terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Clubes de descontos ou compras coletivas

Realmente não sei o nome certo: clubes de descontos ou compras coletivas, mas são aqueles que oferecem promoções e alguns tem ofertas ativadas depois de "n" pessoas comprarem.

Já falei no post "Historinhas de Consumo" como quebraram um galho no futebol do Pedro. No primeiro mês deveria pagar R$ 200,00 e paguei somente R$ 100,00, sendo que aproveitei outras ofertas, dessa vez relacionadas à gastronomia, por preços realmente convidativos e com descontos efetivos.

Penso que algum post antigo critiquei muito esses sites, agora descobri que ofertas de alimentação devem ser compradas somente para as cidades onde a pessoa mora. Eu comprava ofertas de Londrina morando em Cornélio Procópio, quando ia ler as condições de uso havia restrições quanto aos dias e horários, sempre coincidindo com aqueles que eu não estava na cidade vizinha.

Afora isso tive alguns contratempos com algumas bolsas, uma que veio errada, outra que não chegou. Só que é passado bem distante, pois depois que iniciei o primeiro ano sem compras não faço mais aquisição desses produtos, pelo contrário, estou descartando as bolsas que tenho e não uso, nunca mais tendo comprado bolsas novas.

Certa vez li em um blog sobre como organizar seus cupons de desconto, pois as empresas lucram com as pessoas que compram e não usam, compram e perdem o ticket, compram e deixam passar a validade. Está tudo muito certo, realmente é preciso ter organização com cada item de nossa vida. Certo também que não precisamos comprar tantas ofertas a ponto de perder tempo organizando tickets.

Aquelas ofertas que estou aproveitando atualmente são para lanches uma vez por semana, alguma emergência tipo uma visita que chegue e eu não tenha o que servir, alimentação pronta para um dia mais corrido, só não são comprados diversos de uma só vez e sim moderadamente.

6 comentários:

  1. Ziula, não faço muitas dessas compras, mas até hoje tive sorte e nunca passei por problemas. Bom, isso se desconsiderar os diversos cupons que perdi por deixar o tempo expirar - motivo, aliás, que me fez diminuir ainda mais as compras. Um dos maiores usos que faço é parecido com o seu: lanches e refeições rápidas, pra dias em que não tenho tempo ou vontade de cozinhar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato, você deveria ler o post (que não lembro em que blog foi) sobre como organizar cupons... rs... mas o melhor é comprar somente o que vai consumir logo. Beijos

      Excluir
  2. Quando eu conheci essas compras coletivas achei uma maravilha. Depois de um tempo usando cansei, analisei os prós e os contras e os prós eram menores. Alguns dissabores para ilustrar:

    O primeiro, uma pizzaria. Comprando pela oferta a pizza tinha uma redução de 50% do valor. Lá no local só faltou nos mandarem comer na cozinha! Um desrespeito total pois já tínhamos ido antes desse cupom e o tratamento nem se comparava. Nunca mais fomos ao tal lugar. Nem com cupom e muito menos sem cupom.

    Outra vez, um restaurante no meu bairro. Situação quase idêntica. Lá apresentamos o cupom, ele estava falando com um senhor e depois do nosso cupom ficou falando em alto e bom tom sobre o cupom. Não gostei muito disso, pois entendo que com promoção ou sem promoção o tratamento tem que ser o mesmo, mas ok. O problema foi depois, a promoção não incluía sobremesa, estávamos cientes disso e de que não iriamos comer sobremesa lá por melhor que fosse a cara dela. O dono ficou brabo e foi bem grosseiro (ou melhor, mais grosseiro, considerando como grosseria o primeiro ato também) por não aceitarmos as sobremesas. Deve ter entendido como desfeita, também nunca mais.

    Outra vez, um curso de verão em uma cidade 45km de POA. Achei que seria rápido chegar... Só que pegar a BR 116 e achar que ia chegar rápido, só eu. Mas de birra fui. Lá diziam que eu era louca de encarar aquele trânsito. Ah, na tal universidade tinha que pagar estacionamento e eu tinha que acabar jantando lá. Então o desconto...

    Bom, eu poderia continuar mas acho que já deu pra ver que não tive muita sorte com essas coisas e que por isso nem sinto falta.

    E alguns casos análogos: uma vizinha comprou um tratamento que estava barato e quando foi me mostrar eu só perguntei “São Paulo?”, ela “mentira, deixa eu ver”. Outra vez um sensor de estacionamento que instalado estava por um preço bem em conta. Mexi que a cidade agradeceria. Só que marcou e não foi, perdeu.

    E para parar de me alongar no assunto, no final do ano passado uma colega iria marcar umas pizzas que tinha comprado, segundo ela “imperdível”. Eram 15 cupons no e-mail dela e mais 10 no do marido. Quando foi trocar dizia que o estabelecimento tinha fechado. Eu cheguei a chorar de tanto rir da brabeza que ela ficou...

    Mas sei que pode ser vantajoso, só temos que cuidar se todas as regras estão visíveis antes da compra e não comprar pelo imediatismo, geralmente essas ofertas repetem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senti isso quanto ao primeiro cupom que fui trocar... a atendente só faltou me mandar embora, nunca vi tanta má vontade, em contrapartida estava delicioso (patês de diversos tipos, beringela temperada...)... e isso fez com que eu sublimasse o contato com tal atendente... rs...

      Não experimentei ir a restaurante ainda, aliás odeio dirigir... então, não tive as demais experiências, mas pedi uma pizza por telefone e o rapaz foi extremamente simpático...

      Excluir
  3. É...um dos meus pontos fracos são bolsas...juro que sempre analiso o motivo de tanto querer bolsas novas, que sejam duráveis, que combinem sempre com minhas roupas...e sapatos tbm....ô tentação!!!! rsrsrsrs

    Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, nas minhas diversas sessões de destralhe tirei bolsas e mais bolsas... hoje em dia não consigo entender porque precisava de tantas bolsas... sapatos... está mais fácil resistir agora e estou a cada dia trocando menos de bolsa... usando até o final a que está na fila e somente depois passando para a outra... não posso nem lembrar o tanto de dinheiro que já coloquei fora nessas coisas... enfim... sempre é hora de mudar!

      Excluir