quarta-feira, 12 de março de 2014

Empréstimo consignado e servidor público...

Tem coisas que não consigo entender. 

Sim, uma vez fiz um consignado em razão de problemas de saúde que me impuseram a aquisição de um bem, em seguida vendi um apartamento, comprei um terreno e paguei o consignado, penso que não paguei duas prestações e consegui deduzir quase tudo que se referia a juros, mas dancei com as "taxas". Enfim, foi necessário!

Em outra ocasião precisava pagar um valor, não recebia de quem tinha que me pagar, mais um consignado e apenas duas prestações pagas para finalmente quitar ao receber os tais valores que me eram devidos.

Foram minhas duas únicas e espero últimas experiências com isso.

Portanto, empréstimos consignados e pré-aprovados (claro! não há perigo de inadimplência porque descontado do salário) não são totalmente ruins, podem quebrar um galho. Só não podemos esquecer que realmente é para ser utilizado em uma situação de emergência e quitado o mais rápido possível.

Ouvi de uma pessoa:

- Estou nervosa, esse consignado que não sai e estou precisando para hoje!
- Ops! Mas você tem dinheiro guardado com o fulano!
- Sim, tenho, está aplicado com ele e não vou mexer.
- Mas você tem outro empréstimo consignado que está pagando!
- Sim, esse será o segundo, mas já houve época em que eu tinha três.

Primeiro, se estamos com dívidas não devemos viajar e sim achar programas que não dependam de gastos excessivos. E a pessoa já fez duas viagens caríssimas nos últimos três meses, caríssimas porque somadas às compras realizadas.

Segundo, os juros dos consignados estão girando em torno de 1,30% ao mês. Claro que mantenho minhas informações atualizadas, vai que surja uma necessidade! Entretanto, nada no mercado atualmente chega à esse patamar de rendimento, talvez compra de ações, mas para mim é uma coisa muito arriscada e não aplicaria valores assim. Assim, se eu tivesse qualquer valor guardado e se tivesse dívidas usaria para pagar as dívidas. É um contrasenso manter dinheiro rendendo pouquíssimo (a poupança está em torno de 0,5%) e pagar quase três vezes mais a título de juros.

Terceiro, eu não me enfiaria em dívidas. Porque parcelar? Porque fazer o que não pode? Porque gastar mais do que tem? Porque não economizar? Loucura total!!! Talvez a certeza da disponibilidade de "empréstimo consignado", mas esses valores não são doados pelo banco, devem ser pagos e com juros e com taxas. Então, melhor viver diferente.

Fazer uma planilha com todos os recebimentos, fazer uma planilha com todos os gastos fixos e inevitáveis, apuração dos valores que sobram, planejamento para quitar as dívidas inclusive trocando as mais caras (com juros mais altos) pelas mais baratas, evitar despesas supérfluas e chegar ao equilíbrio financeiro. 

Depois disso, quitadas as dívidas, passar a economizar. Pagar-se primeiro. Ora! Você não tinha dinheiro para pagar o banco? Agora tem dinheiro para economizar primeiro.

Finalmente, viver em paz e realizar sonhos! Precisa mais?

.


3 comentários:

  1. Se pagar primeiro é a mesna coisa que um consignado com a vantagem de ficar com a gente mesmo né?

    Um senhor adv que trabalha comigo estava falando de um prof. De cursinho dele que falou que quando passou num concurso lá passou a ter a sensação de dinheiro infinito.

    Claro, tinha hábitos "baratos" e o ganhar mais (e falo nível analista) fez ter a sensação de ter dinheiro infinito.

    Já hoje uma prof. Minha estava falando da mudança dela e acho que ela foi o inverso. Tinha uma casa de 660 metros quadrados e agora vai para um apto de 180m, estando provisoriamente no da mãe dela de 100 e enlouquecida. Disse que ela não sabia o que era aperto que eu estava num de 50. Dai ela já veio com "ah mas deve ser fácil de manter".

    E ela ainda morava no cidade jardim e agora ia para o morumbi, parecia que ia para um lugar ruim pelo desanimo rs. E a kombi que fez a mudança indo umas 500 vezes porque era mais barato que um caminhão? Ah não tinha como quase morrer de rir e todos riam pois ela é daquelas extra extra extra chique e dai ver fazendo coisas de "gente como a gente" no caso eu e colegas , faz ver que temos que fazer reserva pois um dia a coisa aperta e dai é melhor que o "back" não seja tão forte.

    Nunca experimentei e gostaria de nunca experimentar empréstimos , pagar cartão como conta fixa já foi o bastante preocupante. Mas reconheço beneficios nesses empréstimos também, desde que usados para o fim a que se destina e não como complemento da renda. E o melhor sem dúvida é não precisar mas se precisar é o melhor em taxas pelo que dizem né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, tenho feito o pagamento primeiro para mim, assim que recebo o salário já vai uma parte para a poupança programada... e esse dinheiro não tem feito a menor falta...

      Excluir
  2. Olá,
    Você está procurando um empréstimo de negócio, empréstimo pessoal, empréstimo home, auto empréstimo, empréstimos estudantis, empréstimos de consolidação da dívida, empréstimo sem garantia, capital de risco, etc ... Ou simplesmente recusar-se a empréstimo de um banco ou instituição financeira para uma ou mais razões ? Vocês são as soluções certas para o crédito! Somos um credor privado, oferecemos empréstimos a empresas e indivíduos com uma baixa taxa de juros e preços acessíveis de 2%. Então, se você estiver interessado em um empréstimo rápido e fácil. Contato e-mail: harryfortune@blumail.org
    Saudações,
    Sr. Harry Fortune
    Oferta de empréstimo rápido e fácil. Registe-se agora

    ResponderExcluir