quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Será que o Rio de Janeiro continua lindo?

Hoje estou indo para Porto Alegre ficar cinco dias com uma das pessoas que mais amo na vida, minha irmã. Pretendemos dar um pulinho em Gramado, Canela, visitar e almoçar em um templo budista em Três Coroas, esse último por indicação da Adriana. Com certeza daremos um jeito na casa também, só para não perder o costume.

Depois volto e vou passar mais seis dias de férias com as crianças no Rio de Janeiro, sendo que essa cidade foi praticamente uma unanimidade. Para onde vamos? Rio, Maceió ou Natal? E não houve uma dúvida sequer.

A programação está mais ou menos feita, passagens compradas e hotel reservado. É claro que em Copacabana, minha avó adora as calçadas de Copacabana e sempre que tem oportunidade lembra como são lindas.

Feijoada na Mangueira no sábado e já mandei e-mail para confirmar se terá mesmo.

Favela tour, penso que o único a ser feito através de agência de viagens. Não, não é curiosidade de conhecer favela, pois quem mora no Brasil já está cansado de saber como são e como funcionam. O interesse aqui é na visita aos projetos sociais que as agências propiciam.

Pão de Açúcar, morro a 400 metros acima do nível do mar, sendo a subida através de bondinho - teleférico envidraçado - que tem como primeira parada o Morro da Urca para que se tenha uma vista da Baía de Guanabara e Enseada de Botafogo, chegando ao final do morro para que se tenha um visual panorâmico da orla da Zona Sul e de Niterói.

Visita ao novo Maracanã que foi reaberto em abril de 2013 e a exemplo do estádio do Boca tem tour até a beira do gramado, arquibancadas,vestiário e Hal da Fama, bem como ao Museu do Futebol.

Cristo Redendor, maior estátua em estilo art déco do mundo, no alto do morro do Corcovado, a 700 metros de altitude e permite visualizar grande parte do Rio de Janeiro. Ainda não sei como vamos, pode ser de van autorizada que partem de Copacabana (Praça do Lido), Largo Machado e Paineiras ou utilizando o Trem do Corcovado que parte do Cosme Velho com um percurso de 3.800 metros em meio a jardins temáticos com viagem cuja duração é de vinte minutos. Estou pensando que de trem possa ser mais interessante.

Santa Tereza que fica no alta de uma colina e ainda tem os trilhos do bondinho elétrico que voltou a circular esse ano. Local onde sobrados abrigam ateliês, lojas de artesanato, bares e restaurantes. Nesse local também tem o Convento de Santa Teresa, do século 19. Se sair a pé da Lapa consegue-se conhecer a mais famosa escadaria do Rio - a Selarón com 215 degraus recobertos de mosaicos de cerâmica e o nome é do artista plástico chileno que assinou a obra. Se for de bonde a partida é da Estação dos Bondes, todos os dias, das 07h00 às 21h30, que fica na Rua Lélio Gama, s/n, Centro (ao lado do prédio da Petrobrás e o telefone para informações é (21) 2215-8581 / 8559.
Talvez uma visita à Feira de São Cristóvão que funciona de segunda a quinta apenas para almoço de comidas típicas e de sexta a domingo de forma ininterrupta. Fica no Campo de São Cristóvão, s/n e o telefone é (21) 3860-2929

Um passeio pela Floresta da Tijuca que tem uma construção em estilo oriental a 380 metros de altura com vista panorâmica da cidade: Cristo, Lagoa, Pão de Açúcar e praias da zona sul. Pode-se chegar pelo bairro do Jardim Botânico.

Mirante Dona Marta que fica a 360 metros de altitude e pode-se ver a Baía de Guanabara, Maracanã, Cristo Redentor e Pão de Açúcar, sendo que é melhor visitar em finais de semana quando tem maior movimento de pessoas.

Quinta da Boa Vista, zona norte da cidade, que é um parque público com uma enorme área verde, lagos e prédios que contam um pouco da história do Brasil porque é onde está localizada a antiga residência da família real portuguesa, além do Museu Nacional de História Natural e o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro.

