Vamos combinar, nem todo dia é cor de rosa. Aliás, é provável que somente seja totalmente cor de rosa quando você coloca uma peça de roupa vermelha junto com as brancas na máquina e fica tudo manchado, rosinha, lindo!
Ainda não fechei as planilhas financeiras de dezembro, a desculpa era a falta de extrato do cartão de crédito. Estou com o extrato, mas estou com preguiça e ainda temos o mês de janeiro e fevereiro já passou da metade. Sempre fazia o levantamento quinzenal e tudo ficava mais fácil. Com a mudança estou cansada e sem vontade, embora consciente da necessidade de continuar com o controle.
Penso que fiquei mais descansada quando consegui pagar aquele investimento somente visualizando o saldo da conta. Ora, a coisa não funciona assim, pois havia um saldo positivo e também existem contas para serem debitadas e pagas. Então é preciso visualizar o futuro, o mês seguinte, caso contrário daqui a pouco estarei totalmente perdida.
Atualmente está muito chato só pensar em fazer as famigeradas planilhas. Logo, ao invés de ficar pensando e me lamuriando, vou lá terminar as contas, fechar os dois meses e fechar a quinzena de fevereiro. Será uma coisa a menos para ficar "buzinando" na minha cabeça.
E você, tem paciência com seu controle mensal? Está sempre disposta a fazer essa atividade? Deixa acumular muitos meses?
Oi, Ziula
ResponderExcluirEu faço esse controle diáriamente logo de manhã nos primeiros 5 minutos do dia. normalmente no máximo tenho uns 5 movimentos para actualizar e faço isso bem rápido.
No inicio de cada ano faço um orçamento para o ano todo e depois é só ir ajustando. fica bem fácil e nunca deixo acumular nada.
Com o cartão de crédito eu vou registando as compras que faço e se quando vem o extrato o valor bate certo nem verifico os parciais. Ajudou? Beijos
Susana, ótima idéia do controle diário, vou ver se consigo modificar também minha forma de controle e anotar os gastos com cartão para evitar a conferência no final do mês, embora eu esteja usando cada vez menos o cartão, sempre procurando substituir por dinheiro.
ExcluirAjudou muito!!! Beijos
Eu ia falar que faço exatamente como a Susana e já confiro com o extrato on line do banco e do cartão de crédito, depois transfiro os valores lançados para um orçamento anual que me dá a soma por categoria e por mês. Exemplo: gastei R$ 10,00 na padaria, faço o lançamento diário na planilha adequada (banco, carteira ou cartão de crédito), daí tenho meu saldo do mês e mais as projeções para os meses seguintes e depois numa 2ª planilha tenho a categoria Padaria e no mês atual lanço esse valor e ali eu posso ver quanto gastei naquele mês ou no ano só naquela categoria.
ResponderExcluirLi, troquei a conta de agência e vou tentar aprender esse acesso on line (rs), meu filho vive sugerindo e eu vivo gostando de papel.
ExcluirOlha, eu já prefiro sentar um dia no fim de semana, por meia horinha e fechar tudo.
ResponderExcluirComo sou autônoma, e meio que recebo por semana (na verdade por trabalho entregue), arranjo esse tempinho e vejo quanto preciso produzir de trabalho, consequentemente de dinheiro, pra pagar as contas da que vencem durante a semana. Nesse mesmo dia vejo quanto recebi na semana anterior, checo as contas já pagas e quanto tenho de dinheiro durante a semana para gastos variáveis como: feira, estacionamento, supermercado e entretenimento.
Assim, raramente uso cartão pra despesas semanais, e corro menos risco de gastar mais dinheiro do que tenho.
Beijos
O segredo está na organização, logo pego a minha novamente... tem hora que me perco... beijos
ExcluirQuando deixa acumular fica ruim mesmo... ainda mais praticamente 3 meses.
ResponderExcluirEu até gosto de planilhas. Não morro de amores, mas prefiro isso a tarefas domésticas. E não vejo outro jeito de organização financeira que não esse.
Meu problema maior é a diversidade de forma que utilizo daí acabo não fazendo nenhuma completa. Anoto no celular, ou melhor, celulares e no computador. Penso que só quando fiz da maneira mais arcaica que tive alguma constância. Ou melhor, não constância, pois também diversifiquei, mas foi onde mais me ative aos valores, somar, diminuir. Ver o que tinha que mudar.
É fácil perder o controle, como é fácil deixar tudo bagunçado, como é mais fácil ainda ver uma pia ficar cheia. E é bom ter controle, tudo arrumado e uma pia limpa. Estranho.
Quanto ao dia cor-de-rosa, certo que nem todo dia é. Mas dá pra ser um "salmão". rs
Nem fale, Adriana e o pior é agora ter que organizar os documentos para o imposto de renda... rs... mas já coloquei em dia as planilhas e agora três caixas de documentos me esperam...
Excluir