segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

E a saga das bonecas não terminou...

Não, não eram três caixas... eram quatro caixas! Que desespero!

Terminei de postar ontem e fui tentar terminar de arrumar o quarto e organizar as coisas quando misteriosamente surge mais uma caixa cheinha de bonecas de todos os tamanhos. Senti até vontade de chorar.

Liguei para meu filho mais velho para ver onde estava minha roupa de neve que não se encontrava na caixa. Comentei das bonecas e ele deu a mesma sugestão de uma leitora: faça doação!

Tem algumas que não posso me desfazer e quando digo isso me sinto na terapia do programa "Os Acumuladores", mas é verdade. Por exemplo, a boneca da minha avó para dizer o mínimo.

Igualmente não posso mandar essa coleção para uma instituição de caridade. Bonecas de porcelana são frágeis e estão longe de ter utilidade como brinquedos.

Mencionei para o Renato que quando morresse não queria deixar essa herança e ponderei que eles não teriam o que fazer com minhas tranqueiras. O que você tanto fala em morrer? Sei lá, só não quero deixar um monte de lixo como lembrança!

Quando fui na casa da minha irmã encontrei toda a louça da minha avó e todos os enfeites de cozinha que cobiçamos a vida toda e a vida toda ela cuidou como jóias. Foi morar com minha mãe e desapegou de tudo, sabe que a vida está se esgotando e isso não importa mais. E qual a razão disso ainda ter importância quando temos muita vida pela frente?

Que fardo cruel do consumo carregamos durante a existência!

E olhem as famigeradas das bonecas da quarta caixa, isso na esperança de que não apareça uma quinta e uma sexta caixa:

18 comentários:

  1. Ziula esse papo de “quando eu morrer” é uma coisa muito irritante!!! Detestava quando a mãe começava com esse papo, agora parou de falar isso finalmente. E tu convenhamos, pela genética, tem pelo menos mais uns 50 anos pela frente, então para de falar bobagem e tem uns 50 anos pra ver o que fazer com as bonecas!!! rs. Será que não consegue visualizar a importância que isso pode ter para tua filha ou alguma eventual neta? Coisas que a gente gosta não são tralhas!!

    Acho que criastes uma necessidade de desapego delas sem motivos. Convenhamos!!! A casa é tua!!! Por favor... e ninguém está despejando as bonecas!!! Quer desapegar, faça isso, mas sem me martirizar. Está difícil, vai aos poucos! Porque a urgência? Ganha mais pontos ? Isso não é um jogo, vai com calma. Ou compraste e ganhaste elas todas de uma vez só? Não né, porque o desapego tem essa necessidade?

    As bonecas que tens mais dificuldades por ser da tua avó, mãe, tia. Não desapegue! Acredite, tenho um amigo que quando fez 18 anos tinha ganhado um fusca conversível do tio, adaptação essa feita pelo próprio tio. Só que guri né, quis vender e comprar um gol “bolinha”. Eu desde os meus 19 anos até 2012 ouvi esse guri lamentar por ter se desfeito do fusca na época e ele já concursado estável e com um excelente carro lamentava que outro tio, comprador do tal fusca, não vendia preço algum. Pois em 2012 o tio dele faleceu e ele recomprou o fusca. Acho que esteve mais feliz que ter tomado a posse dele, de ter comprado o carrão dele, de estar agora já trabalhando na capital depois de alguns anos me xingando de tudo pois das opções de vaga eu sugeri ir para minha cidade natal..rs e nesse natal ganhou pneus novos para o fusca, vai ao trabalho de fusca (e ele tem um baita carro), olha, antes não tivesse se desfeito desse carro porque mais de 10 anos ouvindo lamentação...

    O que não tiver dificuldade e quiser desapegar, faça. Eu iria vender, se minhas fossem. Já tive experiências de doar e de vender e pelo menos no vender via as pessoas mais interessadas, e a contrapartida também, recuperava um pouco do meu gasto, embora que por vezes uma doação também tenha esse sentimento, mas dai tem que acertar.

    Eu acho que já falei do faqueiro que meu pai quis guardar pra mim né? Lembrando que não era da nossa família, ele ganhou como pagamento de alguma dívida, era de alguma família que eu sequer sei quem é, dai eu disse pra mãe que não queria aquilo, ela sugeriu vender para uma tia que tinha se encantado. Sério, parecia que a minha tia estava diante de um iphone 5S dourado :-) , dai a mãe ofereceu, a minha tia pagou conforme possibilidades 2.500,00 parcelados conforme podia, em um ano terminou de pagar. Pois outra tia que mora no RJ viu já na casa dela e quis comprar, pagou 7 mil!! Bah fiquei tri braba , podia ter ganho eu os 7 mil..kkkkk, mas enfim.. eu podia ter ficado sem nada quando na primeira recusa para o meu pai quando me mostrou o faqueiro e disse que ia me dar quando eu casasse.. e deixou guardado. Só que já tenho o da mãe também, e pelo menos esse é da época deles, dai sim não desfaço, mas de outra família pra mim não tinha muita importância.

