quinta-feira, 19 de março de 2015

Educação financeira começa na infância

Desde muito pequeno o Pedro Henrique recebe mesada e ensinei a dividir em quatro partes: 

- poupança longe (30%) ele diz que vai comprar uma Ferrari... rs
- poupança perto (30%) para algo mais caro que queira comprar
- o que quiser (30%) que engloba desde lanche a qualquer outra coisa mais barata do dia a dia
- caridade (10%) que ele sempre me entrega para encaminhar para projetos sociais e campanhas

E isso foi se interiorizando...

Assim, desde muito pequeno ele adotou essa postura também para dinheiro que recebe como presente de aniversário ou de alguma outra data comemorativa.

Ontem ele completou treze anos e fomos jantar. O pai deu um envelope com dinheiro e entregou outro envelope enviado pelo tio, mesmo porque nessa idade é muito difícil comprar algum presente e ele normalmente diz que não está "precisando" de nada.

Pois bem. Chegando em casa ele juntou os dois valores e decidiu que ficaria com 20% para comprar um jogo de computador e me entregou o restante pedindo que colocasse na poupança e encaminhasse os 10% para a Campanha de Páscoa promovida pela OAB que beneficiará crianças de entidades beneficentes.

Esse menino certamente terá uma vida financeira adulta bem saudável! Amém...

4 comentários:

  1. Que legal que o teu guri tenha incorporado esse hábito, parabéns a ele, e que continue assim, para isso tem que seguir incentivando.

    Claro que se tu incorpora quando criança, até se sai da linha depois volta mais facilmente, mas toda idade pode incorporar isso, é só começar, com pouquinho que seja, pois as obrigações não permitem tanto, mas o hábito que se cria depois vai poupando em algo e juntando na poupança, se não, a pessoa pode até ganhar bem que nunca vai sobrar, nunca vai ser suficiente.

    Minha afilhada é enlouquecida pelo porco dela, isso que ele não é como um que eu tenho que dá uma hora lá e começa a fresquiar até tu botar uma moeda, e esses tempos quando estava com eles e falamos do porco eu falei do meu e ela "tu tem?" e foi atrás de uma moeda pra me dar..rs

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha Ziula! Parabéns para você e seu filho! Espero conseguir fazer isto com a minha filha.
    À propósito, preciso abrir uma poupança para ela. Só tenho dúvidas se abro no nome dela mesma (ela tem 6 anos) ou se no meu nome mas com valores destinados somente para ela. Você teria alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade tanto faz... basta que ela tenha CPF e se vc optar por abrir em nome dela poderá movimentar livremente os valores pois é a responsável legal...

      Excluir
  3. Ela já tem CPF. Então se ficar no nome dela à partir dos 18 anos ela já terá autonomia para mexer na poupança. .penso tb em talvez fazer um seguro de vida (que não seja caro) e colocá - la como beneficiária. Tenho um único sobrinho, ele é bem pequeno ainda e também tenho vontade de fazer uma poupança para ele. Depositar pequenos valores mensalmente e dar de presente quando fizer 18 anos. No banco me sugeriram fazer uma previdência para eles mas acho que gosta mais da idéia da poupança. Inclusive quando crescerem mais um pouco eles mesmos podem depositar valores tb.

    ResponderExcluir