sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Passando mal... crise de abstinência de nicotina

Hoje estou passando mal. Falta de nicotina, de mais de 4.000 substâncias tóxicas e no mínimo 43 cancerígenas cirulando pelo meu organismo. Acha pouco?  Meu corpo está acostumado com isso há 33 anos, sim comecei a fumar com 13 anos e hoje estou em 46 anos, sendo que afora alguns pequenos períodos sempre fiquei intoxicada com essa droga.

Em todos os momentos, alegres ou tristes, o cigarro nunca me deixou, sempre me fez companhia e com as pessoas nem sempre isso acontece, pois uma hora estão do seu lado e outra vão cuidar de seus afazeres mesmo que você esteja imensamente precisando.

Não, não estou reclamando, também sou assim e também tenho coisas inadiáveis que independem da necessidade de qualquer outra pessoa e assim também deixo pessoas importantes sozinhas para voltar quando posso e quando termino meus afazeres. 

O cigarro não, ele nunca te abandona e nunca tem outro compromisso, tendo como única missão terminar com sua saúde, encurtar sua vida e adoecer pessoas à sua volta, agindo de uma forma tão sutil que te faz pensar que é pura felicidade. Na real, é puro suicídio, com possibilidade de homicídio em relação à família e pessoas mais próximas.

Pois é. Parei de fumar durante dois anos quando o Renato nasceu, quatro meses por ocasião do nascimento da Izabel e apenas vinte dias quando recebi o Pedro. O interessante é amamentei Renato e Pedro por dois anos. Renato e Izabel (que somente foi amamentada no período da licença maternidade) foram sortudos, não tomavam leite com nicotina e outras porcarias, já o Pedro... sem comentários!!!

Também não perguntem sobre a gravidez de cada um deles, porque a própria visão do inferno é uma grávida fumando e foi assim mesmo.

Em algumas oportunidades tentei parar. Fiz acupuntura a laser, acupuntura com sementinhas, acupuntura com agulhas, tomei homeopatia e alguns remédios alopáticos que me causaram depresssão. Com a alopatia parei quatro meses da primeira vez e o tempo todo sentada no chão chorado, até tomar banho tinha que ser sentada, a depressão era tanta que não tinha força para nada.

Depois tomei outra alopatia sem os mesmos efeitos, mas também sem efeito sobre o tabagismo que continuou rolando solto.

Quando fiz a acupuntura a laser no quinto dia estava no Shopping Mueller, em Curitiba, desmaiei. Ecosalva foi chamada. Aparelho de eletrocardiograma quebrado. Colocada na ambulância e no caminho até o hospital, em ruas de paralelepípedo, ficaram tentando pegar minha veia para aplicar alguma medicação. No hospital todos os exames possíveis e imaginários até que o médico conclui e me comunica:

- Você teve uma crise de abstinência de nicotina!

Efeito devastador para tentar parar de fumar novamente. Ora, sou dependente química e tenho medo dos efeitos da falta da droga, penso que somente internando para conseguir deixar o cigarro. Ledo engano! Já faz mais de dez dias e não tive nenhuma crise, exceto a louca vontade de sentar e fumar uma carteira de cigarro inteira e sozinha, coisa que não vou fazer!

No final do ano passado ou início desse ano, meu cardiologista receitou um remédio que era "tiro e queda", mas eu tinha que manter a força de vontade. Ora, se eu preciso de força de vontade para o remédio fazer efeito, então não preciso do remédio. Detalhe: o tratamento todo, acho que com duração de quatro meses, custava R$ 1.000,00 e vocês vão dizer que é menos do que eu gastava com cigarro, no que estão corretos. Só que gastava com cigarro, mas recusava gastar com remédio em razão da famigerada força de vontade.

Então, estou assim, sem remédio, com pequenas crises de vontade  que parecem estar aumentando, sem grandes surtos de irritação com outras pessoas, embora alguns pensem que estou surtada, ocorre que em relação a esses eu cansei e quero uma vida diferente, ou seja, a coisa toda precisa mudar e se não mudar a vida oferece vários caminhos, não sendo essa minha reação gerada pela falta do cigarro, de jeito nenhum!

Até ouvi falar que acharam que eu tinha ido para o psicólogo ou psiquiatra na quarta. Atenção! Não fui! Poderia ter ido, mas não vi necessidade, por isso saí apenas para espairecer e com ou sem cigarro eu quero é viver em paz!!!

E termino o post rindo das minhas decisões e de como a vida é no mínimo estranha: foi preciso parar de fumar, ficar irritada, abstinente, para resolver outras situações da vida! Vivendo, aprendendo e sempre me surpreendendo!

18 comentários:

  1. Desejo muita força para você.Só quem é fumante sabe como é difícil esse processo.
    Eu já parei e voltei duas vezes , no momento estou fumando, mas não desisti de tentar.No meu blog tem umas dicas legais, se vc quiser dá uma olhada nos posts passados.
    E muita força para você!
    Bjx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, acredito que achei no km on line no seu blog... rs... Difícil o processo? É doloroso, estou sentindo muito sono, irritação comigo mesma, falta de vontade e muita vontade de fumar... mas de uma forma quase mágica estou conseguindo controlar e tem uma coisa engraçada nisso tudo, quando penso que não vou aguentar mais,penso também como vou contar no blog que tive uma recaída... rs... daí evito a recaída... kkkk pode parecer bobo, mas tem ajudado bastante.

