sábado, 18 de outubro de 2014

Sobre compras parceladas...

Responda: se você não tem dinheiro para comprar alguma coisa à vista, você deveria comprar esse item de forma parcelada?

Minha resposta atual, e já comprei muito parcelado, é "não" e por diversas razões.

A compra parcelada muitas vezes é uma compra por impulso, simplesmente você vê aquilo, olha apenas o valor da prestação e leva para casa. No dia seguinte, outro desejo imediato satisfeito e mais uma parcela. Chegando ao final de um mês, porque não temos mais noção de tempo pela forma como está passando rápido, você estará com seus rendimentos comprometidos e na maioria dos casos sequer tem consciência disso.

Somente quando para ou quando alguém chama a atenção e pede para que sejam somados os valores é que vem o choque de realidade, passando a perceber que os valores das prestações realmente não cabem no seu orçamento, que aquilo que foi comprado nem foi usado ou era simplesmente um desejo de algo sem utilidade ou passou a febre do uso, enfim... compras sem necessidade alguma e conta corrente estourada, orçamento bagunçado e vida financeira que virou um caos.

Uma boa tática para evitar essas compras por impulso é o uso da velha e boa caderneta que deve ficar na bolsa ou no bolso. Passei por uma vitrine ou estou na internet, vi algo que desejo, anoto, pesquiso preço, faço uma provisão de valores, economizo e depois realizo a compra à vista e sempre com desconto, até sites dão desconto para pagamento no boleto.

Adiar sonhos e desejos de consumo é o melhor que podemos fazer por nossa saúde mental. Ninguém vive em paz com dívidas, prestações, pagando juros e isso afeta inclusive nossos relacionamentos mais próximos, pois ficamos nervosas e acabamos descontando inconscientemente nas pessoas mais próximas.

Comigo é comum acontecer de anotar a tal "compra", até realizar a pesquisa de preços, fazer a economia para a compra e quando chega no momento de "fechar negócio" simplesmente a coisa não me interessa mais e o dinheiro vai ficando lá guardado e rendendo juros.

Qual a forma que você usa para controlar as compras? Realiza muitas compras por impulso? E as parcelas somadas cabem no seu orçamento ou não teriam sido incorporadas se fosse um ato consciente?

5 comentários:

  1. Eu acho que há exceções pra compras parceladas, coisas caras como geladeira ou fogão que podem estragar de repente e sem opção de conserto. Ou um carro, levando em conta nosso caótico sistema de transporte público. Mas confesso que eu tenho muitas prestações "pequenas" que não precisariam ter sido feitas. Um exemplo? Comprei uma bolsa de "grife" parcelada no cartão a perder de vista e o pior? Nem tirei a etiqueta porque não gostei e não é algo que vou usar. Dinheiro (e muito dinheiro, aliás) perdido? Com certeza. E fiquei sem a opção de comprar outra que eu realmente usaria.

    Ultimamente, venho usando o minimalismo pra me controlar. E uma abordagem mais radical como quebrar os cartões de crédito também funcionou. Se saio de casa sem eles e se não há dinheiro, não há como comprar.

    Estou melhorando minha vida financeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei com este dilema facilmente..... Primeiro eu não gosto de parcelamentos sob hipótese alguma. Cartão? Eu tinha um por 16 anos e decidi cancelá-lo. Pois minhas compras no cartão eram pagas no dia 10 do mês seguinte. Vi que era chover no molhado, ou seja..... decidi comprar só com dinheiro. E o cartão é uma ameaça forte para cair em compras como esta tua bolsa....

      Não parcelo nada. Nada mesmo..... nem programa televisivos em formato de carnê de BNH (casa própria=novela) eu assisto..... Brincadeiras a parte.... se não tiver como arcar a compra à vista, junto os pilas e vou as compras e ainda barganho um desconto por ter o dinheiro no bolso da bombacha....

      Excluir
    2. Minha meta é ser iluminada assim. :)
      Mas estou aprendendo que usar cartão é contar com o futuro e quem sabe o que acontece amanhã, né?

      Excluir
  2. Olá!
    O que me ajuda: orçamento mensal, ter uma lista das coisas que quero comprar e planejamento das contas anuais. Não adianta comprar um monte de roupas com o 13º e depois não ter dinheiro para pagar o IPVA.
    Uso cartão de crédito para o que preciso comprar. Já que preciso comprar algo, faço no cartão onde posso acumular milhas. As vezes parcelo compras maiores que vão constar no orçamento dos próximos meses. E NUNCA pago somente o mínimo do cartão. É uma regra de ouro para nós.
    Ah! Tenho um costume um pouco engraçado: as parcelas não podem passar de dezembro do ano atual. Detesto entrar janeiro com dívida! :)
    Parece tudo muito perfeitinho, não é? Mas as vezes falha. E falha mesmo! Aí tem que analisar o que aconteceu e voltar para os trilhos. Mas se não tiver um plano fica difícil voltar para os trilhos. Planejamento é fundamental.

    Bjs,
    Keila

    ResponderExcluir
  3. Parcelamento é pra ser usado, a meu ver, tão somente em casos necessários. Evito ao máximo, e sim, reduzi muito minhas compras, mas aumentei minha paz e não sinto a menor falta das coisas que compraria por impulso.

    É meio viciante isso e parece que tu incorpora aquele crédito que não é teu, depois outro cartão e a fonte de renda não é tão vasta quanto a quantidade de crédito que oferecem por aí.

    Mas tem vezes que dá vontade por não reduzirem o preço nem se tu sapatear e nos outros lugares igual e enfim, temos que ter calma nessa hora e eu hoje deixo e vejo outro dia ou por outro meio, mas não cedo `a minha vontade de parcelas nas todas vezes já que não reduz o preço...

    ResponderExcluir