sábado, 8 de março de 2014

Sou uma acumuladora... literalmente...

Quem acompanha o blog e todos os meus destralhes já deve ter percebido que também sou uma acumuladora. E aqui vem a pergunta novamente: "será genético".

Não é possível a cada canto que mexo tirar uma caçamba de tralhas e são tralhas realmente. Coisas sem utilidade, enferrujadas, inúteis. Até cadeirinhas de vime de bonecas achei no quartinho da piscina e lá vem o Pedro "mãe, essas são cadeirinhas de anão?". Resta rir e vivendo um dia de cada vez, um destralhe de cada vez. E lá foram as cadeirinhas de anão para a frente da casa esperando encontrar outro lar e outra utilidade e outra criança para lhes dar vida novamente.

Quanto mais eu mexo nas coisas "organizadas, etiquetadas e encaixotadas" mais eu percebo o quanto me dói a alma (e isso não é exagero!). Cada peça, por mais lixo que seja, tem uma história, desperta um sentimento, lembra uma situação, traz algum conflito a ser resolvido, e talvez por isso seja tão difícil desapegar e destralhar e mandar para o lixo ou para outra pessoa.

Às vezes chego a lembrar se o dia estava chuvoso ou não quando comprei ou trouxe "aquilo" para minha casa, recordo da pessoa que estava comigo e até das conversas durante as compras. É tudo muito esquisito e agora que o desmanche se intensificou parece que ficou mais difícil, não menos dolorida, mas com a clareza da necessidade de enfrentar tudo isso que está envolvido com o apego desenvolvido com objetos decorrentes de consumo inconsciente.

Certo que durante tais compras eu estava em um estado emocional diferente daquele que vivo hoje. Uma necessidade de afogar sentimentos em sacolas e em dinheiro jogado fora.

Sacolas que não reconfortavam por mais de cinco minutos e tal conforto vinha da atenção recebida de um estranho, no caso, o vendedor.

Dinheiro que eu não merecia ter, afinal porque realizar sonhos maiores se eu não era merecedora e se dinheiro era uma coisa ruim e vinha de algum lugar fétido inconfessável? Ora, sempre fui ensinada que dinheiro traz infelicidade, assim eu via as pessoas se referindo a ele, também gerando culpa quando somos prósperos e outras pessoas muito próximas continuam afundadas em suas próprias dívidas.

Então, para ser igual às pessoas infelizes, padrão estabelecido, tinha que gastar muito, acumular muito, ter muita tralha que sujava os lugares e deixava tais locais difíceis de limpar, mesmo quando armazenadas as tralhas adequadamente, afinal alguma coisa tinha que ser diferente do padrão "infeliz com tudo atirado" e assim era "quase infeliz com tudo organizado".

Hoje percebo que dinheiro é bom, pode realizar muitos sonhos e não devo me sentir culpada por ter conseguido chegar onde queria quando algumas pessoas estagnaram na própria miséria, nas dívidas, na falta de vontade de mudar para uma vida melhor.

Assim, felicidade está em ter poucas e boas coisas, buscar eliminar um passado de acumulação, sentir satisfação por tudo que consegui com meu próprio esforço, seguir em frente criando um mundo diferente e mais pleno de alegria. É isso que eu quero!

E hoje é um ótimo dia para começar a mudar mais um pouco! Todos os dias nos permitem transformar uma existência caótica em algo que nos dê prazer! Dói, crescer dói, desapegar dói, assumir que nascemos e ficamos sozinhos, independentes e senhoras da própria vida também dói, mas compensa todo o esforço quando subimos nas próprias pernas e nos sentimos gigantes diante do mundo.

Tente outra vez!!!

4 comentários:

  1. kkkkkkk vais ter que pedir ajuda aos acumuladores que ajudastes...kkkkkkkkkk, eu se fosse eles ia te receber com um cartaz escrito "eu já sabia"... kkkkk

    Quando fizestes o destralhe nos ex-acumuladores, pensastes nessa de como a coisa foi adquirida e tal? Ou foi no "como é que tu guarda isso?"

