segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

"Jeannie é um Gênio"

Alguém por aqui lembra dos episódios de "Jeannie é um Gênio"?

Bom mesmo se na vida real fossemos como ela e apenas mexendo o nariz conseguíssemos acabar com a bagunça. É, infelizmente, não é assim que funciona e para terminar com a bagunça somente existe uma solução: não deixar que ela se instale!

Para que ela - bagunça - fique bem longe da sua casa primeiro você precisa "destralhar", deixar somente o essencial, não ter itens desnecessários ou supérfluos que precisem ser mantidos, arrumados. Imagine quanta coisa você tem guardada e lá pelas tantas precisa tirar o pó, limpar prateleiras, colocar produtos para conservar, reoorganizar, comprar mais organizadores para que tudo fique "direitinho".

Acaso essas coisas não existissem, quanto tempo sobraria para outras atividades mais prazerosas?

Tenho um certo fascínio, gosto muito mesmo, de dormir depois do almoço, quinze minutos, meia hora, uma hora, o tempo que for possível e dependendo do dia da semana. Preciso limpar a cozinha. O que você preferiria: dormir sabendo que tem trabalho e depois acordar com tudo bagunçado ou já ir dormir com tudo arrumado? Sempre escolho a segunda alternativa, afinal em cinco minutos limpo tudo, deixo a louça escorrendo e quando acordo só preciso guardar.

Dá trabalho ser organizada? Penso que tenho mais trabalho quando deixo as coisas fugirem de controle. Não suporto cama desarrumada, cozinha suja, diversas coisas espalhadas pela casa, roupeiros bagunçados. Então, cama arrumada já ao levantar, cozinha limpa ao final de cada refeição (o tempo de esquentar a água para o cafezinho e já está tudo limpo), tudo que é usado termina por ser guardado ao final do uso, roupas guardadas somente dobradas e se experimento apenas já guardo novamente.

Pode parecer trabalhoso, mas quando incorporamos esses passos na rotina diária tudo fica mais fácil e a cabeça também fica livre.

Um cesto para roupa suja em um dos quartos e tudo que está sujo vai para lá. Um cesto para roupa que deve ser passada, quando recolhida do varal já é dobrada e colocada nesse cesto ou guardada imediamente se independe do ferro de passar.

Outras pessoas que moram na casa podem e devem ajudar, talvez precisem ser orientadas e talvez você precise delegar algumas tarefas, entretanto, com todos colaborando e tendo atitudes parecidas tudo fica mais fácil.

E ao ver todas essas coisas, tomar todas essas atitudes, manter seu lar organizado certamente você pensará duas ou mais vezes até trazer novas tralhas para casa, pois vai saber que terá que limpar, organizar, manter ou mesmo saberá que sequer tem onde guardar.

Não deixe a bagunça se instalar e se ela já se instalou tome uma atitude, talvez uma pequena atitude, uma peça por vez, um final de semana inteiro ou qualquer outra solução, apenas termine com ela e depois nunca mais você terá tantas preocupações.

4 comentários:

  1. Nunca vi “jeannie é um gênio” mas gostei da ideia de arrumar com o nariz, seria uma boa.

    Tem uma propaganda, ou tinha pois vejo pouco tv, mas era de uma máquina de lavar que eles olhavam pra roupa e com os olhos faziam ela ir para máquina.

    Queria ter essa tua disposição mas não consigo. Lavar louça em 5 minutos? Nem meu copo e xícara do trabalho gosto de lavar. Já cheguei a fazer um esconderijo entre uns livros e o monitor. Só tendo olhos de tundera para ver. Mas a senhora da limpeza descobriu. E eu sei que pensar em algo para esconder leva até mais tempo que lavar, mas é que não consigo gostar. Acho um saco. Muito do meu entrave na cozinha deve ser por essa razão. Só de pensar na quantidade de louça suja já desisto.

    Gosto de casa arrumada, organizada. Gosto de pessoas organizadas, etc. Mas não consigo ter um nível assim, meu máximo é o meio organizada , casa meio arrumada. Bom, meio já é melhor que nada. Atualmente tento com um certo êxito mas é só um piscar para voltar a não fazer, tenho que ter muito auto-policiamento.

    Agora, gostar de dormir depois do almoço e achar o freeshop de Buenos Aires o melhor, estranho que escrevas em português....rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, deve ter algum vídeo no youtube, experimente assistir... é uma gracinha!!!

      Quero essa máquina da propaganda, mas também quero que as roupas saiam da máquina e o ferro passe sozinho... famigeradas camisetas de algodão e com dois adolescentes é o que mais tem, embora o Pedro hoje pela manhã tenha dito que vai passar a usar camisetas de dryfit que são mais fáceis de lavar e não precisam ser passada... EBA!!! Ele odiava esse material, mas acho que está percebendo o trabalho que tenho! Só alertei que precisamos acabar primeiro com as camisetas de algodão da escola que compramos...

      Louça em 5 minutos ou menos hoje em dia decorre do fato de passar pela pia e ir lavando o que encontrar... assim não acumula, o problema do serviço doméstico é deixar acumular!

      Siesta... adoro... adoro dormir depois do almoço e amo freeshop de Buenos Aires, enfim, quase uma argentina perfeita... rs

      Excluir
  2. Um pensamento que tenho em mente diariamente e que me ajuda muito a não procrastinar a arrumação diária: "se pode ser feito em até 5 minutos, faça agora!"

    E não adianta a gente fugir, porque todo dia tem que ser igual senão a coisa desanda.

    Beijinhos e boas arrumações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valerie, impressionante o que se pode fazer em 15 minutos e depois de algum tempo você gasta até menos tempo, não é mesmo!

      Rotina, método, organização e tempo para usar como quiser...

      Beijos

      Excluir