segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Mágica do cartão de crédito e do parcelamento!


Simplesmente adoro tomar café na padaria! Neste local encontro casais com ou sem crianças, idosos, pessoas solitárias e as conversas que escuto são as mais variadas. Sim, escuto!, ao contrário do que ocorre quando vou à praça de alimentação do shopping ou outros locais badalados onde se reúnem jovens.

Ontem chamou atenção um senhor com aproximadamente setenta anos que conversava com senhora da mesma idade. Ele falava que seu dia foi muito especial, pois tem um blog e recebeu um e-mail de uma moça informando que utilizaria seu post para aula na faculdade. Pelo que entendi, ele é médico. 

Estava feliz também porque comprou para si um presente de Dia dos Pais. Contava ter adquirido um GPS que, além de indicar a localização, permitia gravar músicas e filmes, vindo inclusive com suporte para o painel do carro. A maravilha disto tudo também consistia em não ter pago frete, parcelamento em seis vezes e entrega ocorreu em três dias!

Cartão de crédito e internet realmente são mágicos!

Minha filha solicitou meu cartão de crédito emprestado para uma compra e ligou eufórica: Mãe, cartão de crédito é mágico!!! Quero um também!!!

Pode até existir esta magia e esta euforia toda, entretanto, necessário aprender desde cedo que esta mágica reflete no mundo real.

Fiquei me perguntando se o senhor da padaria fez uma pesquisa de preços, porque mesmo na internet há diferença de preços e o valor do frete  muitas vezes está embutido no valor do produto. Sempre uso o buscapé ou outros sites de pesquisa para comparar os preços e encontro coisas inacreditáveis, diferenças de até 30% ou 40%.

Quanto ao parcelamento, demorei muito tempo para perceber minha irritação mensal que esta facilidade trazia. Comprava alguma coisa raciocinando que se o preço à vista era o mesmo à prazo, valia a pena parcelar, sem perceber que estou há cinco anos sem reajuste e que o parcelamento não faria diferença, exceto para que lembrar todo mês que tinha comprado determinado produto e esquecer esta compra quando ia fazer outras. 

Resultado: irritação e ansiedade para que as doze parcelas mensais terminassem logo, além de surpresa ao somar todas as compras feitas em parcelas pequenas que resultavam em grande valor e perda do referencial das despesas mensais!

A mágica deve ser desvendada desde a primeira utilização do cartão, como naqueles programas que contam a forma de fazer o truque! E nossas crianças e adolescentes devem ter consciência de que o mundo virtual traz consequências para o mundo real. 

Utilizar cartão de crédito é fantástico, fácil, rápido, desde que saibamos o tanto que temos que trabalhar para suportar todas as contas mensais e a necessidade de ter um controle absoluto dos gastos para poder quitar a fatura do cartão sem parcelamento.

Você já verificou o custo para parcelar sua fatura de cartão de crédito quando paga apenas o valor mínimo exigido? Pois é, somente posso dizer ATENÇÃO e amor próprio, considerando que o dinheiro que você gasta vem do seu trabalho e as horas gastas em trabalho são subtraídas do convívio com a família e do lazer. Então, vale a pena trabalhar tanto, para ganhar mais, para gastar desenfreadamente?

Para finalizar, senti a felicidade do senhor ao ver seu post utilizado em aula na faculdade de medicina! E ao escrever aqui, tenho a pretensão de poder ajudar outras pessoas, além de estar me ajudando por ter um compromisso que não é mais somente meu... o ano sem compras! 



5 comentários:

  1. Ola Ziula;

    gostei muito da idéia de ficar um ano sem comprar algo novo e vou ser solidário. Comecei a escrever um Blog sobre Educ. Financeira como parte de um processo para reorganizar minhas finanças.
    Boa sorte na sua empreitada.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelos votos de boa sorte!

    Vamos caminhando e aprendendo...

    ResponderExcluir
  3. Ziula, eu não tenho cartão de crédito no momento e, por causa disso, todo mundo me trata como um alinígena além das pessoas desconfiarem da minha capacidade de poder honrar meus compromissos financeiros. Quando fui financiar meu carro (precisei comprar urgente e não dava mesmo para esperar) a financeira quase não aprovou o financiamento quando soube que eu não tinha cartão de crédito. Deduziram que, se não tenho cartão de crédito, é porque meu nome deve estar sujo. Foi uma situação tão chata e revoltante (além de surreal) que cheguei a considerar a hipótese de pedir um cartão no meu banco somente para não passar por isso caso quisesse financiar qualquer coisa. Detalhe: sou funcionário pública estável, ou seja, a chance de eu ficar desempregada é bem próxima de 0!!!

    ResponderExcluir
  4. Marina, eu não saberia como viver sem cartão de crédito... rs... até porque compro absolutamente tudo no cartão, desde lanches, mercado, gasolina, isto para trocar por pontos da companhia aérea que já me quebraram muitos galhos... tenho uma filha que mora em outro Estado e sempre vem me visitar.

    Agora, confesso que tenho o sonho de viver sem cartão de crédito e pagar tudo em dinheiro. Quem sabe um dia!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Fiz um curso de finança pessoal onde o professor, economista das principais universidades daqui disse não ter cartão de crédito e que infelizmente em alguns casos era obrigado a usar o da mulher dele, pois simplesmente só aceitavam cartão de crédito.

    Eu acho o cartão de crédito uma maravilha para ganhar milhas e só. Evidentemente uso também para compras parceladas mas meu sonho é deixar de faze-las, as vezes é difícil pelo momento, outras pois me sinto uma boboca pagando em 1 x, se em 12 é o mesmo preço. E chorar por desconto é tão desgastante quanto ver aquela compra pingada todo mês.

    Mas devemos ter cuidado com cartão pois é a maneira mais fácil de se endividar. Sem contar as fraudes quando usamos nosso cartão em lugares com máquinas que clonam, temos que ter cuidado, olhar sempre, pois eu pelo menos já tive problema de duas compras que não tinha sido eu quem fiz, fui no banco reclamar e o gerente disse que no dele também tinha acontecido.

    E pesquisar preços também é importante, mas o mais importante é pesquisar a reputação do site/loja se for pela internet, que as vezes o barato sai caro.

    ResponderExcluir