domingo, 26 de outubro de 2014

E os recebimentos... pode uma pessoa não saber?

No post "Como está sua vida financeira nesse exato momento" prometi que daria notícias da pessoa em recuperação. Falei novamente no post "Compradora compulsiva".

Hoje vim aqui para contar mais um pouquinho. 

A proposta era que eu ajudasse e monitorasse débitos, créditos, conta corrente e assim fui fazendo, costumo cumprir o que promete e vou até o final com essa pessoa, até que ela realmente esteja equilibrada, com dinheiro indo para a poupança e todas as contas pagas, inclusive empréstimo com juros mais baixos que foi feito para salvar a situação momentânea.

Estavam proibidos os presentes, mas a pessoa terminou por comprar um único no mês, com uma boa justificativa e ainda dizendo que o presente foi comprado com valores extras que tinha recebido.

Conferi o extrato e vi que a conta continua negativa, a pessoa retruca que a conta não está negativa... daí tenho que explicar novamente como funciona o extrato e solicitar que nenhum outro gasto seja feito. Está certo que o presente não causou grandes estragos na programação, mas poderia ter sido evitado.

Além disso, constatei ontem que, apesar do acerto que tem com outra pessoa de pagamentos semanais, os valores não estavam sendo depositados desde setembro.

Quando comunico o fato, após análise do extrato de outubro e solicitação do extrato de setembro, ouço um grito "como é que não percebi isso???"... bem, olhem o ponto a que as coisas chegam... a pessoa combina o recebimento, acredita que os depósitos estão sendo feitas, inclui o valor no orçamento, paga contas acreditando que o combinado foi cumprido e... há dois meses o acordo não era cumprido.

Respirei fundo... procurei paciência e calma... pensei que realmente nunca ninguém ensinou o que era uma conta corrente, o que são débitos e créditos, que não se pode confiar cegamente em ninguém, que é preciso conferir lançamentos... e expliquei que tudo deve ser monitorado, fiz uma nova planilha, bem como o levantamento dos valores que devem cobrados da pessoa que não cumpriu o compromisso... agora é esperar para ver o que acontece...

Você já deixou de conferir valores que deveriam ser depositados em sua conta? Teve algum problema com isso?

4 comentários:

  1. Gente, essa pessoa é realmente perdida com finanças! :O

    Eu posso não ter conseguido controlar meus gastos por algum tempo, mas eu sei tudo que acontece na minha conta. Mesmo com débito automático, eu confiro faturas pra ver se o valor está certo, a data que vai ser descontado, se tem o dinheiro na conta... E reclamo se vejo algo errado, mesmo que seja centavos.

    Minha última batalha foi com meu banco que me cobrou tarifa de 2ª via de cartão sendo que me falaram na minha agência que não seria cobrado. Achei um absurdo! Ainda mais que cartão (da conta) vencia esse mês. No final das contas, me estornaram os valores, mas fiquei tão estressada que nem vou desbloquear o cartão de crédito (obrigada, banco, hahaha).

    ResponderExcluir
  2. Tenho pavor de débito automático. Prefiro pagar todo mês.Acho que vão cobrar mais e, ainda acho que deviam dar desconto.Como não dão que fiquem sem. Outra coisa que recusei foi o desconto em folha do plano de saúde. Prefiro aí o débito automático. Se não dão desconto por desconto em folha para que vou diminuir meu salario liquido e minha margem consignavel , mesmo que não esteja usando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, eu também tinha esse receio, mas a praticidade ganhou a disputa. A GVT dá desconto em débito e dá pra doar o dinheiro da fatura impressa pra alguma instituição. Aliás, só recebo papel em casa quando eles erram, porque desativei o envio de todas as minhas faturas. Eu não tenho carro e preciso pegar ônibus pra resolver as coisas, sem contar que sempre tem alguma fila, mesmo nos caixas eletrônicos. No final das contas, sai muito mais barato pra mim (tanto em dinheiro quanto em tempo), usar o débito automático. E também não gosto muito de desconto em folha.

      Excluir
  3. Por mais que não seja uma situação "engraçada", deve ter sido "mais descontraído" o momento da pessoa ter dado o grito de como é que ela não tinha percebido rs

    Tem uma música, da qual não lembro o nome, mas uma parte é "se vc quiser alguém em quem confiar, confie em si mesmo". Já foi, infelizmente, a época da confiança. No meu primeiro semestre de faculdade tive um professor que dizia pra fazer tudo por escrito, nem que fosse num papel de bis, mas isso funciona mais na teoria do que na prática e por ser assim, muitas vezes dá problema.

    Nunca é tarde pra aprender a lidar com finanças. Uma prima quando foi juíza leiga no JEC, teve que abrir conta num banco o qual ela odiava. Esse banco é o meu preferido, mas ela odiava. Dai como morávamos no mesmo prédio, as vezes eu acompanhava ela e num desses dias ela foi num caixa automático do banco esse, sacou um x lá pra comprar um som mais moderno para o carro e só um tempo depois percebeu que aquele dinheiro era o limite da conta, na verdade ainda não tinham depositado nada..rs, xingava o banco mas enfim, o erro era dela mesma. E ela tinha conta conjunta com o pai dela em outro banco, não sei como "desaprendeu", ou vai ver ainda nem sabia e só tendo a dela sozinha essa que aprendeu..

    Eu já tinha feito algo parecido uma vez quando recém tinha aberto uma conta universitária, eles davam cheque e tinha um limite e eu achei que podia dar cheque até aquele limite, até minha mãe me xingar dizendo que foi ver minha conta e estava negativa. Quase igual o da minha prima mas ela era saque e o meu cheque, somado ao fato que eu tinha 18 na época e ela quando fez já tinha pouco mais de 30..rs.

    Acho que numa maioria absoluta, ninguém chega para explicar como funciona as coisas, temos que ir atrás das informações, que hoje tem infinitas. Acho errado tentarmos justificar com exemplos anteriores até porque é muito injusto dizer que por exemplo de x ou y agiu assim, até porque se hoje ainda não é uma coisa que "vai atrás de ti" e sim uma coisa que tu tem que ir atrás, quem dirá como era antigamente, na época ainda da confiança, da palavra... o jeito é admitir o erro e dai pra adiante mudar.

    Eu tenho uma colega de trabalho que cai o dinheiro na conta no outro dia já era. Ela recebeu aviso prévio hoje e tudo bem que tem uma família que vai ajudar, disse para entrar na faculdade, dar um tempo, tem só 21 anos e muitos empregos virão muito facilmente. Mas nenhum vai ser suficiente se no dia seguinte acabar com o dinheiro. Precisa aprender a economizar, o mínimo que seja.

    ResponderExcluir