sábado, 18 de janeiro de 2014

Você não quer conferir e arquivar suas contas?


Se a resposta é positiva, dou toda a razão do mundo!

Desde dezembro naquela correria. Viaja, volta, trabalha, viaja, volta, lava roupa, limpa a bolsa, viaja no dia seguinte e por aí a coisa seguiu até o começo de janeiro. Logicamente com a papelada "socada" no mesmo local e não espalhada.

Semana passada, quando retornei no dia 06 de janeiro, coloquei tudo na mesa da sala e arrumei? Não, fiquei sem local para as refeições ou afastava um pouquinho para almoçar ou jantar, isso quando não fazia as refeições no sofá.

E olhava aquilo e me dava gastura, falta de coragem, ia limpar o resto da casa, lavar roupa e louça, assistir tv, acessava o computador e a tralha lá. E cadê a coragem?



Hoje pela manhã tomei coragem e fui mexer na tranqueira, e sabe de uma coisa? Não era nada tão desesperador, porque fui anotando os gastos no caderno, entretanto não havia arquivado os documentos. É preciso ter coragem para mexer e a coisa anda direitinho.

Notei que minha mudança de sistema de envelopes para pasta com divisórias não funcionou. A pasta foi ficando cheia e difícil de manusear. Resolvi voltar para caixas de camisa que são até mais fáceis que envelopes e vou ver se consigo em alguma loja, acaso não consiga vou comprar para facilitar a organização.

Preciso uma organização melhor do que a minha porque o caos leva ao descontrole financeiro e só não caí nesse descontrole pelo costume de gastar pouco e saber mentalmente meu limite, mas quem não está acostumado tem que vigiar mais até chegar ao ponto de não ter medo de si mesmo.

Aproveitei e coloquei todos os dados de cartões de médicos e prestadores de serviços no celular para não ficar acumulando cartões que nunca acho quando preciso.


6 comentários:

  1. Caramba, que bagunça!!! rs

    Ok, como diz o caderno aí, "NO STRESS"!! rs

    A pasta eu já tive essa mesma experiência anos atrás, é bom até encher e ok, dai pode-se comprar outra, o problema é o acúmulo delas pois ficam meio desformes.

    Ainda não descobri a forma ideal, acredito que seria a digital mas isso é tão polêmico..... sem contar que o risco de perder tudo de uma vez é grande.. enfim, só o tempo dirá que alternativas seguras se terá para isso, de momento papel físico ainda acho bem mais seguro e guardar é uma coisa que não sei a melhor forma também.

    Eu não sei se caixa de camisa seria mais indicada.... envelopes parecem ocupar menos espaço, embora chatos de manusear. Eu uso uma caixa (rs) de plástico próprias para folhas a4, mas dai fica tudo junto, está de provisória pra deixar a bagunça mais organizada se preciso de alguma coisa... ela tem a grossura de um livro grosso desses técnicos e tamanho a4. A vantagem é que ela é de um material bem duro que nunca ficará disforme, mas não tem divisórias e fica tudo junto, então é só pra não ficar espalhado mesmo....

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    1. Ainda bem que bagunça por aqui dura pouco, né? Mas que dá um desespero isso dá! rs
      Muito incômodas essas pastas até mesmo pra encontrar o que se quer.
      Não confio na forma digital ainda.
      Ainda gosto de envelopes e caixa de camisa, parecendo que deu certo esse sistema com caixas de camisa.

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  2. Olá,
    meu sistema de pasta A a Z deu super certo. Hoje, é só pegar a pasta 2013, colocá-la numa sacola e guardá-la no sótão da casa, onde tenho prateleiras de aço.
    Uma pasta novinha entrará em ação. Começamos tudo de novo...

    Beijos

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    1. Na realidade divido os documentos não por ano e sim por tipo, assim essa A Z ficou muito cheia... beijos

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  3. Olá Ziula. Aproveitei que li seu post e lembrei que não tinha arrumado os documentos ainda. Até que foi rápido e ajuda bastante para começar a organizar os papéis deste ano. Grande beijo e tenha um excelente ano.

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    1. Cecília, logo chega a declaração de imposto de renda e daí a organização facilita isso também.
      Beijos

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