domingo, 29 de junho de 2014

O mofo nosso de cada dia...

Sua casa tem mofo? Claro que não, limpo todo dia, blá blá blá...

E lá veio um post em um grupo do facebook onde a pessoa perguntava como era a pia das outras. Algumas lavam as louças e já secam, outras (talvez a maioria) deixam a louça escorrendo e somente guardam quando está seca, poucas não usam escorredor e outro tanto simplesmente não se importa com a pia.

Aqui em casa normalmente deixo a louça lavada antes de ir dormir, procuro ir lavando após cada refeição e de manhã a pia fica limpinha com a louça do café lavada. Por vezes a criançada ajuda. E assim as coisas vão caminhando.

Como a pia tem caimento errado sempre fica empoçada água na parte da parede, passo o rodo, seco toda a hora e lá pelas tantas cria mofo nas partes mais molhadas. Água, bicarbonato, vinagre, veja limpeza pesada, WD40 e por aí vai.

Até aqui tudo parecia sob controle. Comprei um escorredor de louça de inox com uma bandeja plástica que "segura" a água. Achei que era a oitava maravilha do mundo, entretanto nesse ano de uso fui percebendo que o famigerado juntava mofo dentro e embaixo. Até aí tudo bem, lava a bandeja, esfrega a bandeja e hoje a bandeja foi para o lixo... isso tudo é muito nojento.

Também a pia embaixo dele e a lateral da pia que achei protegidas pela bandeja criaram mofo.
 
Escorredor sozinho e fico olhando. Mofo nas partes que ficavam em contato com a água da bandeja. Lava daqui, WD40 dali por sugestão do Pedro, escova de dentes para tirar o mofo dos cantinhos mais escondidos. Nunca imaginei que o escorredor estivesse nesse estado e nunca tinha observado sob esse ângulo para ver tanta sujeira.

Agora a louça vai para o escorredor e no final para cima do balcão que separa a cozinha da sala com um pano de prato embaixo, somente assim vai secar realmente e não vai mais criar mofo.

Lavei o porta talher do escorredor com mais atenção e olhei a bandeja do filtro de água, simplesmente nojenta essa peça que eu nunca havia retirado, precisei até de palitos para retirar o mofo dos cantinhos. 

Esponja bem lavada e colocada um minuto no microondas, dizem que mata as bactérias. Vai saber! Pelo sim, pelo não... é trocada uma vez por semana.

Porta detergente e esponja devidamente esfregado e mais mofo dentro e embaixo. Não, não pensem que eu nunca havia lavado, mas como a pia fica úmida ele sempre cria mais mofo e mais sujeira e mais microorganismos e daqui a pouco nasceria um monstro na minha cozinha!

Agora sequei bem a pia, tirei tudo de cima dela, a louça vai ficar secando em um local em que realmente vai secar e o resto tudo está lindo.

É só comigo que acontece esse mofo todo? Todo esse mofo pode contaminar os alimentos mesmo sem o contato direto?


11 comentários:

  1. Oi Ziula,
    costumo limpar o porta-talheres do escorredor com limpa limo pato purific. Dá aquela clareada e acho que fica bom.
    O saponáceo cremoso regular da Cif é ótimo para limpar o escorredor de inox e tbm o fogão. Experimente colocar um pano de prato debaixo do escorredor, no lugar da bandeja plástica. Quando a louça estiver seca, enxague e estenda o pano.
    Durante a noite, forre a pia com outro pano de prato e deixe o escorredor pousar em pé sobre ele.
    Você é uma "dona de casa" muito dedicada. Nem precisa tanto...tá tudo perfeito!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilda, vou anotar esse produto para comprar... estou colocando o escorredor no balcao que separa a sala da cozinha com um pano de prato embaixo, percebi que até a louça seca melhor...

      Beijos

      Excluir
  2. Bom, eu não tenho escorredor de pratos justamente porque o último estava um nojo de mofo, dai criei o hábito de não ter, é um saco secar mas como é pouca coisa vai... e esses que tem a bandeja já me falaram ser uma maravilha...

    Bem, a pia sempre foi e sempre vai ser um problema... na minha com aquele material antigo implicávamos com tal material achando que outro era melhor, fui ter a outra e dai sim que era pior. A da mãe acho que é boa, ou mãe sabe cuidar melhor dessas coisas que ficam com aparência melhor.

    Mas mofo é uma coisa curiosa, hoje fui limpar meus poucos sapatos que tenho aqui e uma bota daquelas de andar com os grampones que acabei comprando para aquela viagem estava cheia de mofo... e foi o que, dezembro. 6 meses pra estar daquele jeito, será que guardando em caixa fica melhor? Pois não tenho armário fechado para sapatos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque os sapatos no sol... pode ter algum problema de infiltração no apartamento porque não é normal mofar assim... faz um saquinho com tule e coloca barras de giz (daqueles de escola) dentro, coloca dentro do roupeiro e quando ficaram úmidas seque no microondas por um minuto e use novamente... pode colocar perto dos sapatos também...

      Excluir
    2. Tive que usar o google para saber o que era tule.... mas entendi, vou ver um dia que for no centro que lá devo encontrar. O mofo realmente me surpreendeu pois fazia muito pouco tempo que estava dito calçado lá...

      Excluir
    3. Tule é usado para roupinhas de bailarina... rs

      Excluir
  3. Adriana, cuida bem dos sapatos, coloca para arejar, faça tudo para não mofar. Fiquei descalça no meio do fórum por causa de um sapato mofado por dentro e que descolou todo. E era da Arezzo, então nem tinha desculpa de ser vagabundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, aí está o problema do excesso de sapatos e aqueles não usados... sapato não usado estraga mais fácil... e o mofo é um tormento mesmo... sorte que somente aqui na pia é que encontrei nesse lindo apartamento sol da tarde... rs

      Excluir
    2. Excesso de sapatos é exatamente meu mal. Mas já me livrei daqueles que não vou usar mesmo (salto agulha, saltos altíssimos ou bicos estranhos, de boneca ou de matar barata no canto) Minhas cunhadas ficaram muito satisfeitas em ganharem sapatos sem uso! Se eu não tivesse a minha mãe em SC para mandar as sobras daqui de casa eu não sei o que ia ser de mim, Já vai outro pacote esses dias: uns cinco blazers que não consigo usar porque acho que apertam o braço (faço natação) e vou desistir de tentar usar apertando.

      Excluir
    3. Gabriela já andei num carpete reclamando da sujeira que estava e o que era aquela coisa preta... depois vi que era um sapato que apesar de quase sem uso, estava guardado há muitos anos e quando fui usar fez a porqueira que fez.

      Excluir
    4. Bem, feliz em contar que sou a feliz possuidora de APENAS rsrsrs vinte pares de sapato... e alguns já já vão embora... tenho que tirar os tais blazers... cansei de usar esse tipo de roupa!!! Espero essa semana conseguir mais um pequeno destralhe...

      Excluir