sábado, 15 de março de 2014

E por falar em planilhas de controle de gastos...

Vou falando em controlar os gastos e às vezes isso pode parecer um bicho de sete cabeças. Ah! Não sei como fazer! Ah! Não tenho paciência! Ah! Nem sei o que é uma planilha.

Sei que às vezes é difícil e dá até desânimo tirar aquele tempo para somar gastos, analisar despesas e organizar compras, entretanto depois que terminamos a sensação de dever cumprido é incomparável se somada ao fato de que passamos a ter uma exata noção do local para onde nosso dinheiro está indo e depois passamos a fazer planos sobre o que pode ser "cortado" e sobre quanto podemos economizar ou até mesmo, no início, do quanto podemos dispor para pagar dívidas e como faremos para pagar essas dívidas.

Para sair da teoria e ir para a prática achei uma planilha muito boa do excel para controle das despesas e pode ser baixada gratuitamente no site "Quero Ficar Rico". O controle pode ser feito no próprio computador e a própria planilha faz somas/deduções. Ainda não cheguei nesse estágio, prefiro fazer manualmente e se você for assim também pode imprimir a planilha e ir anotando.

Funciona assim: os gastos fixos você pode ir anotando imediatamente após o pagamentos e os variáveis (por exemplo: mercado, padaria) você anota diariamente em uma caderneta e ao final da semana ou do mês passa para a planilha.

É fácil e se tiver um ritmo semanal funciona muito melhor e cansa muito menos quando for fechar os valores mensais.

Que tal tentar agora? 

E você, como controla suas contas? Tem funcionado? Consegue manter algum valor para poupar imediatamente?

Não controla? Qual a razão que te faz não ter qualquer controle? Como você sabe o que pode gastar?

3 comentários:

  1. Essa planilha é bem completa hein... eu fazia manualmente com algumas coisas mas acho que é melhor utilizar essa. Eu gosto do teu método "retrô" de imprimir e fazer a mão... é gostar de trabalho..rs, porém reconheço que sempre que reduzi coisas foi assim também, mas eu passo para o computador depois, pois os cálculos ficam complexos e dai é com ele...rs

    O que me faz acumular notas e às vezes não preencher da forma que deveria, é que fica tipo um "bis in idem" em algumas coisas. Por exemplo, comi fora e comprei alguma coisa, ambas no cartão. Vou ter duas notas separadas, uma do que comi e outra do que comprei. E quando vier a fatura do cartão nela também. Dai deixo para só anotar quando vem o cartão e jogar esse sem separar o que é o que. E dai fica bagunçado, cansa e acumula.rs

    Só que é errado, temos que guardar esses papéis e anotar pois se deixar pra memória, depois vem coisa estranha na fatura e a gente nem se liga.

    Essa semana a nossa gerente do jurídico estava subindo pelas paredes pois recebeu um sms de saque de 12 dólares. Ligou para o gerente do banco e tudo mais e ele disse que nada podia fazer. Nesse meio tempo teve um saque de mil dólares e ela ligou pra ele de novo e na recusa de resolver teve que ir no apto dela buscar o cartão para ligar para o 0800.

    Tal cartão ela nem usava, estava bloqueado para uso no exterior e fizeram a festa essa semana sacando na flórida... imagina se deixasse pra só ver na hora de pagar?

    Vi hoje um senhor na minha frente dizendo pra moça do caixa que não precisava da via dele do cartão e pensei em quanto a gente pode perder por esse descontrole. Mas né, cada um sabe de si.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei mesmo dessa planilha! Comigo é tudo manual... as planilhas são manufaturadas mesmo... aliás, nem imprimo planilhas, desenho com uma régua... rs
      Quanto aos lançamentos tenho rubricas diferentes... no caso que vc citou se a segunda compra foi de supermercado lanço como "lanches/jantares/almoços" e a segunda "mercado".

      Excluir
  2. Para mim, a melhor maneira de controlar meus gastos está sendo através de planilha de gastos, são fáceis de usar, e bem completas, assim você consegue ter um controle melhor e não ter tantas surpresas no final do mês, eu uso a da Cenize, gosto bastante, eles também tem planilhas para empresas, quem quiser dar uma olhada o site é: http://cenize.com/jfinancas/controle-financeiro-empresarial

    Abraços

    ResponderExcluir