domingo, 19 de agosto de 2012

Dilema: cigarro x ganho de peso

E seguimos falando sobre esse vício. Dizia uma psicóloga com quem fiz terapia por um bom tempo que temos que falar sobre um assunto até ele perder a importância. Será? No fundo, acho que as pessoas cansam um pouco e até ela ficava cansada.

Tenham paciência comigo! O assunto da vez é o cigarro e a cada comentário que recebo me sinto mais forte para prosseguir.

Somente quem é fumante, quem enfrenta o tabagismo, quem já tentou deixar de fumar terminando em várias tentativas frustradas, sabe do que estou falando.

Hoje novamente dificuldade para respirar e lá terminei com o vidro de xarope que tinha só um pouquinho. Esqueci de comprar outro xarope e vamos continuar com a "bombinha".

Saímos para comprar alguma coisa para o jantar. Não quis ir ao mercado, optando por uma dessas casas de frios, cheinha de coisas diferentes e lá estava sobre o balcão uma embalagem de "fatias húngaras" que foi aberta na mesma hora e totalmente devorada antes mesmo do pagamento, com direito a lamber os dedos para aproveitar a calda. Vendo a cena um tanto quanto bizarra diferente, o Pedro já veio com suas pérolas:

- Mãe, para de comer, não quero ver você em uma cadeira de rodas!

- Pedro, a mãe não está fumando e precisa de algum doce diferente, a embalagem era pequena!

- Não quero ver você em cadeira de rodas, já falei!

Deixa eu explicar. Quando tinha quinze anos fiz duas cirurgias de coluna e o médico na época falou que eu poderia cair de um avião, mas não poderia de maneira alguma engordar, por isso minha neurose com comida, por isso ia dormir muitas vezes com fome, por isso todo mundo em casa sabe até para monitorar o que vou comendo e monitoram mesmo!

Após o início do primeiro ano sem compras passei a comer mais, talvez substituindo compras por comida. Não engordei exageradamente, entretanto aumentei um número na roupa (de 36 para 38).

Estou ciente e contente de que parando de fumar existe uma grande possibilidade de engordar mais um pouquinho, logo, estou me cuidando e compensando esses ímpetos devoradores de "fatias húngaras" com nenhum alimento no jantar, por exemplo.

Aproveitei a ida à casa de frios para comprar "beliscos". O Pedro ajudou a fazer minhas embalagens com castanhas e damasco (um damasco; duas castanhas do pará - que tem gosto de água de piscina, segundo ele; duas castanhas de caju; dois pistaches; duas amêndoas; duas nozes) que levo para o trabalho a fim de lanchar às 10h00 e às 15h00, está certo que a saciedade não é total, mas dá uma boa enganada, faz bem para a saúde e a quantidade não autoriza engordar.

Semana passada comi dois chocolates de lanche da tarde, depois fiquei rindo sozinha porque fiz o menino buscar de forma urgente, se eu não comesse os tais chocolates teria um treco e nem gosto tanto assim de chocolate.

Quando fui tomar banho hoje pela manhã a pressão baixou, fiquei suando, tive náuseas, lábios amortecidos. Nossa! Eu jamais imaginei esses efeitos da falta de cigarro, considerando que nas demais tentativas sempre tinha uma espécie de "muleta" que mascarava os sintomas.

Existem coisas ótimas nesse processo, aliás a maioria. Deve ser destacado o fato de estar tomando mais de dois litros de água por dia. Sempre quis tomar esse montão de água, mas nunca lembrava. Agora, sem fumar, resta-me rios de água para substituir em parte a vontade de me intoxicar.

Minha pele já é outra. Registro minha indignação pelos valores de muitos dígitos gastos em cremes nacionais, importados e caseiros, sem conseguir nenhum efeito. Minhas rugas lá, cada vez maiores, cada vez mais aparentes e em pouco mais de uma semana sem fumar parece que passei botox, fiz plástica ou sei lá o que.

Exagerei no parágrafo anterior, entretanto todo mundo observa que meus olhos brilham mais e eu sei que não tenho mais aquela pele verde macilenta.

Para as olheiras estava até usando hirudoid e elas continuavam pretas. Atualmente, olheiras normais, bem mais claras, muito mais claras e a exigir muito menos corretivo.

Ando por aí cheirosa, valorizando o investimento em perfumes.

Hoje minha filha ficou me olhando na cozinha, sem entender quando eu falava:

- Nossa! Olha o cheiro do leite. Que perfume tem esse café. Pão mais cheiroso.

Ela olhando com cara de interrogação e isso me fez explicar que fumante não sente cheiro, por isso eu estava ali tão feliz com coisas tão banais.

Sono? E o sono? Eu tinha insônia. A maior parte dos posts desse blog foram feitos e/ou publicados de madrugada. Agora? Dormindo como fosse uma criança, embora com o inconveniente de também sentir vontade de dormir durante o dia, mas com o tempo isso tudo se equilibra. Estou amando dormir a noite toda, cair na cama e adormecer, fechar os olhos e já começar a sonhar!

