sábado, 16 de fevereiro de 2013

Organização "level 45"

Recebi esse comentário no post "Como começar (comentário da Adriana)" e achei maravilhoso, por isso virou post também:

"Oi Ziula

A minha maneira de organizar a vida financeira e que, até agora tem dado certo é a seguinte. 

Tenho uma planilha com três colunas: curto, médio e longo prazo. 

Me programo para comprar tudo a vista. 

Assim, na coluna de curto prazo incluo as compras que devem ser feitas em até três meses (ex: uma calça, alguma coisa simples para a casa). Daí, quando junto o dinheiro que preciso, vou lá e compro. 

No médio prazo concentra-se as compras até três anos (troca de carro, alguma viagem maior) e no longo prazo somente a compra da casa. 

Coloco em cima da coluna o valor total que preciso para adquirir o produto e a cada mês faço o abatimento do valor que consegui juntar. 

Desta maneira, em 4 anos que uso este método, já consegui realizar 5 metas de médio prazo e várias de curto prazo. Mas todo o processo requer paciência e disciplina. O bom é que com o tempo passa a ser tão natural, que nem contamos mais com o dinheiro que foi devidamente guardado."

Ainda não cheguei nesse nível de organização, mas é uma forma de organização financeira maravilhosa.

E você tem alguma forma diferente de lidar com os valores que recebe? Divida com a gente!!!


2 comentários:

  1. Legal ver relatos que contribuem com o que buscamos.

    Eu estou nas fases iniciais ainda, mas é muito bom ir passando de fases. Pegamos o jeito e dificilmente retrocedemos, se isso acontece é fácil voltar para onde paramos.

    Apesar de estar umas fases já acima do inicial, não tenho um plano bem definido assim. Não troco de carro, mas o meu tem o que chamaria de “kit de sobrevivência”, gosto dele. E esses tempos não conseguia lavar, quando saio do trabalho já estão fechados, só ficando abertos aqueles que são muito caros. Tentei um domingo, inútil, nem as máquinas trabalham. Nisso uma luz, o zelador. Ele lavou na garagem, enquanto eu fiquei confortavelmente em casa, depois me entregou a chave para receber. No outro dia meu carro parecia novo. Acho que achei a fórmula para ter um carro novo por semana. E de forma bem econômica e prática, que ele fica bem feliz e eu mais ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trocar de carro é uma coisa que não me passará pela cabeça durante muito tempo, precisei ficar traumatizada com a última troca por "n" razões para aprender. Tenho um carro ótimo, mas poderia ter utilizado o dinheiro para coisas que rendessem algum valor.

      Excluir