terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Vou dizer o contrário do que disse antes...

Aquele idílio de respeitar a vontade do próximo e fazer tudo ou quase tudo sozinha, com pequenas ajudas imploradas e respeitados os desejos alheios terminou ontem mesmo. Após escrever o post aconteceram fatos que nem cabe aqui relatar.

Recebi também muitos e-mails apoiando e outros sugerindo atitudes diferentes pelo próprio bem dos meus filhos. Demonstraram as sugestões de mudança que era o melhor caminho para resolver o estresse que surgiu.

Quem tem mais de um filho sabe da dificuldade de pedir para que um faça alguma coisa e já ele começa a questionar o que o outro está fazendo ou irá fazer.

Pois bem. Resolvi partir para o "Plano B" e quando retornaram da escola ou faculdade já encontraram na geladeira uma lista de tarefas não exaustiva é claro, pois outras atividades podem ser solicitadas dependendo da correria em que me encontro.

As tarefas foram divididas considerando a idade e a capacidade para realizar cada uma delas e hoje funcionou maravilhosamente bem, melhorando o humor e todos com consequências ótimas para o relacionamento familiar. Cumprimento das tarefas como condicionante de algumas benesses (computador, vídeo game, academia, futebol, passeios), afinal atualmente todos temos metas para cumprir e é preciso começar cedo para acostumar.

Querem ver?

Pedro Henrique:
-  arrumar e tirar a mesa para o almoço, inclusive providenciando o sal e azeite para temperar a salada, bem como a água ou suco 
- colocar o galão de água de 5 litros na geladeira quando o anterior estiver terminando (ainda não temos filtro)
- louça utilizada no dia deve ser colocada na pia (copos e talheres na cuba, pratos na bancada sem restos de alimentos)
- roupa usada no dia, quando suja, deve ir para o cesto (não tinha calça limpa hoje de manhã e falou que eu não olhei que estava suja)
- tirar o lixo orgânico e reciclável da cozinha sempre que necessário
- mesa do jantar arrumada por todos e cada qual tira seus pratos e talheres para colocar na pia
- ler uma hora por dia
- fazer a lição da escola e do inglês - lição terminada, material guardado

Izabel:
- lavar TODA louça do almoço, inclusive travessas, panelas e embalagens recicláveis
- buscar Pedro na escola, aquecer e servir o almoço quando não venho almoçar, sem prejuízo da tarefa anterior
- lavar liquidificador e batedeira quando usar para preparos individuais
- louça utilizada no dia deve ser colocada na pia (copos e talheres na cuba, pratos na bancada sem restos de alimentos)
- roupa usada no dia, quando suja, deve ir para o cesto e limpa deve voltar imediatamente para o guarda roupa
- tirar o lixo dos banheiros sempre que necessário
- mesa do jantar arrumada por todos e cada qual tira seus pratos e talheres para colocar na pia

Pequenas tarefas, bem divididas, que não cansam ninguém e poupam quem faz todo o resto. Espero que continua funcionando e hoje o Pedro até aprendeu a estender roupa, foi muito engraçado, pois para mim já é uma rotina e fácil de fazer, para ele uma dificuldade entender até como deveria ser colocado o prendedor.

Avisado que as tarefas não mais serão solicitadas e deverão ser cumpridas conforme escala que será analisada diariamente.

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