terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Crianças que se sentem gordas...

E o google dessa vez não ajudou, apenas apontou um estudo feito por pesquisadoras de Porto Alegre de crianças entre 08 e 11 anos que se sentem gordas, embora estejam com peso adequado.

Aconteceu o seguinte. Desde que viemos para Londrina ou mesmo um pouco antes, agora recordo, o Pedro falava:

- Mãe, quando a gente vier morar aqui você não vai poder tomar milk shake todo dia!

Fomos ao shopping essa semana e pedi um milk shake, lá veio ele, carinha de reprovação e preocupação:

- Cuidado! Eu já avisei! Isso não vai dar certo!

Expliquei que não é sempre que tomo, mas gosto de vez em quando. Gosto? Amo o milk shake de caramelo da Parmalat, o milk shake de ovomaltine do Bob's e o sorvete de abacate da Freddo. Amo racionalmente e controlo o consumo, afinal não sou maluca de arrumar uma obesidade a essas alturas da vida e, aliás, em nenhuma altura da vida isso me passou pela cabeça.

Quando fiz as duas cirurgias de coluna aos quinze anos o médico falou:

- Você pode cair de um avião, mas não pode engordar!

Então, nunca comi muita coisa, passei muito tempo sem comer nada e desde o início do primeiro ano sem compras é que comecei a sentir prazer em comer novamente. Engordei um pouquinho, quase nada, embora eu fique preocupada e precise perder em torno de três quilos. Parece ridícula essa perda de peso, mas é o que preciso.

Minha história com a alimentação é mais ou menos essa, entretanto, a pesquisa no google sobre crianças que se sentem gordas foi decorrente de uma crise do Pedro ontem à noite. Ele tinha terminado a lição e percebi que estava erguendo a camisa e olhando no espelho. Quando se aproximou da sacada eu perguntei:

- O que você estava olhando no espelho?

Ele veio até a sacada, sentou-se na rede de frente para mim e disse:

- Estou gordo. Você não acha que eu estou gordo? Estou me sentindo gordo!

Tentei explicar que ele estava crescendo e talvez essa percepção do corpo estivesse fazendo com que ficasse meio confuso, que havia uma confusão que a pessoa faz com a própria imagem chamada dismorfia. Expliquei que ele estava crescendo para cima e não para os lados, contrariamente ao que ele estava enxergando. Mencionei a camiseta que não servia e que hoje fica folgada, ou seja, ele espichou tanto que emagreceu. Tudo isso e ele chorando, chorando muito e depois me chamando delicamente de boba. Você é boba, né?

Ai que perdida fiquei! 

Sempre cuidei muito da alimentação dele, os irmãos tiveram sobrepeso, mas ele é bonzinho para comer. Alface, legumes, frutas, come de tudo, até bonito de ver o pratão de alface e sempre falo que não gosto, mas como porque faz bem para saúde. Bolacha recheada não entra em casa e apesar disso sempre tem um bolo (antes feito pela Emília, hoje feito por mim) que é comido com moderação e dura uma semana. Brinco que vou comprar bolachas recheadas e ele fala que posso fazer isso, mas não vai comer. Raramente pede um doce em mercado ou padaria. Às vezes faço comer um brigadeiro de colher no shopping e consigo que aceite um sorvete. Enfim, é uma pessoa que não vai ser gorda nunca.

Ano passado descobri que ele acreditou quando eu disse que chips era feito de isopor. Desmenti e contei que falei aquilo brincando e também porque faz mal em razão dos conservantes e outros produtos químicos, só que na época em que falei ele não tinha entendimento do que eram produtos químicos. Ou seja, só para variar me sentindo culpada pela informação que eu deveria ter retificado há muito tempo.

E para finalizar, se houver alguém que possa me ajudar a ajudar meu pequeno, por favor, manifeste! O google não trouxe nenhuma solução, exceto que tenho que melhor a autoestima dele, mas como fazer isso? Afinal, é um menino lindo de olhos azuis, nariz de turco (libanês, tá, mãe!), já quase da minha altura (tá bom, só tenho um metro e meio), jogador de futebol e que também faz caminhadas para me acompanhar, lições sempre prontas no dia que passadas, sabe cozinhar e meio mal humorado de vez em quando, é claro todo mundo tem um defeito! Analisando os pontos positivos e o pontinho negativo é uma pessoa maravilhosa, não acham? Então, o que estará afetando a autoestima? Até já falou ontem à noite que já estava melhor em relação aos novos amigos, fazendo novas amizades e se dando melhor com os meninos...

