segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Exemplo educa!

A Adriana comentou sobre material escolar de personagens, nem lembro há quanto tempo o Pedro passou a pedir cadernos lisos, lápis sem desenho, apontador simples, se é que algum dia pediu essas coisas. Então o material escolar em casa é básico mesmo!



Em Cornélio durante muitos anos a escola estabelecia a cor dos cadernos e penso que o menino habituou. Hoje a escola não determina e acabou por escolher azul, viu, Adriana? É que o vermelho parecia rosa, assim veio quase tudo azul mesmo.

Ontem mesmo terminei de etiquetar o material.

Hoje vim para casa almoçar e encontro todo esse destralhe feito espontaneamente pelo Pedro sem que eu pedisse nada. E o mais importante não foi isso, se vocês vissem o sorriso de satisfação pela atividade feita! Não tem preço! Ele só tem onze anos... que futuro lindo!










E vamos ensinando pelo exemplo e vivendo com menos, destralhando, deixando nossos quartos organizados e nossa vida mais feliz!

Qual foi o último destralhe que você fez?

8 comentários:

  1. Se ele se entediar do azul, pode customizar também, né? Eu colava várias figuras recortadas de jornal e revista e colava contac transparente por cima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, ele lida bem com cadernos lisos ... e acho que essa coisa de figurinhas meninas dão mais importância, pelo menos eu dava... rs

      Excluir
  2. Bah, então apesar de uma diferença aqui e outra ali, comprar material escolar pra ti é uma tarefa relativamente fácil, tens muita sorte!!

    Eu não fui assim tão racional como o Pedro, por isso hoje tenho um pouco de medo do que me espera num futuro, mas acho que ensinando a mesclar as coisas dá para resolver, claro que o melhor para o bolso seria se mais crianças fossem como o teu, mas a gente não pode esperar algo muito diferente do que fomos ou somos. Confesso que ainda não resisto a muita coisa, embora eu sempre tive um limite e por isso que fico às vezes pasma vendo crianças sapateando e chorando até conseguir levar uma coisa só porque o bicho é mais famoso sendo que o outro é da mesma marca e tem um bicho bonitinho também.

    Apontador simples. Eu sempre quis de tudo que é coisa diferente que tinha, ainda que soubesse que os simples, geralmente, eram os que apontavam melhor. Uso até hoje um dos que mais gostava, que tem o formato de um globo terrestre. Já teve até chefe babando no meu apontador, pegava encantado parecendo estar diante de um brinquedo dizendo “o que não inventam”... rs

    Ah, isso que não falei da minha cola em formato de lápis (fiquei feliz quando relançaram que só compro ela ;) ), tenho uma caneta do cebolinha que um colega na pós quase teve um ataque quando viu, rindo sem parar e dizendo que eu envergonho a nossa classe e quer me ver assinar ata com ela... dai quando ele me pede caneta sabe qual passo pra ele né, pois entendi isso como uma inveja, ele só balança a cabeça em desconformidade mas sei que no fundo gosta, a gente não precisa ser sério o tempo todo.

    Recomendaria fortemente o conselho da Gabriela sobre customizar, ameniza esse azul... rs, e nem vem com essa do não ser vermelho porque parecia rosa!!! Esses cadernos usam cores bem definidas, logo o vermelho é vermelho!! Rosa é rosa, e entre elas um rio de diferenças!!!!

    Que legal esse destralhe do Pedro, e o melhor é que foi espontâneo, mas ele é diferenciado mesmo né, acho que eu me surpreenderia só com o contrário...rs, eu a última vez que fiz foi no 1º de ano no meu quarto, agora o próximo, sem data ainda, será na área de serviço, mas depois de feitos alguns, manter é bem mais fácil, o difícil é quando o negócio está há muitos anos acumulado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, ainda bem que é assim porque se tivesse que comprar de personagens teria que pesquisar muito... rs... minha vizinha falou que gastou R$ 400,00 em material escolar do filho e comprou tudo do São Paulo, time do coração do menino... eu não teria essa disponibilidade de tempo e dinheiro, não no momento atual, talvez um caderno ou coisa assim, mas cola, lápis, caneta, caderno.. tudo de um time ou personagem só... jamais!!!

      O destralhe dele foi maravilhoso... fiquei orgulhosa!!!

      Excluir
  3. Ziula, eu não tinha essa mania de material escolar com personagens quando era criança, mas tinha um verdadeiro fetiche com lápis de cor, canetinhas, giz de cera, lápis de cera, etc.: queria a maior quantidade de cores possíveis. A minha alegria era cheiro de cadefno novo e o meu objeto de desejo era uma caixa de lápis de cor com 48 cores, que era algo muito caro e impossível de achar em Ouro Preto. Em alguns anos a gente ia a BH comprar o material para ter mais opções. Não acredito que fosse materialismo ou consumismo, porqur eu usava tudo até acabar.

    Até hoje tenho lápis de cor, canetinha e giz de cêra e eu uso tudo! Vai um jogo de canetinhas a cada dois anos aqui em casa e também uma caixa de lápis de cor a cada 3 ou 4 anos. O giz de cêra é infinito como seu óleo corporal que nunca acaba. Lápis eu uso também até o fim e as canetas duram muito tempo, se bem que é frequente sumirem.

    O Pedro é uma pessoa muito especial mesmo! Os cadernos que ele usa são os mesmos que eu usava (azuis, inclusive!) na idade dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, eu cheguei a trinta e seis cores... rs... e adorava!!! Penso que coisas que usamos são importantes, o que penso ser consumismo é aquele monte de porcaria, coisas que não duram nada, mas que são compradas porque são de personagens! Nada contra os personagens também, estava conversando com a Izabel hoje e ela falou que gostava dessas coisas, só que nunca comprei o "conjunto completo"... rs... uma coisa ou outra somente.
      Dois vidros de óleo corporal que vão para o lixo hoje... rs... devem ter vencido pois contando somente Londrina tem mais de um ano de abertos... rs... eles terminarão na marra... na lata de lixo... rs

      Excluir
  4. Olá Ziula, os meus cadernos eram amarelos. Inicialmente a escola também determinava que a capa fosse lisa e a gente poderia escolher dentre amarelo, azul, verde e vermelho mas isso acabou entrando na minha cabeça tanto que mesmo depois de velha, usando fichário, não gosto de folhas decoradas, quanto mais branca e simples melhor pra mim. Meus pais também agradeciam já que isso ajuda na economia rsrsrs. Porém, assim como a Marina, eu ainda sou louca por lápis de cor, meu sonho de consumo é ter um estojo desses aqui: http://www.grafittiartes.com.br/p/4005401175131/LaPIS+AQUARELA+ALBRECHT+DuRER+ESTOJO+MADEIRA+C%252F120+CORES+REF.117513+FABER-CASTELL ou http://www.kuantokusta.pt/15/29126/Lapis-de-cores-pablo-cx-madeira-c-120cores-h0666920. Um dia quem sabe eu tiro o escorpião do bolso e compro kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane, toda vez que passo pelo free shop namoro uma caixa dessas, fico completamente encantada, mas como não uso há muito acabo deixando a vontade passar... embora tenha vontade de comprar somente para olhar... rs

      Excluir