sábado, 25 de janeiro de 2014

Como encontrar seu estilo...

Todas as pessoas deveriam ter um espelho de corpo inteiro. Consigo identificar dentre as mulheres que convivo aquelas que tem esse espelho e as que não o possuem.

Minha irmã tem espelhos de corpo inteiro, da mesma forma que minha avó, já minha mãe e a outra irmã sequer se olham quando estão se vestindo. Acreditem, o espelho faz uma diferença muito grande para que a pessoa possa se encontrar e descobrir o que lhe cai bem.

Sinceramente não tenho capacidade técnica suficiente para dar dicas de como encontrar seu estilo, posso somente falar por mim.

Gostava muito de revistas de moda, recortar fotos de "looks" que me encantavam e pendurar no meu quadro dos sonhos, acessar blogs de moda. Hoje em dia já não tenho muita vontade de fazer isso, embora eu ache que foi importante e nenhum conhecimento que adquirimos é perdido.

Primeiro foi o "ano sem compras". Durante esse ano de início de consumo consciente tentei várias coisas: usar todas as roupas e aquelas que quando vestidas não caiam bem já iam para doação/venda; houve a vez do Project 333, ou seja, trinta e três peças no total em três meses, consegui apenas metade do tempo (45 dias) e achei a experiência valiosa considerando que fiz uma análise das peças que mais gostava e do que realmente usava; finalmente foi a vez da "Capsule Wardrobe". Tudo isso foi somando conhecimento de moda e, o mais importante, conhecimento sobre o meu próprio corpo, exorcizando idéias erradas que eu tinha sobre ele.

Assim, para quem está começando penso ser importante analisar qual o tipo de roupa que você gosta mais (clássica, esportiva, romântica), a atividade que você exerce (se possui ou não um "dress code" definido) e olhar-se muito no espelho a cada troca de roupas, com isso vai ficar sabendo se sente maravilhosa, apagada, normal, velha, elegante, desleixada.

Não existe fórmula mágica e penso que seguir tendências da moda também não seja algo que vá satisfazer a todas. Existem certos modismos que sinceramente não combinam comigo.

Outra coisa que acho essencial é respeitar sua idade cronológica. Nada mais estranho do que ver uma pessoa de quase cinquenta anos com roupas cheias de babadinhos na cintura ou uma adolescente de "terninho" ou uma pessoa de mais idade com shorts curtinho e blusinha transparente. Existe a roupa certa para cada idade e, no meu caso, sempre prefiro roupas mais clássicas.

Nesse caminho todo descobri que gosto de calças diferentes, camisas e cintos, são roupas que me fazem sentir bem.

Encontrei nesse site um teste de estilo. Vale pela distração!

Após encontrar seu estilo ou a forma que você melhor se comunica através das roupas não é preciso sair feito uma maluca comprando peças e mais peças, com certeza é possível transformar o que você já tem com acessórios ou combinações diferentes em peças que no conjunto lhe façam sentir bem. Se precisar comprar algo, primeiro tenha o dinheiro, depois compre algo de qualidade, com tecido que não amasse e de preferência que possa ser lavado em casa (lavanderia está caríssima)... E nunca esqueça do espelho!!!

Uma dica: jeans escuro com perna "reta" nunca dá errado. Blusas transparentes pedem uma segunda pele.
 
Eu gosto quando me visto assim:

E você? Qual seu estilo? Já passou por essa experiência?

4 comentários:

  1. Muito divertido esse teste, e falando a verdade ele acerta e mentindo descaradamente ele também acerta qual não seria o tipo de roupa de jeito nenhum... eu me diverti desafiando ele... rs

    Essa do espelho é uma boa, pois é bem fácil andar no sentido contrário e nesses dias só falta vir o Papa pra falar com a gente ou encontrar por acaso e que nessas horas a gente jura não fazer mais aquilo mas que repete até acontecer a mesma situação e assim um círculo vicioso. Bem mais fácil a vida de quem gosta de fazer isso na frente do espelho, esses riscos não correm pois o semancol não deixa cometer certos atos... só que o espelho tinha que ficar em alguma parte que obrigatoriamente a gente veja, na porta do roupeiro é bem fácil fechar e esquecer que ele existe lá, em dia de pressa, de frio, de qualquer coisa que possa ser um motivo pra não cuidar se está bem ou não. Eu não fico na frente do espelho num dia desses se posso dormir mais um pouquinho e opto por sair mais rápido, sei que é errado mas ninguém me arranca da cama cedo e de bom humor se está frio. Já desci de casa pela escada pra evitar o espelho do elevador e ao me deparar com o elevador do trabalho por ser tortura subir muitos andares e dizer:"tomara que hj não tenha que sair daqui" rs , e uma vez que ia no apto da minha prima, estava de pijama e pantufa de cachorros, mas era tarde e achei que naquele momento ninguém ia aparecer, ai chega o elevador com o vizinho bonito dela que estava voltando de alguma formatura pelos trajes, com uns amigos. Todos impecáveis. E tivemos que subir até o mesmo andar... que raiva e vergonha que me deu...

    Voltando às roupas, eu fujo de camisetas estilo comuns, pode ser legal e tudo mais mas pra mim não dá, fora o tipo de roupa que não combina mesmo, e hoje em dia que estou saindo um pouco das cores só escuras, que passei quase toda minha vida preferindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há muito tempo eu não brincava com esses testes!!! Acho divertido!!!

      Bah, dia desses saí com aquela minha bombacha feminina que ganhei tempos atrás... bingo!!! encontrei um conhecido e ele ficou espantado... nunca mais!!!

      Estou em fase de sair do preto também... preto/marrom... estou tentando evitar e ter uma vida mais colorida...

      Excluir
  2. Saber identificar o estilo é um desafio. Adorei a ideia do espelho e fiquei pensando em ter um. Durante algum tempo após minha mudança meu único espelho era do elevador, rsrsrs, e juro que achei que não precisava de mais nada. Deve ter dias que estava bem cafona sem perceber, rsrsrs. beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecília, se começar a utilizar o espelho me conte o resultado... beijos

      Excluir