segunda-feira, 11 de julho de 2011

Onze dias...


















Este final de semana está longe de representar a alegria desta foto, que fiz questão de registrar em dobro... ao contrário, foi um martírio... shopping para cinema, almoço e lanches... ainda não aprendi comer em outros lugares e preciso alterar os locais de refeições fora de casa. Ou melhor, diminuir estas saídas e cozinhar em casa, o que com o tempo ocorrerá, sendo necessário apenas adaptação em minha cozinha de "casa de boneca" onde passo o final de semana, tão pequena!

Bem sei que na praça de alimentação ou próximo a ela se encontram todas as comidas que possamos imaginar. Ocorre que para chegar até estes locais existem as lojas, com suas vitrines e seus manequins que falam, chamam, imploram, sorriem e até choram quando você vai embora sem entrar e comprar. É, realmente foi muito difícil.

Uma situação é você estar comprando muito pouco e outra é a "proibição" que me impus de deixar de comprar qualquer coisa não essencial. Tudo que é proibido é mais gostoso, diz o ditado, e penso que é verdade... foi difícil não me trair... e tinha que recordar constantemente o compromisso que assumi comigo e com as pessoas que acompanham este blog. Superei!

Depois desta resistência toda, chego em casa e minha secretária com uma sacola de roupas:

- Olha, achei a sua cara e trouxe para você experimentar - complementando - sem compromisso!

Abri a sacola, encontrando um vestido de lã - o meu único já saiu do armário faz tempo e eu estava muito querendo outro -, e uma manta de lã combinando com o vestido. Maravilhosos! Fui até o espelho, coloquei na frente, nem provei... não podia fazer isto, caso contrário minha resistência seria mínima.

Coloquei tudo na sacola e disse:

- Já falei que vou ficar um ano sem comprar, não me faça sucumbir às tentações!

Rimos muito e não comprei nada, ou seja, até mesmo em casa as ofertas chegam, de maneira sorrateira e quase irresistível.

Vocês devem estar pensando: onze dias, e já está assim? Estou preocupada porque segunda, dia 18, passarei a usufruir do meu período de desconexão, sem trabalho para passar o tempo, sem muitas pessoas para conversar, com muitas horas livres para passear e cair em tentação...

Feitas estas confissões, vamos recordar algumas dicas financeiras que fui pegando aqui e ali.

Tenha um sonho! Na medida em que você se impõe uma meta, grande ou pequena, começa imediatamente a trabalhar para alcança-la e a tomar providências efetivas para que ela se cumpra o mais rápido possível. De nada adianta você poupar, simplesmente por economizar, necessário que tenha um objetivo claro, pois dinheiro guardado é apenas dinheiro que pode ser gasto com qualquer bobagem.

Pague-se primeiro! Quando receber seu dinheiro, seja mensalmente ou outra forma que ele lhe chegue às mãos, separe um percentual para seu sonho, depois pague as contas do mês e somente depois, se sobrar algum, você gasta em coisas menos importantes.

Acaso seu dinheiro não seja suficiente para chegar ao final do mês, mesmo sem guardar para o sonho, vamos estudando, porque pode ser mais fácil do que você imagina... confesso que em relação a orçamento bastou para mim ter um sonho.

Deve ter ficado outra pergunta: porque aquelas duas fotos iguais no início deste post?

Quero dizer a você: Seja feliz! Procure momentos felizes, sem esquecer que eles deixam de acontecer quando você gasta mais do que pode ou precisa arrumar todas as coisas desnecessárias que acumulou!!! A felicidade está nas coisas simples e situações inusitadas, basta observar!!!

3 comentários:

  1. Oi Ziula!!!! Hoje fui no shopping também, acompanhar meu amor às compras... ficamos andando pelo shopping e eu entrando em mil lojas lindas, cheias de coisas... nossa, de muita vontade de comprar! O mai interessante é que, depois de andar por uns 40 minutos, fui sentindo um vazio, uma coisa ruim, uma melancolia... e percebi que aquela sensação tinha a ver com essa sensação de consumismo, esse desejo de comprar, essa coisa que faz a genter se sentir meio de fora do mundo das pessoas que compram... estranhíssimo... foi sair do shopping para a sensação passar. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Marina,

    Não consigo postar no seu blog... Preciso de ajuda para colocar os blogs que sigo no meu.. nao tem jeito de aparecerem...

    Quanto ao seu comentário, precisamos observar estes sintomas para começar a frequentar outros lugares que não tragam este sentimento. Para que sentir isto, quando há tanto de bom para ser sentido???

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ziula, parabens!
    Sabe que me vi no seu post?
    Tambem tenho evitado shoppings, tem um no centro, bem próximo ao meu trabalho, onde almoçava sempre... e tenho evitado, sabe? Porque não é muito bom nos expor gratuitamente à tentação...
    é isso aí, firme em frente!
    Bj,
    Lu.

    ResponderExcluir