segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Quanto mais se faz menos se tem para fazer

Sempre penso que a bagunça é um reflexo do nosso interior, pode parecer até piegas, mas você viu o estado que estava meu quarto quando eu estava no dilema de ir ou não embora. Por outro lado, arrumar a bagunça vai permitindo pensar na vida, vamos arrumando e de certa forma meditando para arrumar ou organizar nossos pensamentos, até mesmo curar certas coisas que estão incomodando.

Aqui em casa está hoje tudo arrumado, tudo no seu exato lugar e ninguém fica incomodando para perguntar onde estão as coisas.

Pessoas que convivem no mesmo ambiente tem que aprender a aceitar as limitações do outro e se uma coisa me incomoda, o outro não gosta de fazer, vou lá e faço.

A Izabel lava a louça, mas não lava panelas e leiteiras. Ok! Ela deixa isso bem claro quando limpa a cozinha, tudo limpo e esses itens em cima do fogão. Muito bem! Ajudou muito e só tenho essa sobra para lavar, não reclamo e até acho engraçado.

Também não gosta de arrumar o quarto. Roupas na cadeira, três bolsas em cima da cama (academia, sair e faculdade), papéis espalhados na cama. Sim, ela não se incomoda porque dorme em cama de casal e sempre sobra um cantinho para deitar. Comecei a ficar incomodada, exigir que arrumasse, até uma certa chantagem daquelas de "arruma ou quarto ou não vai sair hoje". Depois percebi que em menos de cinco minutos coloco tudo no lugar como "eu quero", sim, arrumação assim é desejo meu. Não me sinto explorada, vítima ou qualquer coisa negativa. Gosto disso, gosto de quarto arrumado e cinco minutos matinais para deixar tudo certinho me deixam feliz e evitam o estresse do dia todo pensando "como o quarto da menina é bagunçado".

Estou fazendo com que ela não tenha responsabilidade? Hoje tenho certeza que não, estou apenas ensinando pelo exemplo e quando ela precisar vai usar esse exemplo.

Final de semana fui para Cornélio visitar o Renato. Ele nunca, jamais, em hipótese alguma, lavou louça, dizia que não gostava. Cheguei e estava tudo limpo. Não bastasse, ele estava todo orgulhoso, dizendo que nas ocasiões em que a Emília não vai ele termina de almoçar e somente tem o prato para lavar, pois vai lavando tudo enquanto a comida fica pronta. Ou seja, exatamente como sempre me viu fazer. Falou até que arruma a cama logo que acorda.

Quando temos uma pessoa que tem dificuldades para realizar tarefas é preciso ter paciência e simplesmente isso: ensinar pelo exemplo. Se a coisa toda te incomoda muito, não exija, faça diariamente, é muito melhor do que deixar uma ou duas semanas e depois demorar duas ou três horas para colocar tudo no lugar.

Outra constatação importante: quanto mais fazemos menos temos para fazer. Manter uma rotina. Cada coisa ter um lugar. Tirar e guardar. Lavar a louça imediatamente. Recolher a roupa do varal, passar o que for preciso e guardar tudo. Lavar um tanto de roupa por dia. Deixar a pia limpa. Organizar o almoço e até congelar (sim, o Pedro está aceitando comida congelada!). Arrumar a cama ao levantar. Enfim, pequenas atividades que não demandam mais do que dois ou três minutos e deixam o restante do tempo livre para tudo que você fizer, sem a preocupação das tarefas por realizar ou sem o incômodo mental da bagunça.

4 comentários:

  1. O problema é que 3 minutos é tão pouquinho que deixamos acumular e dai vira 6, que vira 12, que vira 64 e assim vai... ao menos respondendo isso por mim.... e sei que vai dizer que não é pra deixar, mas meu cérebro pensa um pouco diferente..kkkk

    Mas vou tentar ignorá-lo, ele que se limite a funcionar quando preciso dele!!! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O negócio é não deixar acumular e posso te garantir que funciona. Pequenos atos e casa arrumada. Estou indo para o quarto, levo um sapato para guardar; passando na cozinha lavo o único copo que tem na pia; estou aqui respondendo os comentários e a roupa já está na máquina... garanto também que a gente acostuma!!!

      Excluir
  2. Olá, boa noite!!! descobri seu blog estes dias e estou adorando!!! vc escreve muito bem e é muito legal vc compartilhar sua experiência e seus pensamentos, tem me ajudado muito na minha busca por gastar menos e ser mais organizada. Um grande abraço e adorei este post! Eu cheguei a esta conclusão tb e as pequenas discussões a respeito da casa e etc diminuiram bastante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, no dia seguinte mudei de idéia... rs... sou uma verdadeira metamorfose ambulante... os resultados foram tão bons que concluí que apenas devemos deixar as coisas claras e com crianças listas na porta a geladeira funcionam muito bem... rs

      Hoje de manhã o pequeno reclamou que não tinha água gelada, só respondi que ele deveria olhar na lista de quem era a responsabilidade (dele), então ele foi correndo colocar água para gelar... rs

      Organização da casa e financeira é tudo, melhora até nosso humor e nossa forma de lidar com a vida...

      Excluir