sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Hora de repensar...

Além de todo o serviço em casa, somente essa semana fiz sessenta audiências. Três dias de manhã e à tarde ouvindo pessoas, tentando solucionar conflitos. Multiplicando o número de audiências pelas partes e advogados (dois de cada lado) são duzentas e quarenta pessoas que ouvi, isso sem contar as testemunhas e os processos com mais de uma empresa. Enfim... é preciso achar um ritmo diferente, ser menos ansiosa, tentar atender no menor tempo, mas sem prejudicar minha saúde e olha que essa foi a primeira semana depois de dezembro.

No único dia sem audiências fiquei plantada em uma clínica fazendo "n" exames e hoje (sexta-feira) ficarei lá novamente.

Hoje fui até o mercado e trago a seguinte história:

"Sua vida está sem graça? Ninguém lhe dá atenção? Está faltando emoção? Siga esses passos:
- Vá ao mercado de salto alto e ao sair do caixa leve todas as sacolas nas mãos
- Leve um tombo de corpo inteiro e não largue as sacolas mesmo caída no chão
- Levante e observe todos os caixas parados e todos os empregados e todos os clientes te olhando, alguns com cara de riso e outros com cara de dó
Pronto, você atingiu seu objetivo! Agora aguente a dor nos dois joelhos arrebentados... só acontece comigo!"

Deve ter sido cansaço o que causou a ausência e o tombo. Falta de sono. Excesso de atividades e compromissos. 

Como diz a Maria, não somos super, mega, ultra mulheres ou homens. Somos apenas seres humanos com limitações e muitas.

Estou começando a apresentar problemas cognitivos.

Ontem fui assistir um seriado e não estava entendendo nada, estava achando estranho e não conseguia identificar o que estava acontecendo. Claro! Estava em inglês e sem legenda! Eu não falo inglês!

Também ontem fui verificar com o marceneiro a cozinha que ele instalou no outro apartamento, ainda faltam algumas coisas como box nos banheiros e luminárias, mas preciso ir devagar pelo cansaço. 

Pois bem. Não dormi a noite inteira ensaiando o discurso que ia fazer quando ligasse para o tal marceneiro. Onde já se viu combinar fazer cozinha completa e não fazer o armário em cima da geladeira? Passou o orçamento com o armário, tem que fazer o tal armário! Qual o prazo para trazer o dito armário! E por aí foi o pensamento! Não vou pagar enquanto não fizer o que falta. Divaga e divaga. Ensaia e ensaia.

Está certo que pedi prateleiras ao lado da churrasqueira e ele fez dois armários pequenos com porta e tudo sem cobrar nada, mas isso não o exime de fazer o que foi combinado na cozinha.

Sete horas da manhã começo a ligar para ele e cai na caixa postal, isso umas dez vezes. Lá pelas tantas ele atende e tento ser educada. Ele começa a rir e diz que fez o dito armário com duas portas e a dois metros do chão porque existem geladeiras maiores. SENHOR! Eu não percebi o armário quando fui até lá, eu não enxerguei o armário. O que está acontecendo!

A cozinha é com paredes brancas, os armários são brancos com mdf imitando linho, tudo muito limpo. Não vi realmente!

Estou contando isso porque estou ficando preocupada com minha percepção. Vou diminuir o ritmo. Ainda estou sem faxineira e já tomei providências. Amanhã à tarde duas moças virão e espero que limpem pelo menos o que está me incomodando: a cozinha! armários da cozinha! gavetas da cozinha! pois preciso descansar e não quero gastar meu tempo com isso.

Já fiz jejum na segunda para exames na terça. Não autorizada a totalidade pelo INSS farei jejum hoje para outros exames amanhã. Uma amiga em dezembro descobriu por acaso um câncer e preciso retirar um rim. Não faço exames acredito que há dois anos e deveria fazer semestralmente. Vou realmente cuidar de mim.

Percebam que não estou me queixando e nem pedindo que pensem: nossa que dó da criatura!!! Eu estou mesmo é refletindo o quanto nos abandonamos em determinadas épocas e o quanto precisamos parar a fim de que possamos nos cuidar e dar a nós mesmas o carinho necessário.

Cuide-se!!!