      Já li todinho seu blog e suas dicas. Obrigada por elas e obrigada pela visita e pelo força!!!

      Bjs

      Excluir
  2. Ziula, parabéns por ter parado de fumar! É uma grande conquista. É difícil, mas você tem enfrentado muitas mudanças difíceis em si mesma nos últimos tempos, não é?
    Força aí. Precisando, grita aqui no blog que a gente vem te ajudar.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lud, obrigada! Penso que essa batalha é muitíssimo mais difícil que controlar o consumo ou qualquer outra que eu já tenha mencionado por aqui, mas vou conseguir!

      Podes ter certeza de que virei por aqui gritar toda vez que precisa e vocês tem que ouvir :-)

      Obrigada mesmo!!!

      Beijos

      Excluir
  3. Ziula, continuo seguindo o seu processo e continuo mandando força e energia positiva daqui de Portugal para vc conseguir superar de vez o vício. Você vai conseguir eu acredito.
    Me desculpa, mas morri de rir com a história do remédio que precisa de força de vontade, para dar efeito:)))
    E os seus problemas respiratórios? Melhoraram? Isso é que interessa, quanto aos outros, não liga não.

    Bom fim de semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catarina... obrigada de coração!!! Preciso muito dessa força e dessa confiança que estão depositando em mim :-)

      Até eu ri do remédio... rs... e continuo rindo... se tenho que ter força de vontade porque preciso de produtos químicos?

      Estou um pouco ruim ainda, usando aquela "bombinha" de asmáticos, mas vou aguardar apenas trinta dias sem cigarro para ver se melhora, caso contrário vou para o médico, só não vou agora para não estressar mais ainda :-)

      Beijos e um ótimo final de semana!!!

      Excluir
  4. Me perdoe pelo que vou dizer mas, me caiu os butiá do bolso!!! rs

    Espero sinceramente que use a mesma determinação que restou demonstrada aqui em mais de um ano sem comprar coisas desnecessárias para parar de fumar. Se usar ela não tem erro. E não existe remédio ou tratamento que vá funcionar se deixá-la de lado.

    Conheço algumas pessoas que já tentaram parar também, em vão. Adesivos, negócio na orelha, sei lá, tentam de tudo. Se dissessem para andar com uma melancia na cabeça talvez fizessem. Mas creio que para essas pessoas faltou o determinante que é a força de vontade.

    Que conseguiram parar de fumar mesmo, conheço uma tia que mora em Brasília. Ela é daquelas pessoas que critica quem fuma, quer conheça ou não, quer tenha intimidade ou não. Se ela não falasse que era uma ex fumante eu nunca iria imaginar.

    No caso dela parece que quando morou aqui em Porto Alegre, um dia sem mais nem menos resolveu parar de fumar, jogou pela janela os cigarros fechados que ainda tinha. Disse que depois deu vontade de fumar e foi lá em baixo do prédio ver se ainda estavam lá, mas já tinham levado. Daí teve umas crises de vontade mas a determinação dela era maior e nunca mais voltou a fumar. Ela quando encasqueta com uma coisa não existe ninguém no mundo que faça mudar.

    Eu se fumasse acho que teria parado quando vi a mãe de uma vizinha do meu prédio. Ela é uma pessoa alegre, comunicativa, lúcida, muito bem de vida, mas por ter fumado muitos e muitos anos tem um companheiro inseparável também, mas que não é o cigarro (viu que ele não é tão companheiro assim? Nos momentos ruins abandona...) e sim um aparelho de oxigênio. Por ela ser bem de vida ele é bem moderno, leva até quando vai no apto da praia, parece um ar condicionado portátil, já vi na tv casos parecidos do problema mas a pessoa era mais humilde e tinha que se limitar a andar até onde o fio aguentava. Ver isso me faria parar de fumar certo. Não sei como a minha vizinha louca não para enquanto é tempo. Antigamente quando ela vinha na minha casa até tentou fumar aqui!!! Dei um corridão nela , daí nunca mais tentou. Na casa dela quando vou lá e ela vai fumar, vou para sacada, dai digo “fala que estou te escutando” assim que ela me xinga e para com o cigarro.

    Agora esses tratamentos aí que só te fizeram mal nem tenta que não vai adiantar por certo. O que vai adiantar é a tua força de vontade, se tiveres, o que sinceramente acredito que tenhas, pelo pouco que posso dizer que “te conheço” rs, afinal, mesmo pela internet com tanto tempo acompanhando, dá pra se fazer uma ideia, que pode ser real ou não, mas as vezes convivendo diariamente com uma pessoa também fazemos uma ideia que pode ser real ou não, então quero acreditar que tenha essa força de vontade.