    Mas de qualquer forma, não tenha pressa. Depois pra recuperar caso bata algum arrependimento pode ser pior, veja o meu amigo com o fusca dele... só conseguiu porque ficou na família e mesmo assim com muita dificuldade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa coisa de "quando eu morrer" é coisa de gente idosa... rsrsrs...
      O desapego está indo devagar, mas é realmente um objetivo embora ninguém esteja colocando urgência para as bonecas saírem de lá.
      Pretendo ficar com duas caixas apenas.
      Deus me livre se me arrepender quanto às bonecas... por isso muito devagar mesmo!!!

      Excluir
  2. Ah, esqueci de dizer.

    Uma vez com itens dai desses que vem em lance ou de campanha ou de corridas (meu caso caminhadas rs) em pró de alguma causa - combate ao câncer, vencer diabetes , eu costumava comprar pelúcias disso se tivesse. Um dia no destralhe pois não cabia nada no maleiro e não tinha onde por malas ou cobertores, dai juntei os que não tinham um significado muito grande (a maioria que eu comprei) e doei para um papeleiro daqueles que vão nos prédios catar o lixo seco. Ele ficou muito feliz pois nunca tinha conseguido dar brinquedos aos filhos e ficou muito agradecido, mesmo não tendo sequer muitos dentes no sorriso. Por isso se a gente acerta é bom, mas tem que cuidar pra ver se acerta pois tem gente que não esboça nem agradecimento.

    Ah e errei no comentário do "me martirizar" leia "se martirizar" pois errei na digitação e não tem como editar sem apagar tudo...

    E reitero, vai com calma! E deixe de bobagens também! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro da história do papeleiro... ele deve ter ficado feliz...

      Excluir
  3. TEAM "BONECAS DA VOVÓ"!

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, Adriana, não podem despejar as bonecas assim, com uma denúncia vazia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, é pira minha mesmo... as bonecas estão lá e ninguém está implicando com elas...

      Excluir
  5. Ziula, sugestão:
    Faça um belo quadro com fotos pequenas de todas as bonecas. Encontre um canto legal de memórias na casa e o tenha consigo!
    Uma vez que você não deseja mais usá-las, deixe-as serem visualizadas e presentes em sua vida, se assim deseja.
    Se sua avó queria deixar-lhe uma lembrança, será bem lembrada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei essa idéia das fotos, mas algumas precisam ficar em porcelana e cabelo... rs
      Abraços...

      Excluir
  6. Ziula, se elas te fazem bem, ótimo. Caso contrário, desapega. Já deram o que tinham que dar. São lindas e raras, mas seu objetivo não é ter um espaço clean?
    Manter "bagagem" do passado tem suas consequências. Sua enxaqueca, depressão, coluna, etc... podem estar relacionadas com o peso da "bagagem".
    Algumas poucas seções de terapia e você tira de letra.

    Use sua grana para cuidar de você: cabeça, corpo e alma.

    Boa sorte!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas fazem sim, Zilda. As demais preciso desapegar e até já encontrei lugar para as duas caixas que sobrarem aqui em Londrina.
      Obrigada pelos votos de boa sorte!

      Excluir
  7. Querida Ziula,

    Custa-me muito saber que estás a sofrer tanto com esse teu... regresso à infância? ...ao teu / nosso eu interior mais frágil?

    Como outras tuas leitoras que gostam tanto de ti, peço-te uma vez mais que, por favor, encares este teu dilema com calma. Não tens, nem deves magoar-te sem propósito, nem aparente necessidade...

    Da duas uma, ou esperas tranquilamente que tudo se clarifique no teu coração (afinal de onde vem essa esmagadora urgência do destino a dar às bonecas?), ou se queres mesmo avançar no destralhar das bonecas, doa as que não te «incomodam» ao Museu do Brinquedo (sim também existe um no Brasil: http://www.museudosbrinquedos.org.br/sistema/modules/wfchannel/index.php?pagenum=6) e guarda as mais «valiosas» para os teus filhos e netos que lhes irão com toda a certeza dar valor, sobretudo os netos, se puderem mesmo brincar com elas, na altura certa.

    Bj grande, coragem e fé em ti mesma é o que te desejo do fundo do coração,

    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, é isso!!! São as lembranças que incomodam e não tanto os objetos.
      Já vendi algumas bonecas e quanto às outras estou esperando o tempo me dizer.
      Beijos

      Excluir
  8. Ziula, já pensou na possibilidade de guardar algumas e doad o restabte dentro da família para pessoas que possam apreciar o seu significado e que desejem ficar com uma boneca? Delimitar um espaço fisico que pode ser preenchido com as bonecas pode te ajudar a diminuir a coleção e selecionar somente as mais importantes. Acho que a pergunta mais importante é: com que frequência você mexia nessas caixas e apreciava essas bonecas? Tinha caixa de que você nem lembrava, então provavelmente várias delas não são tão importantes assim pra vc. Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, a intenção é justamente essa... deixar apenas duas caixas de boneca e penso que devagar chegarei lá... rs
      Depois que coloquei as bonecas nas caixas, quando chegou o roupeiro novo em 2010, não mexi mais, mas tem muitas importantes nessas caixas...
      Só o tempo para dizer o que fica e o que vai...

      Beijos

      Excluir
  9. Se você me doasse essa 1ª da foto eu ia amar,tinha uma igualzinha,mas minha filha quebrou quando era pequena :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta, mande seu e-mail para visagem26@hotmail.com para conversarmos... bjs

      Excluir