6 comentários:

  1. Uma vez eu estava furiosa com os carros da frente que não andavam que comecei a falar sozinha “o que eles estão fazendo, o prazo é nosso e vai fechar”... na verdade o que ia fechar era a sinaleira. Ainda bem que não tinha ninguém junto... rs

    Acho que dividir melhor o teu tempo ajudará, não adianta querer agradar “gregos e troianos”, isso nunca vai acontecer... então melhor fazer o melhor dentro do possível, do humano.

    Ainda, acredito que o que causa cansaço é o serviço doméstico. Ele é uma coisa que temos que fazer e ponto. Mas não espere um reconhecimento por isso pois mais fácil ganhar na loteria... então fazer dentro do tempo disponível sem stress, se não é possível, contrate o serviço profissional. Eu, para economizar, teve uma época que tinha cortado, na verdade não cortado, mas tinha mudado a frequência para 1 vez a cada 6 meses...rs, dai quando tive mais trabalho e viagens e meu irmão fora, não teve jeito. Liguei pra ela e fiz o que anos recusei terminantemente. Deixei a chave. Chegar do trabalho depois nesse dia e ver tudo limpo foi uma sensação fantástica.

    Atualmente em SP não temos e as atividades são divididas e as mais difíceis ignoradas pois estamos encaminhando a volta mesmo, que se tudo der certo sairá logo, mas como o lugar é pequeno fica rápido de resolver. Mas aquela coisa, apertou, vai vir profissional. Não vou acordar de madrugada pra fazer, meu sono é sagrado... ;-)

    Acho que essa do tombo, armário e tv em inglês são decorrência de querer fazer tudo e ok, consegues dar conta de tudo, mas vale a pena? Não tinhas uma diarista? Nessas horas economizar dinheiro por achar que pode fazer pode sair caro num futuro, se a pessoa é de confiança deixa te ajudar, a satisfação de chegar do trabalho e tudo arrumado é muito boa, abrir mão disso, pra quê? E calma é uma coisa que precisa encontrar, ligar 10 x as 7h da manhã, ainda bem que o marceneiro é tranquilo, se fosse pra mim... kkkk. Sei que quando o problema é nosso temos preocupação de até não conseguir dormir para resolver e pensando, mas relaxa, pois resolvido esse vem outro, então o stress não precisa ser prioridade nas nossas vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A intenção de fazer tudo que preciso e ainda atender a necessidade de todos realmente está atrapalhando. Já ando tomando algumas atitudes, mas ainda são tímidas em razão do hábito.
      Eu estava bem chateada com a prestação de serviços da diarista anterior e até pensei em ficar sozinha, mas há duas semanas vem duas moças somente à tarde e uma vez por semana, agora parece que está dando certo.
      O pior ainda não foi o tombo, o armário e a tv, o pior foi fazer jejum e ir para o laboratório no dia errado, com antecedência de quase cinco dias, tive que implorar um encaixe, deu tudo certo, mas fiquei muito chateada, nem sei mais como organizar tantos compromissos.

      Excluir
  2. Bom dia Ziula.
    Acho que a mensagem é mesmo para cuidar de si e abrandar.
    Não somos super mulheres. Somos apenas mulheres, humanas!
    O ritmo acelerado tira-nos do presente, deixamos de ter percepção do corpo, de como nos sentimos e do que necessitamos para nos sentir bem. Então é mesmo preciso abrandar, ir devagar e estar presente.
    Um beijo
    Ana Margarida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Margarida, está difícil achar um tempo para me cuidar, embora eu esteja tentando, já fiz todos os exames médicos, mais do que deveria até... só falta levar para a médica... rs

      Preciso viver o presente e logo!!! Estou muito atrapalhada!

      Excluir
  3. Oi Ziula!

    Menina, tem que se cuidar mesmo. Check ups, alimentação,. exercício, tudo para manter a sáude. O problema de saúde que tive está sob controle pq descobri cedo e agora já sei q terei q fazer controle anual mas pretendo fazer semestral tbém.
    Sobre as falhas cognitivas, penso que é estafa mesmo.
    Sabe, tenho pavor de serviço doméstico e tive que aceitar que não poderia pagar por um tempo, mas assim que puder vou pegar uma diarista novamente. Mas ciente que mesmo com diarista sempre tenho q dar uma arrumada, enfim.
    Desejo um sabadão lindo pra vc
    Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina,
      Estou em fase de mudanças... mas está difícil!

      Excluir