sábado, 23 de fevereiro de 2013

A perspectiva pela qual vemos as coisas...

Você, mãe, já percebeu que nas ocasiões em que esperava seu bebê, com a barriga crescendo, o enjôo pegando, via muitas mulheres grávidas pela rua, pelo shopping, pelo mercado, em todos os lugares havia muitas e muitas mulheres também esperando seus bebês?

Quando temos um projeto ou estamos vivendo determinada situação sempre percebemos mais facilmente pessoas na mesma situação e penso que aí está a chave para conseguir qualquer mudança que você queira na sua vida.

Está interessado em poupar e já está dando passos nesse sentido? Certamente pessoas que pensam da mesma forma terminarão por se aproximar ou você será levado a prestar mais atenção aos programas, reportagens, sites e tudo mais que fala sobre economia.

Tem vontade de se tornar mais organizado? Quer ser minimalista? Pretende aprender a cozinhar? Vai estudar algum assunto diferente? Só posso lhe dar uma certeza: já nos primeiros passos começará a perceber mais claramente formas de atingir seus objetivos.

Enquanto estamos sem tomar qualquer atitude nada muda, por óbvio. 

Dê o primeiro passo. Faça a primeira planilha de constatação de despesas/receitas, a primeira planilha de anotação de todas as despesas, o primeiro plano de controle dos fatos.

Arrume uma gaveta, uma prateleira, um cômodo. Tome uma atitude rumo à organização e após rumo ao minimalismo, assim pensará dez vezes antes de sair gastando com o que não precisa e gastando energia com o que não lhe dá prazer.

Conheço uma pessoa já idosa que dia desses me chamou para conversar:

- Olha, Ziula, preciso mudar minha vida, vou fazer alguma coisa.
- Nossa! Que maravilha! O que vai fazer?
- Pois é. O fulano isso. O fulano aquilo. Ele vai ter que me ajudar. 

Levantei e não terminei de ouvir. Ninguém muda porque queremos. Nós somos a mudança. Nós precisamos alterar nossas atitudes ou então ficar sentado se lamuriando a respeito das coisas que os outros fazem e culpando esses outros por nossa infelicidade. Você quer viver assim? Ou você quer ser feliz?

Mude sua perspectiva! Saiba que dependendo do que estiver olhando poderá mudar o rumo de tudo. Mantenha o foco nos pensamentos e atitudes que possam levar a uma vida melhor. Saiba que você, e somente você, é responsável pelas mudanças que pretende ver implementadas no seu dia a dia!


4 comentários:

  1. Simmmm!!!! Isso mesmo!!!! Post perfeito!!! Amei!!!!
    Não dá pra se colocar de vítima da vida, das situações, não!!!
    A primeira decisão é nossa sempre, e perseverar nela, depende da gente!!! E a gente vai se acostumando, procurando o que nos inspira...isso é ótimo!!!
    Mas é realmente interessante que acontece exatamente o que vc disse: algumas pessoas chegam até a se afastar de nós, qdo mudamos...isso é normal porque nós estamos "na mudança"...as pessoas sentem mesmo...é muito engraçado notar isso...
    Nosso pensamento tem muita força, nossa determinação...
    Eu tenho me sentido muito bem ultimamente, consciente das compras supérfluas, consciente do que realmente preciso para me manter, segura do meu plano...essa sensação de segurança, de que estou no caminho certo, é m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a...
    Claro que ainda tenho pendências, alguns imprevistos no meio do caminho, mas com a certeza de que passo a passo, minha economia estará estabilizada, minha conta bancária não só no azul, mas com um reserva tbm...
    Isso sim é importante, ter essa sensação de dever cumprido, de querer viver e aproveitar o que já temos!!!
    Mas a primeira decisão, o empurrão inicial é sempre nosso, o primeiro passo (por menor que seja este passo, tem que vir de nós)...

    Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como algumas pessoas tem a mania de pensar que a culpa é dos outros, não é mesmo?

      Você tocou em um assunto importante, a segurança que temos ao poder controlar as contas, ao percebermos que podemos dominar o consumo e mesmo assim sermos felizes... É esse mesmo o caminho, concordo com você!!!

      Beijos

      Excluir
  2. Também acho isso.

    A mudança tem que partir da pessoa e não dos outros. É a mesma coisa da felicidade, ela não está nas outras pessoas ou em coisas, essas ajudam mas são acessórias da principal, se não tem a principal elas caem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interior! Observar o interior! E olha que às vezes ele fica feliz com coisas exteriores ou até um item (rs), mas tudo tem que ter um limite... um limite que mantenha a felicidade!!!

      Excluir