrados por construtoras, terminei os dois o ano passado e esse ano terminei o que precisava de móveis. Pensei em fazer isso outra vez agora, mas nesse momento desistir.

Quando fiz os investimentos as construtoras deixavam uma margem para os clientes ganharem alguma coisa e atualmente elas já cobram o preço final. Logo, se comprar um apartamento na planta, com prazo longo de entrega, pagarei o mesmo valor de um apartamento pronto! Vou administrando minha poupança sozinha e estou pensando em buscar algum investimento que renda mais do que a poupança, embora ainda não saiba o que. É preciso estudar para tudo!

Minha casa diminuiu muito. Morava em uma casa imensa e hoje estou em um pequeno apartamento. As pessoas estranham e algumas até criticam, mas ... quer saber?... estou muito feliz com o tanto de espaço que tenho atualmente e com as limitações que ele me traz. Quanto mais espaço, mais tralhas! Quanto mais espaço, mais gastos! Quanto mais espaço, mais tenho que limpar!

Finalmente comecei a ler novamente.

Organizei a questão da alimentação! Por vezes cozinho, por vezes congelo, por vezes peço "prato executivo" e esse último ainda é a melhor solução porque as crianças comem e não gera sobra de comida!

Não passo mais roupas. Tudo do varal para o roupeiro. Camisas/camisetas coloco secar em cabide. O que precisa ser passado: lavanderia.

Deixei as unhas crescerem. Antes eu comia até sangrar. Penso que isso aconteceu em razão da diminuição da ansiedade.

Estou me organizando para viajar mais. Crianças com passaporte renovado e visto americano quase encaminhado.

Agora assumi em definitivo minhas duas cachorrinhas e mais o cachorrinho do Pedro. Todos felizes no apartamento. Dá trabalho? Claro! Mas a alegria que trazem compensa!

Penso que já mencionei meu objetivo de viver com metade do que ganho e com as mudanças todas que já implementei acredito que em pouco tempo isso será possível e mais uma vez vou demonstrar para mim mesma o quanto era desnecessário tudo que eu gastava.

Consegui outras conquistas pessoais e não as posso relatar especificamente por aqui. Avanços que me deixaram muito feliz. Por mais que nos pareça penoso e por mais que nos seja penoso, é imprescindível deixar que as pessoas sigam seus caminhos e permitir que andem com as próprias pernas. Deixar de ser controladora é um grande avanço!

Algumas coisas me incomodavam silenciosamente. Eram situações que cada vez que ocorriam me causavam um sentimento ruim e eu ia tolerando e deixando o tempo passar. Deixei passar tempo até demais. A proximidade dos mil dias me fez ver que era necessário consolidar a mudança e assim eu fiz. Consolidei e não precisarei mais conviver com essa energia que não me fazia bem e eu também jamais reclamei.

Uma coisa importante: é necessário vigiar qual o sentimento que as situações nos despertam. Se o sentimento não for bom é preciso tomar uma atitude e se livrar da situação. Isso traz paz e viver em paz é maravilhoso!
.

.

12 comentários:

  1. Ziula, simplesmente adorei seu balanço dos 1000 dias. Amei saber que o resultado final está sendo positivo e te fazendo mais feliz. Isso, para quem está com medo de mudar, é um testemunho muito importante. Quem está acomodado a uma situação que não lhe faz bem, deve repensar nos conceitos das coisas. Isso vale para as compras, mas também para os relacionamentos e realização pessoal.
    Seu blog mudou a minha vida. Adquiri coragem e incentivo importantes para tomar novos caminhos, tomar atitudes saudáveis e corajosas. Ganhei segurança que existem outras maneiras de se levar a vida. E que viver, não é só acordar de manhã, trabalhar, ouvir coisas, fazer coisas, encerrar o dia, voltar para casa e dormir de novo.
    É muito mais que isso. É uma busca pela felicidade, constante busca do bem estar. É querer amar e ser amada.

    Parabéns pelo resultado. Estamos juntas!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilda, mudar sempre é positivo, é claro que nem sempre é fácil e sempre é dolorido, mas seguir o caminho que se pretende sempre traz felicidade.
      Fico feliz com suas mudanças.
      Obrigada pelos parabéns!!! E vamos seguindo nessa troca de experiências!!!

      Beijos

      Excluir
  2. Parabéns Ziula. O seu blog tem contribuído para eu implementar mudanças na minha vida. Consigo aprendi que é possível e vale a pena adiar a gratificação (consumo) rápido, em prol de algo maior. Através do seu seu blog conheci outros que agregaram mais valias à minha vida. Esta é uma excelente troca de partilhas. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ana Margarida. Essa troca de experiências tem sido muito importante para mim, aprendi tanto por aqui e sou grata a todas vocês que passam por aqui, incentivando, "puxando a orelha", ensinando coisas novas.
      Beijos

      Excluir
  3. Parabéns Ziula por seus 1.000 dias! Muitoooo merecido e certamente batalhado! Eu te acompanho neste último ano, e seu blog foi um dos primeiros que conheci e que me inspirou a começar e terminar o meu primeiro ano minimalista! beijos e obrigada por compartilhar suas histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Andreia. Adoro seu blog e estou adorando suas mudanças... beijos e obrigada por compartilhar nos seus escritos inclusive coisas que não tenho ainda coragem de falar por aqui.

      Beijos

      Excluir
  4. É tempo hein, que legal esse numerário!! De ver como passa rápido e como é possível incorporar e passar hábitos melhores!!

    Eu passei a acompanhar por acaso, vendo em outro e percebi as mudanças e o legal foi que com isso consegui melhorar umas coisas que estavam deixando minha casa uma bagunça de tanto entulho. E dai não consegui deixar de acompanhar o blog da colorada de coração e gremista de boca..rs

    Parabéns pelas mudanças e obrigada pelas coisas bacanas e felicidade que passa e pela troca de experiências passadas por aqui!!

    Só não perdoo a dívida do café, essa está em aberto e virou algumas bolas de neve já... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo passa muito rápido e acho que essa é uma das razões para não se ter pressa no consumo... podemos esperar alguns meses e até alguns anos, não é mesmo?

      Ai ai cada vez que vejo minha decoração em vermelho lembro de você... e já te falei que minha irmã colorada gosta de azul na decoração, não dá para entender!!!

      Obrigada pelos parabéns... e obrigada por me fazer não desistir do blog...

      Excluir
  5. Parabéns!,
    ainda preciso de mais de mil dias para chegar nesse nível de abstração.
    O que mais me impede a não ter esse desprendimento todo é a necessidade de ter muito espaço. Um dia chego lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada... devagar e com pequenas mudanças chegamos lá!

      Excluir
  6. Parabéns pelos mil dias :) Comecei te acompanhando quase no início do "Ano sem Compras" e testemunhei tantas mudanças que fez na sua vida. É uma inspiração, Ziula. Destralhou, organizou, mudou, poupou, tudo no objectivo de uma vida mais feliz, mais consciente, mais sustentável. Que consiga alcançar todos os seus objectivos, beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catarina, obrigada! e obrigada por ficar tanto tempo por aqui... Beijos

      Excluir