sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Mudanças, impressões e consequências!





Mudanças são coisas misteriosas!

A sensação é de ir mexendo em um baú de antiguidades contendo coisas necessárias, outras de valor sentimental e também muita tralha física e emocional.

Quando você tira ou modifica algo, outras coisas que você nem imaginava que existiam, surgem e eram muito mais graves do que a superfície da "bagunça".

Por outro lado, parece que o universo vai conspirando e diz: você quer mesmo uma nova vida? Estão você terá! E, se você se esforçar, será melhor que a anterior!

Muitas situações estão se delineando desde que deixei de comprar, percebendo melhor que a lógica do consumo extrai das pessoas valores e prioridades, preocupadas que estão nos bens que possuem ou desejam e que, no final, não lhes trazem a almejada satisfação, pois quanto mais olham estes objetos, mais esquecem de si mesmas, de sua essência, deixando-se levar pelo "marketing" e sempre por novos objetos que surgem, tornando os anteriores, no seu modo de ver, obsoletos, exigindo sempre a aquisição das últimas novidades, quando poderiam muito bem utilizar com qualidade aqueles que já possuem.

O consumidor se tornou um objeto e somente sente insatisfação pelas próprias conquistas, deixando de enxergar que são belíssimas e suficientes.

Participei da reunião de condomínio e estranhei o fato de alguns dos moradores, não era um só não, menosprezar o lindo prédio que moramos, dizendo que não poderíamos fazer alguma coisa - não lembro o que - porque não morávamos e não tínhamos as mesmas condições dos moradores do prédio de luxo que fica na esquina. Seria cômico se não fosse trágico!

Estamos em um edifício com vista privilegiada, área de lazer maravilhosa, os empregados que cuidam da manutenção são de uma atenção até exagerada com a gente e, ainda, assim alguns moradores se sentem inferiorizados por não residirem naquele outro, da esquina.

Que mundo estamos vivendo! Não basta ter uma casa para morar, não basta que ela seja linda, não basta que tenha todas as comodidades de um condomínio moderno! É uma triste constatação, mas precisamos encará-la de frente e rever os valores que estabelecemos para nossa vida e para nossa família.

Bem, mas fugi do assunto, porque queria contar apenas que o universo está conspirando a meu favor desde que passei a focar em coisas mais importantes que o consumo desenfreado e desejos sem sentido que apenas reforçam uma lógica capitalista que traz infelicidade e insatisfação.

Absolutamente tudo no meu dia está caminhando de uma forma quase osquestral, sem nenhum instrumento desafinando e isto pareceu surreal no início, depois percebi que veio do fato de manter o foco no que importa e relaxar frente às coisas do mundo.

Ontem tinha 37 audiências, isto mesmo, trinta e sete, divididas entre o período da manhã e da tarde, meu filho de nove anos fazia questão da minha participação nos jogos da escola e expliquei a dificuldade, informando de que compareceria, mesmo com atraso.

Não se sabe porque milagre do destino, estava liberada às 14h20 e fui para o colégio. Chegando lá encontrei o pequeno sentado em um banco, tinha sofrido uma torção no pé que resultou em ida ao pronto socorro, radiografia, imobilização e impossibilidade de jogar futebol. Bem, fiz tudo isso, exatamente quando ele mais precisava de mim, levei-o para casa e consegui retornar ao trabalho a tempo de verificar a última audiência que seria às 15h42.

Tinha também o sonho de manter todo o meu trabalho em dia, certo que existe o prazo de trinta dias para entregá-lo, mas odeio última hora e detesto ver os papeizinhos indicando o que tenho que fazer. Sonho também realizado, não há nada pendente, nem necessidade de anotações!

Agora temos o processo eletrônico em fase de implantação e confesso que minha sala estava uma bagunça e eu pensando: li em algum blog que basta você tirar cinco coisas por dia. E quem disse que eu fazia isto? Então, nosso processo eletrônico apresentou problema que eu não podia resolver e alguém tomou meu lugar junto ao computador, virei para a bagunça de papel e pensei em tirar cinco coisas, resultado foi que tirei todas aquelas que não mais me serviam e o local ficou super organizado.

Entretanto, se quisermos criar confusões é muito fácil. Não sei se vocês perceberam o que estava virando este blog: uma miscelânea, vários focos que não permitiam à pessoa saber exatamente o objetivo dele.

Ontem resolvi mudar esta situação! Este blog é para sentimentos e experiências pessoais do ano sem compras, também para os sentimentos que estão em ebulição e providências que estão sendo tomadas em todas as áreas de minha vida.

Logo, vocês podem observar que estou retirando as receitas, exceto aquelas em que sentimentos foram expressados, sendo que todas as demais, com declarações amorosas ou não, passarão a constar de novo blog http://saboresimperdiveis.blogspot.com/ assim, quem quiser receitas é só ir para lá.

Pelo jeito eu estava criando desorganização, quando o que mais pretendo atualmente é organização em todos os níveis.

Tenho muitas outras coisas para contar que ficarão para o próximo post, mesmo porque descobri que tenho uma seguidora muito especial, minha filha, e ela solicitou posts mais breves!

Até mais!




2 comentários:

  1. Que bárbaro Ziula, os teus textos sempre tazem uma "cutucada" na moleira da gente. Isso é ótimo, faz pensar, faz buscar novos paradigmas, como tu mesma coloca. Tá muito legal teu Blog.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Duda,

    Obrigada! Estou precisando mesmo pensar em muitas coias, porque meu objetivo é deixar algum exemplo de vida diferente, mas para isto preciso viver diferente e é isto que estou tentando.

    Bjs

    ResponderExcluir