segunda-feira, 31 de março de 2014

Não posso! Não consigo!

Tanta gente diz que não pode. Tanta gente diz que não consegue. Alguns dizem calmamente como que conformados com a própria incapacidade. Outros afirmam isso de forma indiferente como se fosse seu destino. Ainda há aqueles que gritam sua impossibilidade como forma de revolta contra a própria vontade de mudar.

Lembre-se... essas afirmações são limitantes!

Você, eu, nós podemos sim! Você, eu, nós conseguimos sim!

Para isso precisamos ter vontade, precisamos reagir contra nossa própria inércia, precisamos tomar coragem. Daí você pensa "não consigo entrar nessa piscina porque a água é muito gelada" e você coloca a ponta do dedinho do pé para confirmar sua teoria concluindo "está gelada"... você cria coragem e pula de corpo inteiro, mergulhando até a cabeça e vê o quanto a água está gostosa e como essa sensação lhe é prazerosa. Pronto, você venceu e você se deu bem!

Lute contra as limitações que acha que tem, vença e seja feliz!

Não consigo acordar cedo! Coloque o despertador quinze minutos antes, pule da cama assim que tocar, tome um banho, coma alguma coisa e seu dia será muito melhor!

Não consigo parar de gastar! Simplesmente não compre por um tempo e conclua que não vai morrer por isso e conclua que tudo isso de consumo deve ser pensado e programado. Afinal, você não programa suas férias, suas consultas médicas, a alimentação própria e dos filhos, os passeios, a forma de organizar a casa, as viagens para visitar a família? Pois é, programe seu consumo!

Não controlo minhas contas nem confiro o extrato bancário porque teria depressão! Ora, será que isso aconteceria mesmo ou será que já tem alguma forma de melancolia mais profunda que nada tem a ver com a tal conferência? Experimente, faça isso, confira, organize planilhas e veja se realmente isso causou depressão ou se finalmente lhe trouxe uma luz para equilibrar a vida financeira e ser mais independente.

Não consigo arrumar emprego! Crie alguma coisa então. Trabalhe em qualquer coisa, até mesmo em um programa de trabalho voluntário. Conheça pessoas. Procure algo menos qualificado. Só não vale ficar em casa pensando no próprio suposto infortúnio. Mexa-se!

Não consigo manter a casa organizada! Faça módulos de quinze minutos e depois vai perceber que em quinze minutos conseguiu organizar muita coisa. Não adianta ficar olhando a bagunça e se lamuriando que ninguém ajuda. Ninguém ajuda mesmo! Se você quer uma casa organizada só vai depender de você. Acordo às 06h30 (quando não preparo almoço), faço o café do Pedro (leite, fruta, pão), lavo roupa, arrumo as camas, lavo louça, organizo a cozinha,  recolho as roupas sujas, guardo as roupas limpas e exatamente às 08h00 estou indo me arrumar para o trabalho onde chego às 09h00 e acreditem: dá tempo!

Todo mundo espalha coisas pela casa, não aguento mais! Pare agora! Se cada coisa tiver seu lugar você pode exigir que para lá sejam levadas pelos bagunceiros e, se realmente não for possível, a cada vez que passar por algo fora do lugar leve você mesmo para a "casinha" certa.

Meu salário não chega ao final do mês! Cuidado, você está gastando mais do que ganha! Programe-se, não compre besteiras, destralhar é uma boa terapia para controlar o consumo. Pague-se primeiro. Faça planilhas e identifique onde está escorrendo valor sem necessidade. Não coloque dinheiro no ralo! Pare de se lamuriar!

Podemos! Conseguimos! Somente sendo necessário mudar o pensamento, acreditar na própria capacidade, ter coragem para tomar atitudes. Busque qualidade de vida! Ninguém pode fazer por nós esse tipo de coisa, não adianta sonhar com aquela pessoa que resolverá todos nossos problemas porque ela não existe. Sozinhos viemos para esse mundo e sozinhos partiremos, logo tome atitudes para ter uma linda, maravilhosa e despreocupada vida enquanto estiver por aqui.



4 comentários:

  1. Verdade, o pensamento é o que define muita coisa que parecia que não era possível e tal, o problema na verdade acho que é manter esse pensamento, seja para o que for que precisa.

    Na seleção que passei no local que estou agora, a segunda etapa era uma entrevista com a que seria chefe, uma carioca, daquelas que são bem impositivas, que depois de passar por ela ainda teria prova escrita de uma peça.

    Estava eu e mais duas e naquela praga que me acompanha de iniciarem por ordem alfabética, fui a primeira. Dos locais que eu estava participando achei aquele ser mais difícil pois seria o mais interessante, mas ok, fui de boa e ficamos falando das diferenças daquela área em SP e no RS, onde ela já tinha ido para uma, bem tranquilo. Dai era só esperar a prova, foi a outra e não deu uns minutos e saiu correndo, foi a outra, dai sentou para a prova, logo falou com uma moça que cuidava quem entrava e saiu, só fiquei eu. Dai a atual chefe disse "só sobrou vc Adriana?". Bem, feito a prova foi tudo ok, mas era uma coisa que eu achava bem difícil e nem foi.

    Há muitos anos também, 97 por aí, estava falando com uma prima que teria que ligar para um técnico ir lá e fazer o computador voltar as configurações de fábrica. Ela tinha perguntado como e eu respondi que era instalando aquele cd vermelho que vinha no computador. Ela perguntou porque eu não fazia isso e se não conseguisse dai sim chamaria o cara... como na época eu era muito nova e nada fazia, virou um hobbie, nunca mais chamei o cara nem outros, vez que outra chamo um amigo mas ai com certeza o "buraco é mais em baixo" rs, então achava que não conseguia até tirar de letra coisas mais complicadinhas

    Só que tem coisas que ainda travo, semana passada a prof. da pós resolveu dar uma de consultora pra cada aluno , falando pelo trabalho feito como eram as características da pessoa e do momento vivido, ela é meio mística então era sobre isso.

    Para o meu azar, no trabalho fiz manuscrito pois tinha esquecido e no trabalho nem dá pra pensar em fazer... basicamente era pra falar sobre dois assuntos estilo redação, então ela resolveu também falar da minha letra e disse que eu era extremamente racional e um monte de blá blá blá, por fim convidou para dar uma palestra para 15 pessoas, eu disse que bem capaz, ela disse que eu teria capacidade para até mais, eu comecei a rir e segui negando, ela disse que ela ajudaria a corrigir o texto e insistiu, deixei em aberto pra ela não seguir insistindo, mas não vou não, não quero não, não gosto não...rs, sei que seria muito bom pra carreira mas não conseguiria me sentir a vontade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa coisa de manter o pensamento é muito difícil mesmo, mas penso que se formos treinando um dia chegamos lá...

      Se eu fosse você iria fazer a palestra... rs... eu tinha resistência, mas depois que perdi achava ótimo... agora faz tempo que recuso... rs

      Excluir
  2. Olá ziula.as vezes parece que dá mais trabalho começar a fazer do que continuar fazendo. Há bastante tempo tenho feito destralhe e acho que de muitos cômodos já está próximo do ideal, mas parece que nunca acaba. Quando estou sem disposição faço uma gaveta somente e depois mais uma, até que concluo. Fazendo um pouco cada dia ajuda demais. E sempre com a inspiração do seu blog. Bjs
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz um post para você... um pouco a cada dia e tudo vai mudando... beijos

      Excluir