Ainda não sei se vamos no Sambódromo porque, por óbvio, estará vazio. E ainda teria a Cidade do Samba, mas somente há apresentações na quinta-feira, dia da semana em que não estaremos por lá, esse parque temático ocupa 114 mi metros quadrados e fica na zona portuária, tem os galpões das principais escolas de samba, sendo possível ver a produção de carros alegóricos e fantasias. Na quinta tem um espetáculo do coreógrafo Carlinhos de Jesus, com passistas, ritmistas, baianas e casais de mestre-sala e porta-bandeiras que termina com um pequeno desfile de Carnaval. Essa não vai dar mesmo!

Estou pensando se fazemos ou não um city tour, estando na mesma dúvida quanto à Petrópolis.

Quanto ao city tour seria interessante conhecer o centro da cidade com seus prédios, casarios, igrejas e monumentos. A Praça XV com O Paço Imperial, o Arco do Teles e o Chafariz da Pirâmide, bem como as igrejas : Igreja da Antiga Sé e a da Ordem Terceira do Carmo.  Depois andar pela Rua Primeiro de Março one se pode ver o Palácio Tiradentes, hoje sede da Assembléia Legislativa do Estado e a antiga sede do Banco do Brasil que é um centro cultural bem movimentado. Em seguida tem a Casa Franca-Brasil, o Centro Cultural dos Correios, locais com exposições. Após, andar na Rua do Mercado, local com muitos bares e restaurantes. Seguindo pelo Largo da Misericórdia , a Igreja de N.S. de Bonsucesso e o Museu Histórico Nacional. Continuando encontramos a Praça Mauá , o Mosteiro de São Bento, a Igreja de N.S. de Montserrat, o Morro da Conceição e a zona portuária. No coração do centro temos o Largo da Carioca onde se encontra o Convento de São Bento. Andando um pouco mais, a Cinelândia, grande praça rodeada pelo Teatro Municipal, o Museu Nacional de Belas Artes, a Biblioteca Nacional e a Assembleia Legislativa da Cidade do Rio de Janeiro. Cansei só de escrever!

Como está tudo ainda na fase do "mais ou menos", aceito sugestões de quem mora por lá ou conheça a cidade.

