quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Resultado das planilhas

Terminei ontem mesmo os meses de dezembro e janeiro. As planilhas demonstram que o controle financeiro vale a pena e é preciso pensar nele a cada gasto, a cada compra que pensamos fazer, a cada prato que fazemos em nossa cozinha, a cada máquina de roupas que lavamos. Todos os atos nos levam a ter equilíbrio financeiro, basta começar!

No início do primeiro ano sem compras tive crises de abstinência. Sim, isso mesmo, por mais bobo que pareça! Ainda hoje tenho os mesmos sintomas quando me deparo com uma compra que penso em fazer de um item que realmente não estou precisando.

Os gastos estão muito mais conscientes e sei muito bem o que tenho hoje.

Certo que o destralhe e o consequente conhecimento do que realmente gosto levam à desnecessidade de muitas coisas que antes pareciam essenciais.

Hoje sei muito bem o que deve entrar no meu guarda-roupa, o que precisa entrar e o que realmente vou usar, depois de tanto dinheiro colocado fora em bolsas, sapatos e roupas que não uso. Para que perder tanto tempo com coisas sem utilidade.

Preciso de um sapato preto? É um sapato exatamente preto que vem para casa. Antes ia procurar um sapato preto e vinha com um preto, um marfim e um marrom, afinal achava que tinha amado os três. Só o tempo para demonstrar que o realmente usado seria o preto e os demais ficariam estragando e somente pegando poeira e exigindo arrumações a cada vez que limpava a sapateira. Aliás, nem tenho sapateira no guarda-roupa do apartamento.

Outras coisas? Nem tenho onde colocar! Tudo aqui no apartamento novo é funcional e essencial, nada fica sem uso, nada fica parado.

Engraçado foi perceber que o Pedro estava usando sempre as mesmas camisetas. Agora eu lavo e passo, somente assim percebi que deveria fazer a troca das roupas na pilha do armário. Crianças pegam aquelas que estão mais em cima, então passei as usadas para baixo e estou esperando o resultado.

Logo que possível posto uma rotina que criei e tem dado certo, pois ser mãe, profissional, dona de casa, cozinheira, lavadeira, passadeira e tudo mais dá trabalho, mas está sendo mais prazeroso que penoso! Basta que haja uma organização, uma constância e uma rotina que seja seguida religiosamente.

Gente! Está dando certo! O que mais me apavorava era a roupa e a comida, felizmente estou tirando de letra! Mais uma vez aprendi que não devemos nos preocupar (pré ocupar, ocupar antes do tempo), devemos aprender e deixar acontecer. Sou mais capaz do que pensava ser!!! 

É a primeira vez na vida que fico sem empregada doméstica. Desde que casei em 1983 tive ajudantes e nunca me preocupei com a rotina doméstica, nem mesmo no curto período em que passei como dona de casa, sempre tinha outros interesses. Agradeço a cada uma das minhas ajudantes, pois aprendi muito com elas e sem esses exemplos certamente não estaria me dando tão bem hoje!

No final tudo dá certo e se não deu certo ainda é porque não chegou no final!

E viva o minimalismo!!!

4 comentários:

  1. Ziula!!!!

    Nunca tive empregada tbm, e não acho importante ter...sempre me virei sozinha...concordo com você!!! Basta criar uma rotina...

    Agora, me diz uma coisa...como vc lida com a questão da compra das bolsas...eu ainda estou refletindo sobre este assunto (meu pto fraco - rsrs)
    POrque eu vejo a questão da beleza, do design, da praticidade, da durabilidade...mas, ontem eu presenciei uma profissional do mundo jurídico que expôs 2 bolsas de marca em cima da sua própria mesa (que significava em média 10 mil reais em bolsas)...é, a bolsa de marca virou símbolo de status, poder...
    O que vc pensa sobre isso?? Até onde eu devo me deixar influenciar por questões como essa?? Qual a imagem que quero expor??? Qual verdadeira importância disso??? E nós sabemos, que isso acontece tbm com modelos de carros, roupas,óculos, relógios, enfim...


    Um super beijo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, vc já deve ter lido o post das bolsas e todas as respostas que me vieram à cabeça para seus questionamentos. Boa sorte!!! Beijos

      Excluir
  2. Que legal! Foi melhor que lavar a louça não foi? Eu gosto bem mais.

    Muita gente não gosta disso para não ver o tamanho do susto. Eu já fui assim também. Não adianta nada, só um atraso na vida.
    Para solucionar um problema primeiro temos que saber qual é o problema.

    Os hábitos com o tempo tornam-se tão comuns que até os que nos rodeiam se acostumam e nem ficam com as caras feias ou debochando.

    Eu não uso muito dinheiro em espécie, mas no que uso (geralmente só para almoçar e coisas pequenas) sempre peço a nota fiscal. Já ouvi deboches, já ouvi indiretas que eu estaria sendo ressarcida pelo almoço, já vi muita cara feia das caixas. Hoje: não ouço nada e as caixas dão como se isso fosse normal, pois sempre tem uma fila enorme para pagar e quando ela vai tirar minha nota tem uma “tripa” bem comprida das pessoas que não pediram. No meu qualquer uma já vai cortando a “tripa” e me dão. Devem pensar “ah, agora é a chata da nota”... rs.

    Com os gastos sendo somados já consegui ajustar muita coisa que precisava de ajuste, já paguei imposto em novembro do ano anterior ao cobrado, já reduzi contas fixas em 50% ou mais. Antes de saber onde ia parar já paguei parcelado e era tão ruim que uma vez paguei duas vezes a mesma parcela. Apesar de perceber o erro e obter o ressarcimento, pagar com desconto é muito melhor.

    Fico admirada que consigas dar conta de tudo. Não que eu seja muito diferente mas meu pique é bem mais devagar, não acordaria cedo para já deixar tudo pronto jamais. Meu lado infantil ainda é muito dominador..rs. Mas o bom de vivenciar esse lado da vida é que passamos a ver o que se usa mesmo, o que falta mesmo, o que limpa mesmo. Enfim, repeti o “mesmo” de propósito pois muito já comprei de produtos de limpeza que via na propaganda e no supermercado que a faxineira sequer tocava. E anos passavam e iam fora. Cheios. E eram caros, se fosse somar certamente poderia fazer alguma coisa muito mais interessante que deixei de fazer para ter aquele produto que fora para o lixo.

    Hoje compro o básico, não encho armários, se for pra gastar que seja numa coisa produtiva, um passeio em algum lugar que não conheço e não um produto que irá para o lixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda acho que você deveria tentar lavar louça... a sensação de pia limpa não tem preço!!!

      Um pouco cada dia e conseguimos fazer tudo, mesmo que nao seja o trabalho doméstico... rs...

      Excluir