segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ceia de Natal



Resolvi escrever sobre a Ceia de Natal, acreditando ser um ponto que não abordei quando da postagem das dicas para compras de Natal e também interfere no orçamento e na sobra de valores para as primeiras despesas de 2012.

Sempre passo o Natal em Lagoa Vermelha-RS, onde reside a maior parte da minha família e por muitos anos compramos a ceia pronta. No dia seguinte nos deparávamos com as famigeradas maçãs em calda e elas permaneciam na geladeira por muitos e muitos dias até serem descartadas, isto sem falar dos outros pratos com o mesmo destino.

Ano passado fizemos a ceia e, apesar da bagunça na cozinha da minha mãe ser maior, o sabor, o divertimento e a união, compensaram qualquer transtorno para lavar louças, tirar lixo e outras coisas. E, para completar, os valores gastos foram bem menores e as sobras quase que inexistentes.

Não há nada pior do que almoço no dia seguinte com sobras de farofa, peru desfiado e outros itens da ceia.

Falando em peru, sempre questiono porque as pessoas consomem essa ave no Natal se o ano inteiro não temos este costume, se a carne é extremamente seca e difícil de ficar temperada e o sabor não  é  lá muito bom.

Pergunto e já encontro a resposta. Queremos imitar os norte americanos que tem este prato como tradição a ser servida no "Dia de Ação de Graças". E lá vem também o Papai Noel com suas roupas quentíssimas a derreter os brasileiros que vestem a fantasia nesta data.

Certo que devemos comemorar o Natal, data do nascimento de Jesus, mas poderíamos dar uma repaginada e mudar um pouco o rumo das coisas, adaptando pelo menos a festa para os padrões de um "país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, que beleza!", pois é uma ótima oportunidade para conviver e confraternizar com amigos e familiares, além de agradecer a todos os ensinamentos que o Mestre nos trouxe.

Já que pretendo auxiliar neste novo Natal, sugiro trocar o peru por frango - para quem quer manter uma ave, sabe-se lá por quais razões! Deixaria o churrasco como opção, considerando que a prática, forma de fazer, tempero, corte da carne e tudo mais é treinado o ano todo, além de ser uma opção menos cara.

Temos ainda diversos assados, de diversos animais, menos peru, por favor!

Considerando a "quase" ausência de consumo de carne, não fará diferença para mim este ano. Entretanto, certamente terei que ajudar a organizar a ceia e depois conto qual a escolha feita, porque vim até aqui somente sugerir.

Passemos então aos panetones. Quantas pessoas em casa gostam de panetone? Poucas, pouquíssimas, e as demais não estão acostumadas ao sabor de frutas cristalizadas. Vamos então de chocotone.

Frutos secos, castanhas? Caríssimas nesta época do ano e também pouco consumidas no decorrer do ano,  embora este não seja o procedimento mais correto em uma alimentação saudável! Temos frutas maravilhosas, a escolher, frescas e gostosas, somente devemos ter o cuidado de comprar no máximo um dia antes da festa.

Mais uma vez, faça a programação com antecedência, confirmando o número de pessoas, escolhendo o cardápio, fazendo lista para compras no supermercado, pesquisando preços e cofnerindo os valores na hora de passar no caixa, comparando os preços e opções de similares mais em conta.

Seria muito bom mudarmos o velho costume brasileiro de deixar tudo para a última hora e encontrarmos supermercados mais vazios, além de ter a possibilidade  de pesquisar preços e optar melhor custo/benefício em relação ao produto adquirido. Quem sabe? Fica a sugestão e a tentativa de buscar uma forma de viver mais organizada e econômica.

Uma situação que me incomoda no dia a dia é ter que fatiar assados, tortas e outros durante a refeição. Melhor levar tudo fatiado à mesa, o que facilita o convívio e evita que todo mundo fique pedindo: "corta um pedaço prá mim".

Eu iria colocar sugestões de cardápio para ceia, mas pensei "cada qual come o que quiser" e o importante é ser feliz nessa data, relaxar, conviver, dar risada e se divertir. 

Nenhum cardápio evitaria a farofa com pêssegos e abacaxis em calda, o arroz com passas ou castanhas e o salpicão de presunto que minha mãe faz questão de preparar para o Natal, isto quando minha irmã  Adelina não surta e compra a ceia pronta, o que não vai acontecer depois deste post... hohohohoho. Então, realmente o cardápio não importa!

E vamos passar mais uma data maravilhosa em família! E isto é o essencial!

3 comentários:

  1. Muitooo boa...depois dessa, não comprarei a ceia pronta, juro pelo Papai Noel...
    Só não sei onde faremos a ceia, já que tem muitos impasses neste ano...
    Mas que com certeza vai dar tudo certo...
    Vamos nos comunicando...
    Bjão amora minha...

    ResponderExcluir
  2. puxa vida
    pensei em tudo oque vc disse e uma coisa é verdade
    nós brasileiros estamos presos a tradições e acabamos por comer na ceia de natal coisas que não gostamos só pq é algo tradicional.
    devemos comer aquilo que gostamos para evitar que nossa ceia de natal vá para o lixo junto com nosso suado dinheiro .
    o bolg tá de parabéns

    ResponderExcluir
  3. Realmente, tem coisas tradicionais da ceia que não gosto e ninguém gosta... melhor ficar no que estamos acostumados...
    Aqui em casa quase ninguém gosta de frutas cristalizadas e insisti muito tempo no panetone, atualmente fico no chocotone mesmo... rs
    obrigada pela visita!

    ResponderExcluir