Olha! Estou firme e pretendo continuar, pois talvez essa seja minha última chance de ter uma vida saudável daqui para frente e essa conclusão está alicerçada no que está acontencendo com minha respiração. Logo, logo, isso tudo passa e espero nem pensar mais nesse assunto.

Continuem vindo por aqui e continuem me dando força! Consegui ficar um ano sem comprar e entrar no segundo ano sem supérfluos graças ao apoio que recebi por aqui. Tenho certeza de que permanecerei sem fumar com o apoio que continuo recebendo!!! Obrigada!!!


12 comentários:

  1. Ziula, em um dos meus blogs, tenho alguns posts sobre parar de fumar (era colaboradora em um blog específico sobre o assunto que, ao ser encerrado, teve o conteúdo transferido para o meu). Por conta disso, apesar de não ser fumante, acompanho muitos depoimentos de pessoas que passam por esse processo. Assim como com os leitores do blog, estou vibrando com suas conquistas! Cada dia sem fumar tem um ganho, um ponto a mais em saúde, em estética, em qualidade de vida. Fica aqui minha torcida e meu apoio! Beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, procurei no seu blog e não encontrei, vc poderia colocar o link em um comentário para que eu possa acessar!

      Obrigada pela torcida, ela é muito importante... esses dois últimos dias tem sido especialmente difíceis, deve ser por conta de ter voltado a respirar novamente... rs...

      Beijos

      p.s. adorei aquele post que fala em que tomou posse no concurso que passou porque não poderia tomar naquele que nao passou... ri muito!

      Excluir
  2. Oi Ziula
    Essa técnica de falar e/ou escrever sobre o assunto acho boa mesmo. Porque assim vc canalizar a energia e tempo que gastava no cigarro para outro lugar. Uma outra coisa que eu fazia era escrever textos no world mesmo, para ninguém ler (porque se tratava de assuntos bem íntimos) e sem muito pensar em acentos, digitações corretas, numa espécie de associação livre, só pra esvaziar a mente com o assunto. Quando estava angustiada com alguma coisa, iam páginas e páginas falando do mesmo assunto, até relaxar um pouco e com o tempo, de fato, cada vez mais, menos páginas eram escritas, sinal que aquele assunto já tava um pouco mais resolvido. Mas sempre lembrando que é um processo, de altos e baixos e que, de fato, exige tempo para o corpo acostumar com a nova realidade. bjs e boa sorte, ciça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciça, eu tento escrever em outros locais e o estranho é que somente consigo escrever por aqui! Tem sido uma grande terapia!

      Preciso muito de boa sorte e muita força de vontade! Ainda firme por aqui! Beijos

      Excluir
  3. Ziula, que post rico! Olha, os pacientes falam seguidamente sobre as mesmas coisas, às vezes da mesma forma e se isso cansasse algum psicólogo a profissão simplesmente não existiria. Tem pessoas que ficam 5 anos falando mais ou menos as mesmas coisas e isso faz parte do processo. Pra alguns é mais demorado e pra outras mais rápido, mas ninguém resolve uma grande questão rapidinho...

    Olha, você passou muito mal nessa queda de pressão, será que é só porque não está fumando mesmo? No mais, para nosso organismo "processar" todas as substâncias que vêm embutidas no cigarro ele gasta calorias. Muita gente acha que engordamos só porque ficamos ansiosos ou poque substituímos o ato de fumar pelo ato de comer. Esses dois aspectos (ansiedade e comer mais pra substituir o cigarro) são reais e presentes no processo de parar de fumar, mas retirando o cigarro seu organismo gasta um pouco menos de calorias. Não é nada absurdo mas ao longo de um mês pode representar algo em torno de 500g a 1,5kgs. Isso quer dizer que vc tem que diminuir a ingestão calórica ou aumentar o gasto. Acho mais fácil aumentar o gasto, de um modo geral, mesmo porque sua dieta parece ser balanceada. (na teoria eu sei tudo, viu?)

    Ficar sem fumar só se tornou fácil pra mim depois de uns 6 meses... às vezes passava dias bem tranquila, mas era só ter uma situação mais estressante ou triste que dava vontade de fumar. Com o tempo melhora e depois você vê que é perfeitamente possível não fumar e ficar bem, sem se sentir ansiosa, sem ter as crises, etc.

    Eu tomava chá para repôr um pouco da cafeína mas sem criar aquele "gatilho" do café (café pedia um cigarro depois naquela época).

    Fique firme e não desista! Geralmente as coisas boas a gente pena um pouco pra conseguir fazer, mas depois elas valem tanto à pena...

    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, ishi... já fiquei cinco anos falando sobre o mesmo assunto e vc acredita que ainda hoje penso no mesmo assunto, embora não com a mesma intensidade? Bem estranho como funciona a cabeça da gente, a razão diz uma coisa totalmente coerente, mas a emoção desmente tudo e minha tendência é dar mais valor à essa segunda.

