segunda-feira, 24 de março de 2014

Economizar... pra quem?

Estava ouvindo uma conversa dia desses e fiquei por assim dizer impressionada. Nem vem ao caso o fato concreto. A lição que aprendi foi que ninguém economiza por você! Verdade!

Para não ficar no ar vamos a um exemplo: se você emprestar seu cartão para uma pessoa e disser "vai lá, compra uma camiseta, pode escolher!", certamente a pessoa irá comprar a camiseta exatamente dos seus sonhos sem se importar com o preço, afinal o dinheiro não é dela. Por outro lado, se você der R$ 200,00 e disser para essa mesma pessoa exatamente a mesma coisa, autorizando o ser a ficar com o troco, com certeza ela irá buscar algo mais barato e guardar o "troco" para alguma outra coisa.

Ninguém economiza por você! Observe! As pessoas não buscam soluções para que você economize seu dinheiro, agora quando se trata do dinheiro da própria pessoa a coisa muda de figura: soluções mágicas aparecem do nada e trazem resultados.

Assim, cuide do seu dinheiro, preocupe-se com ele, veja quais são suas despesas e se é possível diminuir alguma delas. Pesquise preço tanto para itens pessoais como para aqueles destinados a outras pessoas.

Só você realmente pode se importar com seu dinheiro!!!

6 comentários:

  1. Ah isso é verdade. Já observei também... e digo que é meio "natural" do cartão. Com a gente mesmo é assim não? Comigo ao menos, "gastar" cartão é muito mais fácil me convencer que gastar a mesma coisa no dinheiro...no dinheiro penso, repenso, sou difícil de abrir a mão. No cartão penso mas não fico fazendo tantas barreiras

    Já vi uma prima que gastava o que fosse com o cachorro dela. Tanto que tinha marcado um veterinário por achar que o cachorro estava estressado e que poderia ter problema no coração assim. Dai ia passar no cartão. Tinha cc com o pai dela. Só queba minha tia deu um valor em dinheiro e disse que ela poderia ficar com o troco. Só faltou levar o cachorro para um hospital veterinário público pra não gastar. E antes tinha pq tinha que ser no local x, bem caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, antes de sentar para fazer os envelopes já estou com medo e com a impressão de que não vai ter dinheiro para tudo... talvez seja só impressão.

      Essa coisa do dinheiro dos outros... não sei se rio ou se choro...

      Excluir
  2. Mto bom. E penso que é
    válido para tudo na vida, não apenas para dinheiro. Saúde, relacionamentos, etc.
    Ninguém pode fazer por nós.
    Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, somente nós podemos cuidar dos nossos interesses...entregar nossa vida na mão dos outros é o primeiro passo para um desastre.

      Beijos

      Excluir
  3. Coisa que me estressa é a pessoa que pede ajuda por falta de dinheiro e aí vc ajuda e ela pega o próprio dinheiro para gastar com besteiras e terceiros e vincula a sua ajuda a algo que ela realmente necessita, vinculando quem empresta àquela obrigação. Vejo isso acontecer direto. Uma moça conhecida da minha família pega o dinheiro com a sogra todo mês para pagar o curso de inglês dos filhos, só que não avisou que já consegui um bom percentual de bolsa de estudo e embolsa o dinheiro da sogra. Outro caso épico na minha família era a divisão de dinheiro de aluguel de casa de praia quando éramos crianças e viajávamos com amigos do meu pai: minha família de 5 pessoas, outra de 4 pessoas e uma outra de 5 pessoas mas que levavam uns trocentos parentes e convidados na sua "cota", sendo tudo dividido somente entre as três famílias originais. Puro golpe, essa situação se repetiu mais de dez anos na minha infância. Hoje que sou adulta nunca que topo um esquema desses, prefiro pagar hotel e pronto. Para mim isso é mais ou menos o que vc está falando no post hoje: a pessoa dá um grande valor ao próprio dinheiro, desconsiderando o dinheiro dos outros. A gente tem que se dar ao respeito nesse aspecto também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, tenho tantas e tantas histórias de pessoas que pedem dinheiro, você dá e ela faz outra coisa continuando com a dívida... é muito triste para quem se dispóe a ajudar...

      Divisão de casa de praia tentei uma vez porque deveríamos ir no mesmo carro para economizar... para começo de conversa fomos em dois carros e o outro casal ainda levou uma empregada, somado ao fato de que a empregada cuidava da criança e a mulher não ajudava em absolutamente nada...

      Excluir