quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Como começar? Começando!

Recebi um e-mail de uma leitora perguntando como pode começar as mudanças que quer ver incorporadas na sua vida.

É simples? Não, não é nada simples. Mudar hábitos arraigados não é tarefa fácil, embora seja a melhor atitude que uma pessoa possa ter.

Certa época eu ficava me perguntando como determinadas pessoas conseguiam ter casa própria, mais casa na praia, mais isso mais aquilo e eu ainda pagava aluguel. Fiquei assim por muito tempo até perceber que para conseguir qualquer coisa basta querer. Querer efetivamente! A coisa toda torna-se prioridade, torna-se uma necessidade inadiável.

E parece que não aprendi. Essa semana fiquei me questionando como determinadas pessoas conseguiam viajar para lugares maravilhosos duas ou três vezes por ano. Foi quando lembrei da história dos imóveis e conclui que isso é fácil. Basta que eu queira, que isso se torne uma prioridade. Pensando mais um pouco, conclui que realmente isso não acontece por aqui, porque ainda não é essencial.

Para ter determinadas coisas ou viver de forma diferente é necessário abrir mão de comportamentos que nos distanciam dos objetivos, então é importante fixar, ter em mente, o que realmente é importante para você. Estabelecer esses objetivos, identificar sonhos.

Você quer ter equilíbrio financeiro? Pare de gastar, passe a fazer da saúde financeira uma prioridade, coloque seus gastos em planilhas, estabeleça objetivos (seja para quitar as contas e depois economizar, ou simplesmente para economizar acaso você não tenha dívidas).

Você quer uma casa organizada? Comece por uma gaveta, mas comece, depois o hábito da organização vai crescendo e quando você percebe não consegue mais ficar com tudo bagunçado.

Você quer destralhar? Assuma o risco de ter algumas crises emocionais, lembre-se de que aquilo é apenas um objeto, talvez tire uma foto, só não guardado o que não tem utilidade efetiva.

É fácil? Claro que não! É gratificante? Demais!!!

2 comentários:

  1. Tem que ter aquela vontade interior que sem ela, não tem como.

    Coisas que penso que ajudam:

    Para não comprar acho que o principal é não dar ouvidos aos outros quando da tentativa de desviar do objetivo, aguentar bastante ironia e não se importar com isso, achar algo que desvie o pensamento de toda hora estar em loja e hodiernamente em sítios de lojas na internet.

    Pra acabar com a bagunça acho que uma coisa que adianta é tirar foto dela, olhar, ampliar. Eu fiz isso nesse carnaval. Minhas colegas: uma foi acampar no mato, outras três foram para praia e uma foi fazer uma trilha de bicicleta em outra cidade, pedalando mais de 200km. O meu foi arrumando bagunça de casa. E acredite se quiser, ouvi um “isso é legal, eu queria fazer” delas, menos da que foi pedalar que ainda não voltou. E durante a “folia” deu vontade de desistir. Daí voltei na foto da bagunça, dei dia e hora para ela sair dali. Foi um pouco além do previsto, com muita poeira saindo e eu com medo de voltar minha alergia que por hora é controlada mas que qualquer coisa pode ativar, só que a vontade de terminar era maior e problema da bagunça resolvido.

    Quanto ao dinheiro uma coisa que gosto de ver e rever são vídeos no youtube de pessoas em condições infinitamente piores que conseguiram se dar bem, nada de milagres, tudo na legalidade, no trabalho e no uso racional do dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já virou post... a pergunta é onde você encontra os vídeos... se puder faça uma seleção e faremos outro post... rs...

      Excluir