      Penso que o problema matinal da minha pressão é decorrência do cigarro mesmo, estou tentando mudar a sintonia, caso contrário não vou melhorar... é tudo uma questão de energia (razão) e mantenho a energia de abstinente (emoção)... tenho que mudar a emoção e passar a dizer para mim mesma que estou curada do tabagismo e estou passando bem, comecei ontem a fazer isso e estou bem melhor...

      Marina, eu não tinha essa informação sobre calorias, vou prestar mais atenção ainda às calorias ingeridas e tentar aumentar meu gasto calórico, esse segundo aspecto com certeza mais importante.

      Engraçado que o café não me traz vontade de fumar, mas sinto menos vontade de tomar café por não estar fumando. Parece o caminho inverso, não é mesmo?

      Vou persistindo e já consegui ser uma ex-fumante, é difícil mas é possível!

      Beijos!

      Excluir
  4. Fiquei com um pouco de peso na consciência por ter ido no freeshop e comprado basicamente só chocolate, mas como falei que ia para aqueles lados, não poderia decepcionar o povo, mas também tenho que ficar um mês sem comprar chocolates!!

    Ah, antes que me esqueça, virei fã do teu filho pequeno, eu com 10 anos não tinha nem em sonho toda essa postura correta que ele tem, até para corrigir a mãe dele!!!!! rs

    Essa troca de algo x comida é uma preocupação minha também. Ultimamente a alegria é descobrir um lugar diferente para comer, seja na cidade ou proximidades, não que esse seja um problema pois comeria igual por exemplo vendo tv, teria que equilibrar triplicando o que faço de exercício, mas o pouco que faço já é com uma má vontade... rs, se souber de alguma mágica, me avisa também... rs

    É muito bom saber que só com esse pouco tempo sem cigarro já notaste grandes melhorias como pele, sono, beber mais água, sentir cheiros. Que mal te pergunte, já que sou completamente leiga no assunto, qual o benefício que o cigarro trazia?

    Não sei se meu raciocínio está correto ou não, mas ligo o cigarro E outros vícios à um falso prazer. E faço isso baseado no vício que eu tenho com coca-cola ou pepsi. Os outros refrigerantes já tomei e não sinto a menor vontade de repetir, mas não pode faltar aquelas citadas, principalmente se tenho um dia mais cheio. Isso estou tentando reduzir, já troquei garrafa por lata, já comprei de uma em uma para ter preguiça de ter que sair para comprar outra e na rua tento sempre trocar por água com gás e no trabalho e aula levo água com gás, também dizem que não é lá essas coisas mas perto do refrigerante... dai sei lá, será que o cigarro é assim também ou pior? ou o pior é o meu? kkkk

    O que o Pedro falou de parar com o cigarro? ele poderia dar bons motivos também para que esse vício não volte!!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, quando passei pelo freeshop ano passado comprei basicamente chocolates e algumas canecas (rs), embora atualmente tenha diminuído a quantidade de chocolate que trago para casa (tenho alguns chocólatras que estavam minando meu orçamento... rs)...

      Você tem que acompanhar esse meu pequeno, tem cada saída para tudo e para não esquecer vou postando no face as peripécias dele... pelo menos ficam registradas, um dia ainda faço um post só com as idéias dessa cabecinha linda!!!

      Nem fale em comidas e locais diferentes... estou indo viajar nas férias e será uma tentação!!!

      Muitos ganhos sem o cigarro, incontáveis, confesso entretanto que o sofrimento está sendo sem tamanho também, mas ciente de que nada se consegue sem um grande esforço e meu foco é realmente acostumar sem o cigarro!

      Você é muito engraçada... o cigarro não trazia benefícios!!! Mas era um grande companheiro, tá?

      Diminuiu a vontade de tomar café porque não estou fumando e o mesmo aconteceu com a coca cola zero, estou tomando muito pouco, raramente lembro que ela existe.

      Falei para o Pedro que ele vivia dizendo que eu era fedida e que o irmão dele também fedia (meu filho mais velho também fuma) e que agora que parei de fumar ele nem elogia, o que ele respondeu que até esquece que eu fumava... rs...

      Beijos

      Excluir
  5. Ah não ... cigarro companheiro não!!!!!
    ;-)

    As ideias do teu filho pequeno são muito boas mesmo, faz bem em registrar!!

    E eu duvido que ele falava "fedida ", isso não é palavreado pra ele!!!!!

    :-)

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E meu peso só aumentando... providências urgentes serão tomadas! rs

      Excluir
  6. Boa noite!

    Cai em seu blog por causa de oreganização e economia e encontrei este assunto que preciso ter a coragem que vc teve, parar de fumar!

    Obrigada por escrever, me deu forças, gostaria de saber se vc largou de uma vez, ou diminuiu, como foi o 1 dia sem?

    Fumno ha 17 anos, quero largar, estou amadurecendo a ideia tbem, obrigada pela partilha, inpsiradora.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, nas muitas tentativas cheguei a diminuir, mas isso não resolve. Para parar de fumar é preciso parar de uma só vez... sem concessões.

      É um vício que não conseguimos controlar e aquela coisa de fumar dois ou três por dia termina por virar em uma carteira, isso para quem antes fumava muito. Então é parar mesmo!

      Abraços

      Excluir