sexta-feira, 13 de março de 2015

Pessoas que tramam...

Situação que se aplica às relações que temos na vida: família, amigos, colegas de trabalho... assim, você pode enquadrar onde quiser... rs

Tem uma pessoa próxima com quem sempre brinco "você tem mania de perseguição!" e pergunto "o que de pior a fulana pode te fazer". Não raro pondero que é preciso ter compreensão, que a fulana é desequilibrada financeiramente porque é frustrada com a vida e não consegue chegar onde quer, inclusive vendeu o carro para pagar dívidas de roupas que foram adquiridas para "competir" com outra pessoa. Pior é que essa outra pessoa só usava grife... rs

E assim a vida ia andando... e eu pedindo calma e paciência e compreensão... levando café para a fulana, conversando, sorrindo e acreditando na mudança... até que...

Bem, fiquei sabendo de uma que a fulana aprontou contra a minha pessoa e ainda aconselhando um terceiro a aprontar bem grande, sempre em tom raivoso e de mágoa...

Sei perfeitamente a razão dela não gostar de mim, entretanto quando fazemos uma escolha e certo que abrimos mão de outras. Toda escolha também é uma renúncia e, no caso em particular, essa pessoa sequer foi cogitada justamente em razão do comportamento com o próximo.

Após saber do fato que aprontou, infelizmente em seguida do almoço, tive uma dor de estômago terrível... e pensei "não, mais uma somatização eu não vou permitir"...

Era preciso comunicar uma decisão e eu estava adiando para segunda-feira, ou seja, já venho pensando nisso há vinte dias e ainda passaria mais um final de semana "sofrendo", pois esperava uma reação nada recomendável como tantas outras reações a cada vez que se comunica algo.

Respirei, chamei, conversei e a reação foram apenas "bocejos"... e pedidos de desculpas porque estava bocejando... nenhuma contestação veemente... apenas o alerta de que "não daria certo"... bem, daí para saber se dará certo ou não só o tempo vai dizer.

Como é difícil lidar com o ser humano! É preciso aprender a não adiar e fazer o que deve ser feito AGORA... porque o sofrimento e a apreensão da espera acaba gerando algum tipo de desequilíbrio...

3 comentários:

  1. Gente estou CHOCADA com a pessoa! Ela provavelmente não respondeu com muita dramatização porque pretende ir boicotando aos pouquinhos, pelas beiradas!
    Mas que bom que deu para pelo menos dessa vez salvar o estômago :)

    ResponderExcluir
  2. Essas histórias de trabalho são sempre parecidas. Eu deixei de me importar com qualquer coisa de tanto que se repetem, são fases, pessoas com os perfis parecidos se repetem e se sucedem e nada muda. Provavelmente a pessoa vai te boicotar do jeito que puder e mesmo que mude de local no outro local vai arrumar outro motivo e outros boicotes. Outra coisa típica é a "ameaça" de aposentadoria. Então vai, quero ver a pessoa perder uns 30% dos vencimentos e ainda ter que pagar a previdência, perdendo o abono de permanência. Na hora "h" só os muito garantidos vão mesmo. Aí fica aquele bando de zumbi se arrastando e sofrendo e reclamando e sabotando. Talvez só uma mudança nas estruturas, nas carreiras, melhore essa desfuncionalidade, mas como não acredito em nada, vai continuar tudo igual e ruim.

    ResponderExcluir
  3. Isso tem em todo lugar mesmo.

    No meu trabalho tenho uma colega assim com mania de perseguição, é um esforço muito grande suportar. Sempre se tu pergunta ¨Tudo bem?¨a resposta é ¨Não tá nada bem¨.

    Não sei o motivo, mas ela tentou grudar em mim, mas eu não sou idiota, percebo fácil esse jogo, só que por educação e para não criar um clima pesado num ambiente de 5 pessoas juntas, tratava educadamente, evitando usar minha grossura natural.

    Ela fala mal da gente pelas costas, só ela que é boa, só porque ela já vai dando showzinho e eu e o outro colega somos um pouco mais da paz, mas pela frente quer ser a melhor amiga, se faz de vítima.

    Um dia queria que eu adicionasse ela no facebook, e eu disse que não adicionava ninguém, praticamente não usava, e ela: você não me considera sua amiga, é isso? Deu até vontade de dizer que era isso mesmo..rs, ai me alugava no whatsapp. Um dia enchi o saco e bloquei o número dela, foi uma paz. No dia seguinte, entrou, dai tem minha mesa, na frente a mesa da nossa gerente, depois mais 3 mesas que dentre essas está a dela, foi lá na dela, voltou ali pra minha ¨o que aconteceu com o teu whatsapp¨e a gerente parou o que estava fazendo pra ficar olhando e eu não queria acreditar naquela frescurada e disse que deletei, e ela ¨ah tá, é que não vi mais sua foto¨. Acho que se bloqueia a pessoa fica só com o número , sei lá, sei que foi a paz, ela tem meu número e o rádio do trabalho e só precisamos conversar sobre o trabalho.

    Eu como sei que isso sempre teve e sempre terá, seja família e no trabalho, amigos já é um pouco mais selecionável e dai a incidência é menor, sou bem acostumada com pessoas difíceis. Por exemplo, um dia pedi um documento necessário para comprovar uma coisa, a pessoa responsável passou para outra e nisso trocaram 9 e-mails uma brigando com a outra e eu em cópia em todos. Eu e minha gerente. Num desses e-mails tinha o documento e mais alguns de todos da unidade de MG que era a que eu precisava, salvei no meu computador e pronto, nem respondi nada. Nos seguintes que precisei para SP, no fazer , mandei e-mail pra pessoa sem copiar a minha gerente, o que em tese não podia fazer. Mandou na hora. Fiz de novo em outro e na hora, dai estou usando essa tática, ela é uma pessoa muito difícil também e as pessoas resolvem sabotar. Dizem os meus colegas que no meu lugar não ficava ninguém mais de 3 meses, saiam pedindo demissão inclusive, e tinha uma que só chorava. Comigo ela nunca fez nada, só brigou dizendo que sou muito boazinha, que explico muito as coisas pras pessoas, que tenho que ser direta como ela, só que ela não tem um pingo de paciência e dai que por birra as pessoas não mandam mesmo. Realmente lidar com pessoas é difícil.

    E de família então. Tem um caso que eu nunca entendi na minha do porque da implicância de um com o outro, embora tenha tomado o lado de um.

    De um lado um tio, irmão da mãe. Sempre a mãe deixava eu e meu irmão lá para brincar com o filho mais novo dele que é da mesma faixa etária. Dai mudou pro lado da casa dele um outro tio, mas parentesco por minha tia. Ele era advogado e fez o escritório dele naquela casa. Dai era uma implicância gratuita a meu ver, por exemplo, se eu estava no do escritório, a minha tia jogava sal grosso no pátio e dai no outro lado faziam a mesma coisa. E eu não entendia, os dois eram advogados, achei que pudesse ser alguma competição, não conseguia entender mas se odiavam. E o filho dele brincava com a gente também, também da mesma época, só que os dois não se bicavam, nem as minhas tias.

    Há alguns anos atrás, não muitos, o local onde era escritório desse tio (que nem gosto, pois gosto do outro) estava para venda e ele ficou enrolando pra comprar ou não, o outro foi lá e comprou, só de birra, e alugou pra outra coisa fazendo o outro sair..rs, ou seja, é uma birra desde que eu era criança até agora e só piorou...rs

    ResponderExcluir