quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Que tanta louça você tem para lavar?

Uma moça que trabalhava comigo e fazia o almoço ficava na cozinha até às 16h00 lavando a louça, outra ficava até às 15h00 e eu quando cozinhava no domingo, aliás praticamente único dia que eu cozinhava na casa antiga, sentava para tomar o cafezinho depois do almoço já com a cozinha limpa.

O que será que acontece? Bem, já vi cascas de frutas e legumes na pia, literalmente dentro da pia, panelas, vasilhas e tudo mais amontoado, depois do almoço vinham os pratos, panelas e travessas tornando aquilo realmente um caos.

Tenho pavor de cama desarrumada e pia com louça por lavar!!!

Agora que tenho que arrumar a cama, já faço essa atividade enquanto o Pedro toma banho.

Quanto à pia continuando adotando o mesmo procedimento. Tirar a casca de legumes e frutas já colocando sobre um papel (jornal ou papel toalha), jogando no lixo imediatamente após terminar e antes mesmo de colocar o alimento na panela.

Também vou lavando cada panela ou vasilha ou escorregador logo que deixo de usar. Na casa nova não uso mais travessas, sirvo os pratos individuais na cozinha eliminando assim as travessas.

Os potes de mantimentos ou caixas com algum produtos ou são guardados em seguida do uso ou lavados para o lixo reciclável, tudo isso enquanto alguma coisa frita ou cozinha.

Assim, quando o almoço termina tenho pratos, copos e talheres, tarefa que é feita em poucos minutos, não colocando toda louça da pia, mas na ordem acima e por último travessas e panelas que tenham sobrado. 

E a limpeza do fogão? Ora, ora, sábado existe para isso ou qualquer outro dia, mas apenas uma vez por semana se você conseguir cozinhar sem fazer muita lambança e, ainda, se usar os protetores que uso talvez dê para ficar até mais tempo sem limpar. Isso não é um publipost, apenas um produto que utilizo.

Se estou muito cansada até deixo a louça do jantar para a manhã do dia seguinte, entretanto, seguindo o mesmo esquema de limpeza durante a preparação, consigo lavar enquanto esquento a água para passar o café.

Então, realmente não consigo compreender as pessoas que levam décadas na cozinha para terminar de lavar louças de apenas uma refeição!!!

2 comentários:

  1. Como são as coisas, já eu tenho pavor de lavar louça e de arrumar a cama!!! Kkkkk

    Mas faço, não tenho escolha. Só que não imediato assim, tipo acordar e arrumar a cama, fazer uma refeição e já lavar a louça, daí não dá pra ser feliz, tenho um ritmo mais lerdo mas que não deixa de fazer.

    Em relação à esse tempo com as louças, a nossa empregada levava tempo semelhante. Eu gostava pois daí ia lá ficar de conversa com ela. E no tempo todo ela não parava as atividades, acho que cozinhar para uma família já é diferente, e também algum resto entupia a pia e daí tinha esse problema corriqueiro...

    Eu se fosse lavar aquela tonelada de louças que se usa uma família, nossa, acho que teria um ataque. O pouco que uso já acho um saco de lavar.

    Do fogão esses papéis alumínios são bons, usamos também. Daí facilita e limpar fogão é tão chato... com esses negócios é só trocar kkkk, mas achei muito engraçado "o sábado existe pra isso" hahahahahahahaahaha. Não se deve maltratar o sábado assim!!!!!!!!!!!!! Sábado é pra PASSEAR! Trabalhar toda semana e no fim de semana trabalhar em casa dai não tem saúde que resista!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se trata de amar fazer esses serviços e sim o surgimento de um sentimento bom vindo da organização (gostou???), o melhor de tudo é que me sinto assim quando vejo tudo arrumado: feliz!!! e acostuma, deixando de dar trabalho...

      Excluir