1. Oi, Ziula. Bom eu sou carioca e não conheço o Cristo Redentor, apesar de ter sido batizada na igreja que fica perto do ponto do bondinho. Vou te falar os programas que minha mãe fez com meus primos de fora ano passado: Pão de Açúcar o horário mais bonito para ir é no final da tarde para ver o Pôr do Sol. Os lanches lá são caríssimos. Também vale a pena ver o Pôr do Sol na Praia de Ipanema/Arpoador. Outro lugar que falam que é bom e tem vista é o restaurante Aprazível em Santa Tereza. Em Copacabana também tem o Forte de Copacabana, onde dá para tomar café/lanchar na Confeitaria Colombo lá dentro (filial), mas se for liga para reservar uma mesa no lado de fora com vista para praia. A entrada no Forte é baratinha, fui com meu irmão ano passado e acho que era 3 reais. No Maracanã fui esse ano com outros primos, realmente dá para ir ao lado do campo e no Museu, mas não fiz a visita guiada, o que permitiria ir em mais salas. A parte do Rio Antigo acho que dá para fazer de uma vez só: O CCBB, Casa França-Brasil, Paço Imperial, Igreja da Candelária e algumas outras menores ficam todas na Rua 1º de Março e na esquina da Presidente Vargas, depois vc pode ir ver na Cinelândia onde tem o Teatro Municipal, Biblioteca Nacional e Museu Nacional de Belas Artes e dali emendar com Arcos da Lapa e Santa Tereza, mas eu nem sabia que o bondinho tinha voltado, tem que ver pois o ponto final é por ali, perto da Petrobras (Av.Chile) não sei ao certo. Tem também o MAM (Museu de Arte Moderna) no Aterro do Flamengo e agora tem o MAR (Museu de Arte do Rio) na Praça 15. Com o metrô dá para ir por toda a Zona Sul, Centro e Maracanã, em Copacabana tem 3 ou 4 estações. Eu moro 30 km do centro de Petrópolis e no Centro tem para ver tem o Museu Imperial e a Casa de Santos Dumont, se der sorte consegue ver a Casa do Colono, mas é fora do Centro. Tem um tal de Museu de Cera com umas poucas peças e que custa caro. Nunca fui mas acho que não é grandes coisas. Tem que ver no site do Museu Imperial se vai estar aberto no dia que vc tentar ir e para a agência não te enrolar te levando até lá e quebrar a cara estando fechado (acontece, sei porque estou sempre com o preposto de lá). Tem um dia da semana que normalmente não abre, acho que segunda ou terça, mas pode ser alterado se houver feriado na semana anterior ou posterior (olha no site). Ninguém anda muito arrumado no Rio, pode andar de sandália/chinelo de dedo (talvez não em igrejas), sem maquiagem, de bermuda que ninguém vai ligar. Meu primo veio de fora e andava para todo lado com uma câmera Nikkon enorme, profissional e nada aconteceu com ele. Eu não faria isso! Um passeio de favela que está na moda é no Vidigal, mas acho que é pelo cenário (Praias de Ipanema/Leblon/Av. Niemeyer) não faço ideia se tem projeto social lá. Vocês também poderiam ir na Lagoa Rodrigo de Freitas, tem pedalinho, bicicleta coletiva (não sei o nome, triciclo?), tem uns quiosques na beira (verdadeiros restaurantes) lá, na banda mais próxima de Ipanema. Eu gosto de ir no Bar Lagoa, muito antigo, alemão, comida de bar mesmo, mas nada é barato no Rio perto dos valores da Região Sul, então se prepare!

1. Gabriela, todas as dicas anotadas e hoje é meu último dia para definir o roteiro... quero ir com tudo programado porque me conheço e se não fizer assim fico zanzando na cidade feito barata tonta... rs

2. Digo, Museu de Arte do Rio= Praça Mauá !

3. O Rio continua lindo sim!!

Bah eu tinha muito medo do Rio. Talvez pior que o medo que tu tinhas de SP... rs

Tenho uns tios e primos que moram lá e sempre me convidaram pra conhecer e ficar na casa deles e eu nunca quis, nem uma vez que queriam pagar a passagem.

Morando em SP e tendo o Rio há uns 400km, estrada boa pra andar, sem ser aquelas simples, um dia fomos e esse dia repetiu mais duas vezes... muito embora sejam coisa rápida, mas não conheço ainda tantos lugares como vais ir..rs, o que fizemos era ir num motorista contratado , ele trabalhava para o hotel e fechou um preço para levar em alguns pontos turísticos

1. Adriana, tenho pavor de São Paulo ainda, agora menos é certo, depois da última viagem fiquei mais "mansa".

Quanto ao Rio eu tinha medo sim, mas pesquisando vi que a coisa toda não é tão drástica assim e sempre procuro lembrar que pessoas vivem por lá e tem vidas normais, logo eu posso ter passeios normais também... parece bobo, mas o medo leva à essas reflexões...

Estou preparando os roteiros inclusive com o número dos ônibus, estações de metrô... adoro ir para outros países e utilizar transporte público, mesmo os mais simples... assim, não vejo razão para continuar agindo diferente no meu país...

O transporte público te aproxima da vida do povo e a experiência é ótima... quero que meus filhos tenham essa experiência...

4. Confeitaria Colombo tem a filial no Forte de Copabana e a sede no centro da cidade. Tem mais de 100 anos e toda em art deco, também é um ponto turístico. É perpendicular à rua Sete de Setembro, o ponto de metrô mais próximo é o Largo da Carioca. O centro vai ficando mais deserto à noite, então não deve ficar até muito tarde.