sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Retrovisor...

Hoje estava ouvindo um programa de rádio. Não, ainda não fiz uma seleção de músicas decente e o único cd no veículo são quatorze versões de Mercedita que ganhei da minha mãe. Sim, quatorze versões da mesma música e ela achou o máximo, lembrou de mim e ganhei esse presente. Chega uma hora que você quer que a dita Mercedita vá "catar coquinho" ou tocar em outra freguesia (rs).

Bem, então fui para o rádio. Vinte minutos para o trabalho. Em Cornélio apenas dois ou três, logo não ficava preocupada e nem dava tempo de ouvir coisa alguma.

O rapaz falava sobre a pessoa não poder olhar para o passado, seria o mesmo que estar dirigindo e olhar somente pelo retrovisor, correndo o risco de bater o carro. Devemos sempre olhar para a frente e ver novos horizontes.

Não concordo com ele! Se dirigirmos somente olhando para frente e precisarmos mudar de pista isso seria um perigo. Se vivermos somente olhando para a frente, desconsiderando erros e aprendizados do passado, certamente corremos riscos também.

Se atualmente possuo um pequeno equilíbrio financeiro é porque sei o tanto que errei no passado e o quanto o presente, que já foi meu futuro, poderia ser diferente se as atitudes fossem mais responsáveis.

Olha para seu passado agora! Quantas "cabeçadas" você deu? Você seria a mesma pessoa se não tivesse cometido os erros? Você seria a mesma pessoa acaso desconhecesse as iniciativas que deram certo?

Certo que não podemos viver do passado e muitas pessoas são amargas porque assim vivem, por outro lado não podemos ignorar tudo que já aconteceu. Certo também que qualquer atitude que julguemos ser positiva deve ser tomada agora, porque o passado não pode ser modificado e o futuro dependerá dessa mudança.

5 comentários:

  1. Ziula, você é uma inspiração, depois que comecei a ler seus relatos passei a repensar cada "necessidade" e dar mais valor ao meu salarinho rs. Obrigada por dividir sua experiência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudia, obrigada! Na realidade preciso sempre lembrar do que escrevi para conseguir manter o foco e para isso o blog e todas vocês ajudam muito. Obrigada por existirem e por darem essa força, caso contrário nada seria possível.

      Beijos

      Excluir
  2. Bah, 20min é bastante tempo pra chegar!! Eu levo uns 10min no máximo, isso claro quando o colégio rosário está de férias, se não dá os 20min também...

    Não conheço Mercedita, mas passo o dia na frente de uma colega que fica cantando “esse cara sou eu”. Bah, fico muito irritada e começo a xingá-la, dai agora, como se não bastasse, o Fábio resolveu também fazer menções à referida música.

    Quanto ao retrovisor, será que teve alguma coisa antes para motivar o radialista a falar que a pessoa não podia olhar para o passado e etc? Pois tem muita gente que vive de passado, de algum relacionamento, de alguma coisa ruim que passou, alguma privação e dai podiam ter ligado pra rádio e falado isso e ele, para querer consolar, falar que não se deve pensar no passado, etc. Tem gente também que no passado era o procedimento de determinada forma e hoje mesmo sendo completamente o contrário, seguem naquele, fazendo tudo errado achando ainda que é o certo, enfim, tem gente vivendo o presente achando que está no passado, será que não foi nesse sentido?

    Se foi só no sentido de esquecer completamente dai não concordo também. Até porque com o passado que trazemos bons ensinamentos para o presente. Pra mim é a base até.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dante Ramon Ledesma... chamamè... como não conhece??? rs gaúcha de meia tigela... rs...

      O Pedro olha pra mim e diz "esse cara sou eu"... acho muito divertido!!!

      Quanto ao passado, pegar o que é bom e o que é ruim como aprendizado, mas jamais viver por lá... não vale a pena e se culpar menos ainda...

      Excluir
    2. Ei, eu sou da Terra da califórnia da canção nativa... cresci ouvindo essas músicas, só não ligava o nome à música, mas conheço chamamè, só Dante Ramon Ledesma que não... em todo caso é bom variar de músicas!!! rsrs

      Quando gurizinho falando "esse cara sou eu" deve ser bonitinho e divertido mesmo!! Quando é grande e fala isso já vira só um sarro pois sabemos que isso não existe de fato, eu só falo "aham"... rs

      Excluir