    E pelos meus cálculos, baseados no contador, se fidedigno, vai dar algo em torno de 955 cigarros no mês, será isso ? Quase MIL cigarros no mês? Se não adiantar parar, tenta ao menos REDUZIR, se em 10 dias dá algo como 308 cigarros, já reduziria do montante principal quase 1/3, já é melhor que nada.

    E precisando de ajuda para criticar o cigarro é só dar um grito! rs

    bjs e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca gostei de butiá, mas a castanha ... ai que delícia! sentar na calçada com um pedra e ir quebrando e comendo aquela pequena castanha com gosto de terra... lembrança boa você me trouxe!!!

      Adriana, estou usando toda a determinação ou melhor mais determinação do que usei durante o ano sem compras, porque é muitíssimo mais difícil em relação ao cigarro.

      Toda vez que penso em ceder fico pensando como vou contar!!! E prefiro não dar essa notícia... rs

      Lembrando de sua vizinha, o que está ajudando muito a não recair nesses primeiros dias é a insuficiência respiratória, ando com "bombinha", tomando xarope e não estou achando ruim, porque é uma forma de lembrar que pode ficar muito pior se eu continuar fumando.

      Muito engraçado - dei um corridão - bem coisa do Rio Grande Amado... rs

      O pior e assustador é que o contador está correto... eu fumava trinta cigarros por dia, mas jamais havia feito o cálculo semanal, por exemplo. Nojento!!!

      E não dá idéia não... diminuir para mim não funciona!!! Tenho é que cortar definitivamente e por enquanto estou suportando... espero que seja para sempre!!!

      Beijos

      Excluir
  5. Ziula,


    Também não gosto de butiá, mas tinha que falar algo que fosse mais que "bah" :-)

    Confio em ti, sei que não vais ser fraca em relação ao cigarro!!! Até porque, olha quanta gente na torcida onde a maior beneficiada será tu mesma! Não vais nos decepcionar né? :-)

    haha, nosso "jeito" do RS é facilmente caracterizado né, nem tinha me dado conta quando escrevi. :-)

    A redução seria uma forma de aliviar o mal que ele faz, mas se não funciona então corta o mal pela raiz mesmo!!!! Só trará benefícios tal prática!!

    Aguenta aí!! :)

    bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só a responsabilidade de não decepcionar todos que estão na torcida... rs

      Na própria embalagem consta que não existem níveis seguros para o consumo das substâncias que tem no cigarro e já tentei diminuir e quando vi estava fumando o dobro...

      Forte e firme e sem fumar!!!

      Beijos

      Excluir
  6. Ziula
    Estou muito admirada com sua força de vontade em parar de fumar. Acompanho seu blog e sempre fico aqui torcendo para que você de fato consiga, mesmo reconhecendo que além do vício químico tem o vício psicológico, que talvez seja até mais difícil. Trabalhei em uma unidade de pneumologia por muitos anos como psicóloga e via tanto esforço nas pessoas. O melhor de tudo é saber que muitas conseguem, que somos muito mais fortes do que acreditamos ser. Boa sorte, fica aqui a torcida. ciça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciça, fico pensando como comecei a consumir essa droga e as razões que levaram a isso, realmente não consigo lembrar.

      Nunca imaginei que conseguiria assim "dessa forma" sem nenhum remédio e nenhuma muleta... sempre pensei que precisaria internar... rs...

      Estou aqui sem fumar e muito feliz com minha conquista!!!

      Excluir
  7. Estava eu procurando artigos sobre abstinencia do cigarro e vi seu blog. Estou indo para o 3º dia sem cigarro e não está nada fácil. Estou tendo insonia, dores de cabeça muito fortes e tremores. Fumo a mais ou menos 13 anos. Hj nem trabalhar eu fui, o médico me deu 2 dias pq trabalho com telemarketing e é super estressante. Estou determinada a parar de fumar e vou passar por essa fase. Parabéns pela conquista e pelo blog. Abraços

    ResponderExcluir
  8. faz um ano q parei de fumar, mas fico com crises de taquicardia e minha pressão sobe,o q faço fico muito mal mas e um ou duas vezes na semana..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, tem uma moça que trabalha no mesmo prédio que parou de fumar há seis anos e ainda sente vontade! É preciso muita persistência!

      Excluir
  9. Faz dez anos que @Eu_Digo_Não_ao_Cigarro ... Diga você também NÃO AO CIGARRO... Vamos juntos bani do planeta o maior CAUSADOR DE CÂNCER DO PLANETA " CIGARROS "

    COMPARTILHE ESTA LUTA...

    http://www.planetadoslivros.com.br/news/tratamento-pare-de-fumar/

    facebook

    @Eu_Digo_Não_ao_Cigarro

    ResponderExcluir
  10. Hoje tem 5 dias que não fumo..Estou sofrendo com as crises de abstinência. Dor de cabeça,tremedeira, tontura, dores no peito. .Sair e fiquei tonta na rua, fiquei meia sem rumo..Estou firme em não voltar mais, mas estou preocupada com esses sintomas...Estou que me acalma maia e vin em blogs como esse ler as histórias e claro a fé em Deus..Ele me fará forte e vitoriosa nessa batalha tenho fé.

    ResponderExcluir