domingo, 20 de novembro de 2011

Lixo que é um luxo!

Quem acompanha o blog está pensando que vou falar das minhas caixas etiquetadas que possuem itens valiosos emocionalmente e também muitas coisas que devem ser descartadas. Entretanto, isto é outro assunto, porque estou organizando novamente este "lixo etiquetado" e logo dou notícias.

A pergunta que me acompanha tem algum tempo é:

"Qual a parte do que é lixo reciclável e do que é lixo orgânico que eles não entenderam?"

A lixeira de alguns condomínios é um local deplorável, mais parecendo um lixão a céu aberto onde jamais foi solicitada a separação do lixo, apesar da existência de placas enormes - verdes indicando o local para depósito dos recicláveis e vermelhas indicando o local para depósito do lixo orgânico. Não bastasse isso, na entrada sempre tem uma placa explicativa do que seja um e outro tipo de lixo.

Pois bem. Quando entramos para colocar o lixo encontramos tudo misturado, sacolas com lixo orgânico misturado com reciclável, sacolas atiradas no corredor, itens sequer colocados em embalagens. Um nojo, literalmente.

O mais impressionante são as garrafas pet com restos de líquido. Ora, se é coca-cola será que a pessoa não sabe que é ótimo jogar este líquido na pia para manter os canos desobstruídos, pelo menos li alguma coisa neste aspecto a um tempo atrás, mas mesmo que assim não o seja, será que a pessoa não pensou em jogar fora somente a embalagem?

Concordo que alguns podem estar se sentindo em relação ao meio ambiente como eu estava em relação ao porquinho no dia do meu aniversário. Estas pessoas podem pensar "@#$%ˆ@#$ o meio ambiente".

Está certo, todo mundo tem direito ao desequilíbrio emocional de vez em quando. Não pensemos então no meio ambiente e vamos ter ao  menos um tantinho de compaixão pelos catadores de material  reciclável, imaginando este pessoal saindo para trabalhar e, ao chegarem no local, tem que separar garrafas pet de restos de comida, para dizer o mínimo, porque também lixo de banheiro é colocado misturado.

Lixo reciclável é composto basicamente de embalagens e se tiver alguma dúvida, simplesmente lave a embalagem e coloque em um saco em separado, destinando estes itens ao "lixo reciclável"; todo o restante, papel de banheiro, papéis sujos de gordura, restos de comida, cascas de frutas e legumes, bem como tudo mais que não possa ser lavado, deve ser colocado em saco e depositado no "lixo orgânico". 

Em ambos os casos, se morar em condomínio coloque os itens exatamente onde indicam as placas ou lixeiras; se morar em casa verifique os dias em que passa cada um dos caminhões, pois a maioria das cidades tem coleta seletiva.

Para encerrar, esse lixo reciclável transforma-se em renda para os catadores e auxilia na sobrevivência deste pessoal, na maioria das vezes permitindo que comprem o mínimo em termos de alimentação. Esta seria uma boa razão para que todos colaborassem?

3 comentários:

  1. Olá!

    Aqui no meu prédio é a mesma coisa,alguns até se dão ao trabalho de separar as garrafas e colocá- las ao lado da lixeira principal,porém muitas estão sujas! Revoltante! Eu adoraria saber cortar as garrafas de vidro para fazer copos,vasos e cinzeiros,mas infelizmente tentei e não deu certo.Paciêcia!

    Bom domingo!!

    ResponderExcluir
  2. Paulinha,

    Já pensei em fazer um impresso e distribuir... ou participar de reuniões de condomínio... mas sempre fico pensando que vou "atravessar" os responsáveis. Um dia ainda faço isto, só não deixo de fazer minha parte... os catadores devem ficar felizes quando pegam meu lixo todo lavado!!! rs
    Quanto às garrafas de vidro, acaso a memória não falhe, penso que fiz uma vez os copos ou vasos, bastando amarrar na altura escolhida um barbante com álcool e colocar fogo... se deu certo? também não lembro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Aqui no Edifício Morada do Sol, onde meu pai é o síndico, estamos fazendo nossa parte.
    Como aqui temos pouco espaço físico - já que não temos área livre - o primeiro “problema” era lugar para podermos coletar dentro do edifício separadamente todos os ítens como se deveria, como: vidro, plástico, papel, papelão, ferro, aço e alumínio,etc. Mas isso não é e não foi motivo para desculpas.
    Sugeri que colocassemos então apenas dois recipientes nos corredores, com tampas é claro: um para o lixo orgânico outro para o lixo reciclável, devidamente sinalizados. O segundo “problema” que surgiu foi na coleta desse material, fora do edifício, pois o orgânico o caminhão da prefeitura coleta. O reciclável, por estarmos localizados em uma área central da cidade, não haveria local ideal para armazenamento, pois o caminhão que passa coletando recicláveis, não poderia passar todos os dias e o horário não coincidia com o horário que poderíamos estar disponibilizando para coleta. Tínhamos que encontrar outra forma... então combinamos com catadores de “lixo que não é lixo”, os informais, para que estivessem passando sempre em horários pré-determinados, para que fizessem sempre a coleta, lógico com o devido acompanhamento por parte do edifício e já bem conversado quem iria se responsabilizar por essa coleta. Não adianta combinar com muitos catadores, o ideal seria com 2 pessoas responsáveis, se um falha, você não tem problemas com armazenamento, pois o outro coleta. Quem passa primeiro no horário pré-determinado, coleta. Resolvemos mais esse “problema”. Então, não há acúmulo, não incomoda nenhum morador, nem quem precisa transitar pela calçada...
    Tornou-se um hábito entre as famílias, lindo isso!
    Conversamos agora com alguns moradores, que contam que se sentem mal, quando jogam o lixo reciclável no lugar errado. Hoje o que era um hábito ruim, parece incomodá-los. Era essa a intenção!
    Você deve se incomodar com o que te faz mal e não se alienar...
    Temos acompanhado os movimentos e cada vez estamos reciclando mais e que continuemos assim...Amém!
    E que sirva de bom exemplo para outros condomínios, bares, comércios, escolas, empresas...
    A boa vontade é o que conta!
    Se seu vizinho ainda resiste, seja o bom exemplo, mostre a importância de cada um fazer um pouco pra melhorar a qualidade de vida e se importar sim, com o ambiente em que vivemos.
    O terceiro “problema” seria enfrentar as desculpas de alguns moradores, mas isso tiramos de letra, quando você é o bom exemplo, você contagia os demais, com certeza!
    Reciclar é urgentemente preciso!
    Bom domingo e excelente semana a todos!
    Abraçãozão! ^^Kelly Muraro^^

    ResponderExcluir