    Buenas, se é genético ou não, sem conhecimento técnico para tanto a gente não pode afirmar né, mas acho que dá pra relacionar, leigamente, pelo exemplo. Muito a gente aprende com o exemplo em casa, se para o bem ou para o mal. Então, ainda que possa ter relação genética, mas sem levar isso em consideração pois sem certeza, aprendemos muito com os genitores ou assemelhados, se criado por tios ou avós ou pais adotivos.

    Na minha família núcleo tinha um certo acúmulo antigamente, meu pai acumulava tralhas em um local que hoje é uma casa, mas era qualquer coisa horrível, cheia de coisa velha, a mãe tem mania de acumular para dar para os outros, assim faz com potes e garrafas pet e o que for que alguém diga que precise, meu irmão nesse ponto ficou igual mas dai ele teve minha resistência e no fim tem a vontade mas faz pouco, antes era acúmulo de revistas (época a.I = antes da internet), eu acumulava coisa que gostava ou que gostava de quem deu, hoje só se gosto e não tem acúmulo, não muito...rs

    Essa do dinheiro acho que um dia muda, mas ainda é encarado assim né. Tipo, se vais falar de dinheiro ou fogem achando que tu tá com problemas financeiros ou acham que é indireta pra quem está te devendo.... agora se trocares o tema e ao invés de "dinheiro" colocar "compras", já atrai platéia (não tinha perdido o acento? o safari considera erro sem acento, mas me parece que era assim) e já começa a desenvolver uma conversa que pode durar o dia todo.

    Por um mundo onde isso mude. E engraçado também essa de ter que se sentir com culpa. Na minha família tem pessoas nos mais altos cargos e tem pessoas desempregadas que não param em emprego nenhum. Inclusive um desses tem pai e irmãos extremamente bem sucedidos mas ele... e assim é minha família, eu sou meio termo na minha família, meio pra cima mas muito aquém de outros. E dai ouço dos grandes críticas que devia estar igual a eles, já dos outros qualquer coisa "diferente" já acham exibicionismo e blá, blá, blá. Dai a gente se afasta pra viver, porque ter que justificar que comprou isso ou viajou pra aquilo querem, agora que acorda cedo pra trabalhar e sofre grandes pressões por resultados, por gente que no primeiro erro te puxam tapete dai ninguém se interessa.

    E por vezes a gente percebe essas coisas ainda pequenas. Quando eu era criança a mãe tinha mania de ajudar algumas pessoas e eu ia junto, ela comprava coisa no supermercado pra nós e pra essas pessoas e não é que as pessoas ou deixavam estragar ou iam viajar pra praia?? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Costumo ler por aí que quando criticamos uma pessoa é porque temos o mesmo defeito... às vezes demoramos para enxergar, mas esse dia chega!!! Assim estava eu... falando dos acumuladores até me dar conta da própria acumulação...

      Excluir
  2. Dói mesmo...quando nos aproximamos dos 50 anos de vida, algo mágico acontece.
    Nos sentimos numa reta diferente, meio contra a maré...
    Bate saudade do que não tivemos, angústia pelo que não mantivemos, desespero para viver, a tempo, o que não tivemos coragem de viver até então...

    É a vida pulsando mais madura e rindo do nosso jeito criança.
    Não é fácil controlar os sentimentos, pensamentos, fazer seleção do que realmente queremos em nossa vida, esquecer pessoas que nos fizeram mal, conquistar pessoas que queremos para nós...
    Embora tenhamos a expectativa de mais 50 anos, quem nos ensinará a fazer tudo da maneira certa?

    Para mim, o ideal seria se apaixonar de novo. Agora de verdade, sem reservas, sem rodeios, sem cobranças.
    Adoçar a vida dia a dia. Permitir-se sentar na varanda e ver as borboletas voando, o vento soprando, as nuvens vagando...
    Seria tudo de bom, você não acha??
    O que te impede de ser feliz?
    Você é uma querida!

    Beijo no seu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei todas as idéias...

      Quanto à pergunta da felicidade penso que sou feliz de uma maneira diferente e a cada dia estou ficando mais calma... vamos ver onde vou parar... rs

      Beijos

      Excluir