quarta-feira, 18 de março de 2015

Sim, eu tenho milhões de coisas para fazer... mas...

Diariamente as atividades nos sufocam. É tanta coisa para fazer que é preciso ter consciência da necessidade de paramos e darmos atenção à interação com as pessoas... 

Um ser humano está na sua frente, com seus medos, angústias, opiniões divergentes, tristezas, carências.

Costumo parar para ouvir... Estou em audiência, por exemplo, e a pessoa quer falar. Eu sei o que preciso perguntar... entretanto, a pessoa precisa contar os detalhes, os sentimentos... o horário foi marcado para esclarecer as coisas e não custa ouvir alguns desabafos... o ser humano precisa de alguém que o ouça.

Sinto que quando a audiência termina a pessoa está aliviada... "eu falei e o juiz me ouviu"... sim, pode ser que muita coisa não seja pertinente para dar uma solução e pode ser que alguém pense que isso é perda de tempo. Ouvir as pessoas olhando nos olhos nunca é perda de tempo.

O mundo está girando mais rápido. Tudo ocorre em uma velocidade absurda e não é possível deixar que as pessoas também passem correndo por nossa vida sem que lhe dediquemos atenção.

Fiquei meio traumatizada por ontem. Parecia que a professora de yoga gritava "VOCÊ PRECISA SILENCIAR SUA MENTE", "YOGA NÃO É PARA O CORPO E SE VOCÊ AQUI POR ISSO ESTÁ NO LUGAR ERRADO". Como vou silenciar se alguém está gritando comigo?

Na realidade eu precisava ser ouvida, estabelecer uma relação para que a pessoa soubesse porque sou tão "travada" e as dificuldades que eu teria até conseguir "silenciar minha mente" quando meu corpo está sendo exigido de uma forma diferente e em relação à qual nutro alguns medos.

Seu filho quer falar... você está ao celular ou assistindo algum programa de televisão... responde "ahn, ahn" sem ter ouvido uma palavra sequer! E as crianças percebem, qualquer ser percebe, que não está recebendo nenhuma atenção e isso vai fechando portas e criando distanciamento e gerando aquele sentimento de solidão.

É preciso parar. Olhar quem está falando nos olhos. Deixar de impor seus próprios conceitos. Entender visões diversas.

Sei que tenho minhas dificuldades em aceitar diferenças, então muitas vezes deixo de emitir opiniões e apenas guardo silêncio. Sei que cada pessoa é como é... mas... é preciso ter compaixão com aqueles que cruzam seu caminho... é preciso parar o tempo e perceber o que o outro está querendo nos dizer.

Muitas coisas para mim são muito fáceis de fazer. Será que são tão simples assim para o outro? Claro que não! Então é preciso orientar, ter paciência e muito amor no coração para não passar feito um trator sobre o próximo.

Um comentário:

  1. Pois é, por vezes a gente acha impossível por milhares de motivos, mas sempre quando a conversa flui pode ter resultado melhor, pelo menos aumenta nosso nível de tolerância e respeito ao próximo e do próximo.

    ResponderExcluir