Nossa e vou parar por aqui, quando falo desse jeito sem parar é porque estou realmente preocupada!


8 comentários:

  1. Se acalme...
    Como vc viu no shopping o Teodoro é o avesso da mãe dele né? Alto e magérrimo. Foi complicado faz^-lo entender que aquela era a constituição dela, que seus tios eram daquele jeito e que sim, sua magreza era normal.
    Acho que hoje em dia as crianças estão com a ideia de obesidade distorcida. O que é ser obeso? O que é peso normal?

    Talvez se o Pedro conseguir diferenciar isso nele e nos seus amigos vai ver que seu peso é saudável, que apesar desta industria e mídia maluca dizerem que vc nunca será perfeito, sim somos todos perfeitos.

    Assim nasce outro sentimento nas nossas crianças: o de não julgar pelas aparências. Fiquei super orgulhosa em saber que meu "bebê" ficou louco com os amigos porque chamaram outro de gordo. Ao invés de não tolerar as diferenças, ele não tolera o ignorante intolerante.

    Espero que te ajude! O Pedro é lindo (sou puxa-saco, não adianta! rsrs)

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valerie, mais calma agora... rs.. voltei a conversar com ele e parece que a coisa está sob controle. Parabéns pela consciência que seu filho tem! E quanto aos elogios ao Pedro, vc é suspeita!!! rs rs rs

      Excluir
  2. Qrda Ziula:

    Penso que em relação ao teu Pedro, apenas tens de estar muito atenta. Ele está a entrar numa fase difícil da vida (quem não se lembra do que sofreu com as mudanças físicas e emocionais da adolescência?). o que tu tens de perceber já é se ele está a começar a ter problemas de distúrbios alimentares. Os sinais são, em conjunto ou separadamente: perda de peso, aparente falta de apetite, vómito provocado às escondidas logo depois das refeições, excesso de exercício físico, baixa auto-estima, excesso de responsabilidade ou o inverso. Digo-te isto porque o meu Pedro sofreu de anorrexia durante cerca de meio ano. Ele tinha estado três meses com o pai, como era inverno vestia muita roupa, e, quando o vi um dia a ir para a casa-de-banho, nem queria acreditar! Estava esquelético.

    As causas que explicam esta situação são as mais diversas, mas o que tens de fazer é agir preventivamente, de modo a evitar que a situação se possa eventualmente desenvolver e instalar. Vais ver que é apenas uma fase de insegurança, própria da adolescência, acompanhada pelo esforço de adaptação à mudança exterior (de casa, de escola, de cidade...) a que todos nós quase sempre reagimos tão mal! Talvez fosse uma boa ideia levá-lo a um médico (nutricionista), homem, a propósito da adolescência e das «vitaminas» que deve tomar! E, já agora, a propósito de «testes de orientação profissional», porque não levá-lo daqui a uns tempos a um psicólogo, também homem. Digo homem porque ele é um rapaz e tu és uma mulher forte e uma super-mãe.

    Bj grande.

    PS: A anorrexia do meu Pedro passou e até o consegui convencer a fazer musculação para se desenvolver fisicamente, explicando-lhe que o teria de fazer pelo menos até aos 20 anos para resultar em pleno. O que ele fez. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, obrigada pelas palavras, vou seguir o que você indicou, embora a situação pareça ter se acalmado... rs... beijos

      Excluir
  3. Na minha leiga opinião ele herdou teu medo de engordar. O que tem o lado bom por ser quase impossível engordar e tem o lado ruim que é justamente esse de se achar gordo sem ser.

    Na escola também pode ter alguma coisa mas não acredito que seja o caso, acho mais que é o teu medo mesmo que passou pra ele.

    Diz pra ele deixar de ser bobo que o quer é receber elogios...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Freud, Freud, Freud... ontem estava conversando com um colega e a conclusão dele foi a mesma da sua... vou parar de me queixar da minha "gordura"... rs...

      Excluir
  4. Surgiu uma paquera na escola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, vou investigar... rs... nem tinha pensado nisso!!!

      Excluir